50 dicas sobre a vida universitária no exterior!

Estudar no exterior tem diversas vantagens, não só pelo nível acadêmico das universidades de países como Estados Unidos, Canadá e Reino Unido, mas também pela infinidade de experiências que o estudante irá vivenciar durante seus anos de formação.

Escrito para os calouros do MIT (Massachusetts Institute of Technology, nos Estados Unidos), essa lista revela 50 fatos que certamente a maioria dos alunos, em menor ou maior grau, irá encontrar em sua nova jornada estudando no exterior.

Se você tem o sonho de fazer uma faculdade nos Estados Unidos, Canadá e Reino Unido, ou irá iniciar seus estudos em breve, esse texto é uma leitura obrigatória para você!

Boa leitura!

50 Things (texto adaptado de 50 Things)

Caros novos alunos,

Como vocês em breve iniciarão suas experiências na faculdade, pensei em repassar a vocês algumas coisas que, em retrospecto, acredito serem muito importantes para sua experiência nos próximos quatro anos. Eu espero que algumas delas sejam úteis.

1. Seus amigos irão mudar muito durante os próximos quatro anos. Deixe-os mudar.

2. Ligue para alguém que você ama e que não esteja na faculdade algumas vezes na semana, mesmo se for por alguns minutos.

3. Na faculdade mais do que antes, suas músicas irão estar relacionadas a suas futuras memórias. A cada mês ou dois, faça uma playlist, crie uma pasta no computador, faça o que achar necessário – apenas registre uma cópia dessas músicas. Daqui a 10 anos, elas serão mais efetivas do que um diário para trazer de volta seus melhores momentos.

4. Tire cochilos durante a tarde e elimine qualquer preocupação da cabeça.

5. Ajuste sua rotina de acordo com os períodos em que você é mais produtivo e criativo. Se você é mais noturno e trabalha de madrugada, abrace isso. Esse pode ser o único momento da sua vida em que você terá liberdade para tal.

6. Se você é do tipo que realiza seus melhores trabalhos na noite anterior ao prazo de entrega, não deixe as pessoas dizerem que você “deveria ser mais organizado”. Diferentes estilos funcionam para diferentes pessoas. Particularmente, eu trabalho melhor sobre pressão – então eu sempre procrastino… e sempre acabo me dando muito bem (o que irrita meus amigos que não tem o mesmo hábito). Use sua liberdade (que pode acabar resultando em não ter notas tão boas no primeiro semestre) e veja o que funciona melhor para você.

7. Pelo menos algumas vezes em seu período de faculdade, faça alguma coisa engraçada e irresponsável enquanto você deveria estar estudando. Uma noite antes da minha prova final de psicologia, no meu primeiro ano, meu companheiro de quarto conseguiu ingressos na primeira fila para um show que seria em um local a duas horas de distância. Eu não fui tão bem na minha prova, mas nunca mais tive de pensar nela desde 1993. Mas lembro da experiência de ir naquele show (com o cara que agora é padrinho do meu filho) pelo menos uma vez por mês desde então.

8. Torne-se amigo de seus professores favoritos. Reconheça que eles também podem aprender com você – na verdade, isso é parte do motivo de eles terem escolhido ser professores.

9. Reserve uma hora por dia para estar sozinho (dormir não conta).

10. Tenha encontros. Não sinta a necessidade de encarar cada encontro como um relacionamento.

11. Não fique com ninguém que já tenha tido algum relacionamento com seu roommate.

12. Quando amigos de seus pais visitarem você, não os exclua. Você ganhará comida grátis, e os ajudará a se sentir mais descolados, andando com jovens na faculdade.

13. No primeiro mês de faculdade, envie uma carta escrita à mão para a pessoa que tornou sua ida a faculdade possível, e descreva suas experiências até agora. Isso significará muito para essa pessoa, e significará muito para você daqui dez anos, quando essa pessoa mostrar essa carta a você.

14. Abrace as diferenças entre você e seus colegas de classe. Sempre pergunte a você mesmo: “o que posso aprender vindo dessa pessoa?”. Muito do que você irá aprender virá de seus colegas do que de qualquer aula.

15. Pessoas que ficam totalmente acordadas a noite toda são totalmente superestimadas.

16. Para aqueles que ingressam na universidade estando em um relacionamento a distância com alguém do ensino médio: ao contrário do que muitos irão te dizer, o relacionamento pode sim dar certo. O segredo é não deixar o relacionamento interferir em sua experiência na faculdade. Se você não quiser ficar com mais ninguém, não tem problema. O que será um problema, entretanto, é você perder diversas experiências na faculdade porque fica horas no telefone com seu/sua namorado/namorada.

17. Resolver coisas entre amigos é muito melhor pessoalmente do que via e-mail (WhatsApp e Messenger não contam como pessoalmente). Frequentemente, as expressões faciais irão revelar mais do que palavras.

18. Assuma riscos.

19. Não fique assustado com os banheiros coletivos. O seu medo irá durar aproximadamente dois segundos.

20. Quarta-feira é no meio da semana. Portanto, na quarta à noite falta menos da metade para a semana acabar. Você deveria celebrar isso apropriadamente (e isso irá tornar suas quintas e sextas-feiras muito mais divertidas).

21. Deixe os fracassos serem bem vindos em sua vida. É assim que crescemos. O que importa não é você falhar, mas como você se recupera.

22. Escola algumas aulas que não possuem nada a ver com seu major, puramente por diversão.

23. É importante pensar no futuro, mas é mais importante estar presente no agora. Você não irá conseguir colher os frutos da faculdade se você pensar nisso como uma pedra estática em seu caminho.

24. Quando você está vivendo em um campus com 400 coisas acontecendo a cada segundo a cada dia, ver televisão é uma grande perda de tempo e um grande desperdício de dinheiro. Se você for assistir TV, assista com seus amigos para pelo menos poder chamar de uma “valiosa experiência social”.

25. Não tenha medo de se apaixonar. Quando isso acontecer, não deixe que o amor tome conta de você. Celebre o amor, mas não o deixe resumir sua experiência na faculdade.

26. Muito do tempo que que você dedicava para ler livros por prazer irá desaparecer. Crie uma lista de livros que você teria lido se tivesse tempo, e você poderá começar a lê-los após a formatura.

27. Algumas coisas que parecem ser o fim do mundo realmente se tornarão divertidas após algum tempo. Sabendo disso, esqueça a timidez e pule para a parte boa.

28. De vez em quando, haverá momentos especialmente inesquecíveis que irão fazer você sentir que algo realmente mudou quem você é. Abrace esses momentos, mesmo se eles forem dolorosos.

29. Não importa quais são suas visões políticas ou religiosas, seja mente aberta. Você será testado durante os próximos quatro anos de uma maneira que você não consegue imaginar, de todas as possíveis formas. Você não conseguirá aprender se você for mente fechada.

30. Se você precisar de um trabalho, procure um que você realmente irá gostar. Só porque é um trabalho, não significa necessariamente que tenha de ser algo ruim.

31. Nem sempre lidere. É bom ser liderado algumas vezes.

32. Tire muitas fotografias. Um dos meus maiores arrependimentos é que eu não tirei muitas fotografias na faculdade. Minha desculpa era o custo para fotografar e revelar. Com as câmeras digitais e smartphones, não há mais problemas quanto a isso.

33. Sua saúde e segurança é mais importante do que qualquer coisa.

34. Peça ajuda. Frequentemente.

35. Você estará entre os piores alunos da sala em algum momento. Mais da metade de sua turma estará entre os piores da sala nos próximos quatro anos. Acostume-se.

36. Em dez anos, poucos de vocês estarão tão bonitos quanto agora, então mostre o quanto você é bonito antes que seja tarde.

37. A longo prazo, a instituição onde você estudou não irá importar mais do que as oportunidades que você irá receber. O nome de sua universidade não significará muito se for a única coisa a estar em seu currículo. Você terá acesso a uma variedade de oportunidades que muitas pessoas não terão – não as desperdice.

38. Não tente fazer tudo. Equilíbrio = bem estar.

39. Faça da perspectiva uma prioridade. Se você é próximo o bastante de alguma coisa que o impeça de ter uma boa perspectiva, peça a seus amigos para ajudá-lo.

40. Se permita comer mal algumas vezes. Serão as últimas vezes na sua vida que você poderá fazer isso sem se sentir culpado.

41. Se comporte de forma estúpida pelo menos uma vez, de preferência mais de uma vez. Te ajudará a construir caráter.

42. Lave sua roupa de cama mais do que uma vez por ano. Confie em mim nessa.

43. Se você está em um relacionamento e nenhum de seus amigos quer estar junto de você quando você está com seu/sua parceiro (a), preste atenção. Eles geralmente têm uma percepção melhor do que a sua.

44. Não tenha medo de fazer estranhas combinações de ingredientes de pizzas que seus amigos estrangeiros amam. Algumas das mais estranhas na verdade são muito boas. Expanda seus horizontes.

45. Explore seu campus completamente. Mas não seja pego.

46. A vida é muito curta para permanecer em um curso que você não está gostando. Troque, mesmo que isso complique as coisas.

47. Tatuagens são permanentes. Tenha muita certeza.

48. Não faça piada dos colegiais visitando o campus. Eles eram você há mais ou menos duas horas atrás.

49. Aproveite cada segundo dos próximos quatro anos. Será impossível descrever o quão rápido eles passarão.

50. Esse será o único período de sua vida em que sua única responsabilidade será aprender. Tente lembrar de quão sortudo você é, todos os dias.

Seja você mesmo. Crie. Inspire, e seja inspirado. Cresça. Ria. Aprenda. Ame.

Seja bem-vindo a alguns dos melhores anos de sua vida.

Autor: Ben Jones

Fonte: MIT

 

Feira de Universidades 2024

De estudante para estudante!

Conheça mais sobre as universidades no exterior com quem está vivendo essa experiência! Estudantes falarão sobre temas relacionados a universidade onde estão.

Início dia 08/04

19h00

Entrevista: Aproveitar as Oportunidades

Entrevista com Katia Allevato. Kátia é mãe do Felipe que recebeu um a excelente bolsa para estudar Ciências da Computação em Michigan State University. Ela irá nos contar como foi a jornada do seu filho ao se preparar para se candidatar para as universidades exterior. Contará sobre as oportunidades que Felipe tem aproveitado nestes primeiros anos dentro e fora da universidade. Falará como é experiência de ter um filho estudando no exterior, falará sobre o que mudou na vida dela e quais mudanças e desenvolvimento percebeu no filho.

18.04

19h00

Quer receber mais informações sobre Faculdade no Exterior?