10 curiosidades sobre Harvard, a universidade mais famosa do mundo! - Daqui pra Fora | Faculdade nos Estados Unidos, Canadá e Reino Unido

10 curiosidades sobre Harvard, a universidade mais famosa do mundo!

Fundada em 1636, a faculdade de Harvard é a mais antiga instituição de ensino superior dos Estados Unidos e uma das mais famosas e concorridas de todo o mundo.

Harvard é sinônimo de história, tradição e excelência acadêmica. Por consequência, é presença constante em livros, no cinema, na televisão e, principalmente, no imaginário popular.

Preparamos um post com dez curiosidades imperdíveis sobre a universidade mais famosa do mundo. Conheça mais sobre Harvard abaixo!

1. A instituição tem um número da sorte

A faculdade de Harvard parece ter uma conexão inusitada com o número oito, pois oito ex-alunos da instituição assinaram a Declaração de Independência dos Estados Unidos, assim como oito ex-alunos se tornaram presidentes do país. Além disso, Harvard também faz parte da Ivy League, que conta com oito universidades.

2. Yale é a sua rival

A rivalidade entre Harvard e Yale é conhecida e teve início em 1875, especialmente em razão do futebol americano. Essa rivalidade resultou na criação do primeiro estádio de futebol americano de concreto (construído por Harvard) em 1903, que influenciou a forma como o esporte é jogado atualmente.

3. A faculdade de Harvard é mais antiga do que Cálculo

A faculdade de Harvard é tão antiga que, quando foi fundada, a matéria “Cálculo” não era oferecida pela instituição, pois ainda não tinha sido inventada — o cálculo só surgiu no fim dos anos 1600.

4. A “Estátua das Três Mentiras” está localizada no seu campus

A estátua de John Harvard localizada na universidade é a terceira estátua mais fotografada dos EUA e é conhecida como “Estátua das Três Mentiras” por causa da sua inscrição: “John Harvard, Founder, 1638”.

John Harvard não foi o fundador da universidade, que também não foi fundada em 1638 (isso ocorreu em 1636). Além disso, a pessoa que serviu como modelo para a estátua não era o próprio Harvard.

5. Há uma biblioteca subterrânea no local

A biblioteca da instituição recebeu o nome de “Widener Library” após Harry Elkins Widener doar 3,5 milhões de dólares para que Harvard construísse uma biblioteca. Mas o benfeitor fez uma exigência: a estrutura do prédio jamais poderia ser alterada. Assim, quando a biblioteca precisou ser ampliada, os arquitetos construíram extensões no subsolo para cumprir com o acordo.

6. Os prédios têm curiosas rachaduras nas paredes

Ao andar pelo campus de Harvard, é possível observar algumas rachaduras, que seriam provenientes de balas de canhão disparadas das janelas dos dormitórios durante a Guerra Revolucionária.

7. Ivy League 

Harvard é uma das oito universidades que compõem a Ivy League, conhecida pela alta qualidade acadêmica de suas instituições.

O termo “Ivy League” deriva de uma tradição dos anos 1800 em que os estudantes plantavam heras (ivy) no início do período letivo. Em algumas instituições, havia até mesmo um discurso de abertura para o evento, que ficou conhecido posteriormente como “Ivy Day”.

8. Filmagens são proibidas

Apesar de Harvard aparecer em diversos filmes e seriados, a universidade proibiu a gravação de filmes comerciais no campus em 1970. Assim, as filmagens que supostamente se passam no local precisam ser gravadas em outros campi, como UCLA, Caltech ou USC.

9. Doações bilionárias são frequentes

A faculdade de Harvard é a que acumula o maior número de doações financeiras (por volta de 46,7 bilhões de dólares!). Desse valor, aproximadamente 12,1 bilhões de dólares são provenientes de doações realizadas por ex-alunos da instituição, que são conhecidos como “alumni”.

10. O salário dos recém-formados é alto

Como Harvard é famosa por sua excelência acadêmica, o salário médio de um recém-formado pela instituição é superior a 60 mil dólares por ano!

Um engenheiro de software que se forma em Harvard ganha em média 105 mil dólares, enquanto os engenheiros elétricos recebem, em média, 97 mil dólares e um cientista de dados costuma receber 114 mil dólares anuais.

Agora que você conhece as principais curiosidades da faculdade de Harvard, confira o depoimento de um aluno da Daqui pra Fora, que passou recentemente em Harvard. 

Se você gostou das nossas dicas, inscreva-se na newsletter para receber os novos conteúdos e entender como podemos auxiliar a obter informações sobre diversas universidades no exterior!



Comentários