A diferença entre “dar certo” e “dar muito certo”: por que contratar uma consultoria para a candidatura das universidades dos EUA, Canadá e Reino Unido - Daquiprafora | Faculdade nos Estados Unidos, Canadá e Reino Unido

A diferença entre “dar certo” e “dar muito certo”: por que contratar uma consultoria para a candidatura das universidades dos EUA, Canadá e Reino Unido

Quando precisamos saber mais informações sobre qualquer coisa, qual é a primeira coisa que fazemos hoje em dia? Procuramos no Google!

Desde saber mais informações sobre quais filmes estão em cartaz no cinema, o melhor remédio para dores de cabeça, ou a receita daquele bolo que vimos na televisão, conseguimos encontrar de tudo na internet, que nos dá a possibilidade de fazermos muitas coisas que, antes, eram muito difíceis.

CONHEÇA TODAS AS VANTAGENS DE FAZER FACULDADE NOS ESTADOS UNIDOS, CANADÁ E REINO UNIDO

Entretanto, ao passo que é totalmente possível encontrar informações sobre como fazer algo, será que o resultado é igualmente satisfatório? Será que, por exemplo, se repetirmos cada passo de uma receita de um prato de um chef famoso, conseguiremos o mesmo resultado?

Há diversos fatores que determinam o sucesso e singularidade de algo: a experiência dos responsáveis; o conhecimento das melhores estratégias e do tempo necessário para executá-las; dedicação; muita informação sobre o assunto e, principalmente, as inúmeras tentativas, sucessos e insucessos feitos antes de chegar ao resultado esperado. Aquele famoso prato de cozinha é resultado de anos de estudo do chef, conhecimento sobre os alimentos utilizados, e a experiência adquirida resultante de inúmeros outros pratos feitos por ele para chegar àquele resultado.

A mesma lógica se aplica ao âmbito das universidades do exterior e seus processos de candidatura. Sim, é possível encontrar diversas informações sobre como se candidatar para uma universidade nos Estados Unidos, Canadá e Reino Unido na internet, e, baseado nisso, muitos estudantes tentam iniciar seus application process sozinhos.

Contudo, contar com o conhecimento e experiência de especialistas no assunto pode ser fundamental para que o aluno consiga os melhores resultados possíveis dentro de seu perfil como estudante, e isso é algo que não se encontra na internet. O aluno pode até conseguir realizar o processo de candidatura sozinho, mas será que conseguiria obter os mesmos resultados que teria se contasse com uma orientação especializada? Assim como no exemplo do prato do chef, a informação sobre o assunto está ali disponível a todos, mas é a experiência e conhecimento que fazem com que a execução feita pelo chef torne aquele prato único. E, nesse caso, o futuro acadêmico do estudante é algo muito mais importante do que uma receita.

O processo de candidatura para as universidades no exterior é algo muito complexo, que envolve diversas etapas, muitas delas ocorrendo ao mesmo tempo: elaboração das redações; as cartas de recomendação; análise dos documentos escolares; traduções de documentos; inscrições nas provas; requisitos das universidades; preenchimento de formulários; elaborar a documentação específica de cada universidade; preenchimento da application/inscrição online; cartas financeiras; cartas suporte; envio de notas (SAT e TOEFL); preenchimento da avaliação do currículo brasileiro online – WES ou ECE; checagem de toda documentação antes e depois de enviada e finalmente o envio, entre outras.

Lidar com todo esse processo sem estar familiarizado é algo com grande margem de erro, que pode comprometer efetivamente a candidatura do aluno. Um dos principais motivos de uma candidatura ser recusada é justamente o excesso de erros nas applications, e, quando o estudante está aplicando para universidades competitivas, a aceitação do aluno irá depender apenas de alguns detalhes. Esses detalhes geralmente o aluno sozinho não sabe quais são. Quem quer ser aceito nas melhores universidades precisa de mais ajuda ainda, afinal, a competição é maior. É como a final olímpica de natação, ela será decidida nos centésimos. É importante ter todo o apoio possível porque seus concorrentes estão tendo. Praticamente ninguém faz o processo sozinho, inclusive norte-americanos, que contam com a assessoria da escola ou de orientadores contratados. O que está em jogo é a vida acadêmica e profissional do estudante.

O mesmo se aplica para os alunos que precisam de bolsa de estudos para viabilizarem sua graduação. Além das bolsas serem sempre muito concorridas, a falta de conhecimento do estudante sobre o processo de candidatura pode comprometer gravemente a sua application. O aluno pode perder uma oportunidade de bolsa por ter perdido um prazo, por olhar o prazo de inscrição em um site desatualizado, por não saber que o prazo para inscrição para bolsa era diferente do prazo regular, por não saber que era necessário realizar uma candidatura extra…

Além de ter de lidar com a alta demanda de fases durante o processo de candidatura e a falta de conhecimento e experiência, existe ainda uma enorme quantidade de informações erradas e desatualizadas na internet. Hoje em dia, qualquer um pode colocar informações em um site. Se antigamente a dificuldade de se conseguir informações era grande, atualmente temos o problema de haver muita informação errada, imprecisa, desatualizada ou que não se aplica a realidade do aluno. 

Portanto, gostaríamos de apresentar o porquê de acreditamos que o trabalho de uma consultoria como a Daquiprafora faz a real diferença para a candidatura de um aluno. Somos uma empresa com mais de 17 anos de experiência, mais de 40 profissionais especialistas em Faculdade no Exterior (21 deles formados em universidades estrangeiras), e nos orgulhamos de termos sido parte da trajetória mais de 2800 alunos durante esse período. Investir em uma consultoria como a Daquiprafora é garantir que o futuro do estudante estará nas mãos dos melhores especialistas da América Latina em Faculdade nos Estados Unidos, Canadá e Reino Unido.

A diferença entre dar certo e dar muito certo

Se você tem mais dúvidas sobre o nosso trabalho ou sobre o processo de candidatura para faculdades no exterior, entre em contato conosco!



Comentários