Conheça as Liberal Arts Schools - Daqui pra Fora | Faculdade nos Estados Unidos, Canadá e Reino Unido

Conheça as Liberal Arts Schools

A educação superior dos Estados Unidos é baseada, de forma geral, em um sistema de Liberal Arts Education. Isso significa que, na grande maioria das universidades, os estudantes cumprem um currículo bastante diversificado nos dois primeiros anos do seu curso, e devem escolher matérias de muitos outros departamentos e nas mais diversas áreas para cumprir certos requisitos, como nutrição, história da arte, biologia e astronomia. Após os dois primeiros anos de estudo, o currículo começa a ficar mais focado e os estudantes selecionam as aulas mais específicas dos seus respectivos cursos e departamentos, como por exemplo Ciências Políticas ou Administração.

A ideia por trás de uma Liberal Arts Education é formar estudantes que tenham habilidades diversas para melhor lidar com as situações do mundo real após a formatura, como comunicação e resolução de problemas, e conhecimentos básicos em áreas essenciais como política, economia e ciências.

Os Liberal Arts Colleges, por sua vez, são universidades que também se baseiam em um sistema de liberal arts education, mas tem algumas particularidades quando comparados às grandes universidades “comuns”.

Essas faculdades têm seu foco quase que exclusivamente no ensino da graduação, o que dá aos alunos mais oportunidades de pesquisa dentro da universidade, já que não existem alunos de mestrado e doutorado para ocupar essas posições. Os Liberal Arts Colleges também são instituições de ensino menores, que variam de poucas centenas a 2 ou 3 mil alunos, onde os alunos têm mais contato com professores e colegas, e podem receber uma atenção mais particular em salas de aula menores, com menos de 20 alunos, onde os professores conhecem todos os alunos pelo nome e há muito mais participação dos alunos nas aulas.

O currículo dessas instituições geralmente tem uma “área de concentração”, que é o major do aluno, mas o foco é muito maior em formar indivíduos well-rounded, ou seja, com habilidades variadas, e tem muita interdisciplinaridade. Por exemplo, em muitos Liberal Arts Colleges, é comum que os alunos criem seus próprios majors, que podem aliar interesses tão variados como Economia e Dança, e tenham acesso à um currículo único, escolhido por eles mesmos com a aprovação do coordenador acadêmico.

Os Liberal Arts Colleges são indicados para alunos criativos, que gostam de explorar diferentes áreas e tem interesses muito variados, e que tem um foco em obter habilidades variadas que serão usadas em qualquer situação de trabalho ou de vida, como comunicação, trabalho em grupo, pensamento crítico e resolução de problemas. É um tipo de educação que vem sendo cada vez mais valorizada e reconhecida no mercado de trabalho moderno, onde as profissões estão cada vez menos definidas, novas profissões são criadas todos os dias, e a evolução da tecnologia e o processo de globalização cada vez mais exigem que os profissionais sejam flexíveis e com forte senso crítico, de criatividade e de adaptação.

O infográfico abaixo mostra alguns dados sobre as Liberal Arts Schools! Para saber mais informações sobre elas ou sobre o trabalho de consultoria da Daquiprafora, envie e-mail para daquiprafora@daquiprafora.com.br!

 

 



Comentários