Estudante avaliando como pedir transferência para universidade americana.

É possível fazer transferência para uma universidade americana?

Se você sempre quis fazer a graduação em uma universidade americana e viver a experiência de morar fora, mas pensou que seu sonho não tinha mais chances de acontecer por já ter começado a cursar uma faculdade no Brasil, saiba que nem tudo está perdido.

Acompanhe o nosso post e descubra como conseguir transferência para universidade americana.

Como fazer a transferência para uma universidade americana?

As regras de transferência e os fatores avaliados são definidos pela própria universidade, por isso o ideal é o estudante verificar no site de cada instituição de ensino e, sempre que tiver alguma dúvida, consultar e confirmar informações diretamente com a universidade.

Geralmente, nas seções Admissions, International Students, Transfer Students é possível encontrar um panorama sobre os pré-requisitos.

Os seguintes documentos costumam ser pedidos (todos traduzidos para o inglês):

  • Histórico escolar;
  • Documento assinado pelos responsáveis financeiros;
  • Extratos bancários;
  • Cópia do passaporte;
  • Visto;
  • Entre outros.

Na maioria das vezes é solicitado que a faculdade brasileira preencha alguns formulários a serem enviados no processo. Além disso, também é interessante ter uma carta de recomendação de alguns professores da sua faculdade.

É facultativo às universidades pedirem ou não o envio dos resultados do SAT (Scholastic Aptitude Test ou Scholastic Assessment Test) ou ACT (American College Testing).

Quais universidades americanas aceitam transferência?

Diversas universidades americanas aceitam a transferência de alunos internacionais. Conheça algumas delas!

Columbia University

Columbia University aceita alunos brasileiros e exige o TOEFL ou o IELTS, a fim de verificar a proficiência do aluno na língua inglesa. Também é preciso que o estudante obtenha uma nota competitiva no SAT, tenha 3 cartas de recomendação e histórico escolar traduzido para o inglês.

O processo de candidatura deve ser feito via “Common Application” e a instituição não garante o aproveitamento de disciplinas cursadas anteriormente no Brasil, por isso o aluno pode precisar refazer algumas matérias.

Boston University (BU)

Os alunos que pretendem estudar na Boston University (BU) devem ter cursado, no mínimo, um semestre da graduação na instituição de origem. A universidade também exige que o estudante tenha boas notas no ensino médio e na faculdade para a realização da transferência.

Ainda é necessário apresentar testes de proficiência em inglês e carta bancária informando que o candidato tem fundos suficientes para se manter durante a graduação. Contudo, os alunos internacionais em processo de transferência não precisam realizar o SAT ou ACT.

New York University (NYU)

Já o processo de transferência para a New York University (NYU) é mais rígido e exige SAT/ACT, testes de proficiência em inglês, cartas de recomendação e comprovações bancárias.

É possível conseguir uma bolsa de estudos?

Os alunos que realizam transferência para uma universidade americana encontram mais dificuldades para conseguir bolsas de estudos do que os estudantes que ingressam no primeiro ano de curso.

Entretanto, é importante ressaltar que, apesar de ser um processo raro, não é impossível de se conseguir.

As bolsas americanas, em geral, são concedidas por mérito ou por necessidade. É preciso verificar no site da universidade desejada se ela fornece bolsas de estudos aos alunos vindos de transferência.

Viu só como não é impossível fazer transferência para universidade americana? Se esse é o seu desejo, fique atento aos prazos para o envio dos documentos e realização da matrícula e conclua a graduação nos Estados Unidos.

Se você ainda ficou com dúvidas, podemos ajudar a solucioná-las. Preencha o formulário abaixo para conversar com a nossa equipe especializada. Estamos sempre à disposição!

Feira de Universidades 2024

De estudante para estudante!

Conheça mais sobre as universidades no exterior com quem está vivendo essa experiência! Estudantes falarão sobre temas relacionados a universidade onde estão.

Início dia 08/04

19h00

Mentoria em Grupo: As dúvidas mais frequentes sobre Graduação no Exterior.

Por onde começar? Como se preparar? Como conseguir bolsas de estudos? Quais atividades extras devo fazer? Diferenças entre processos seletivos (EUA vs Canadá vs Europa). Etc. Compilamos as dúvidas mais frequentes e vamos respondê-las. Além disso, iremos responder outras dúvidas que surgirem durante a mentoria.

27.03

19h00

Quer receber mais informações sobre Faculdade no Exterior?