Conheça as vantagens e benefícios de ser RA de sua universidade - Daqui pra Fora | Faculdade nos Estados Unidos, Canadá e Reino Unido

Conheça as vantagens e benefícios de ser RA de sua universidade

Um dos empregos mais vantajosos oferecidos aos alunos nas universidades americanas e canadenses é a oportunidade de ser RA (Resident Assistant ou Advisor).

A responsabilidade básica de um R.A. é supervisionar um dormitório ou andar, geralmente sob a orientação de um coordenador e/ou housing director. A principal função do RA é garantir que as regras estabelecidas para moradia naquele ambiente sejam cumpridas, garantindo a ordem e a boa qualidade de vida dos estudantes que ali vivem. Em caso de dúvidas ou problemas, serão primeiramente os RAs que os alunos irão procurar pedindo auxílio.

As atividades envolvendo o trabalho de um RA, em geral, são:

• Fazer rondas diárias nos corredores para verificar se os mesmos encontram-se seguros e limpos;
• Fazer eventualmente os health checks, que são as inspeções individuais de quarto, para verificar se os mesmos estão limpos e dentro das normas da faculdade;
• Zelar pela ordem do ambiente, controlando barulhos, bagunça, etc.
• Eventualmente, realizar rondas noturnas ou permanecer em plantão (on duty);

Dependendo da faculdade, os RAs também podem acumular outras funções relacionadas a vida estudantil, tais como organizar eventos em seu dormitório para a integração dos alunos; trabalhar em eventos públicos da faculdade; trabalhar na orientation week, entre outros.

O pagamento para os serviços de RA geralmente é feito através da exclusão do pagamento do housing e, dependendo da faculdade, até mesmo do meal plan. Ou seja, ao invés de pagar o dinheiro equivalente ao dormitório, o aluno tem o dormitório por conta da faculdade e economiza a quantia, que geralmente fica em todo dos $8000 anuais!

Além das vantagens financeiras, ser RA pode ser uma ótima oportunidade profissional para os estudantes procurando por experiências no início da carreira. “Até hoje utilizo minha experiência como RA em meu currículo. Foi um período incrível que me permitiu aprender muito sobre relações interpessoais com estudantes, conhecer e lidar com personalidades diferentes e novas culturas, e de ter sob minha responsabilidade diversos alunos. Além disso, em minha universidade, era função do RA desenvolver diversas atividades interativas com os estudantes de seu dormitório, o que me deu a oportunidade de desenvolver habilidades que utilizo até hoje em minha carreira” afirma a coordenadora acadêmica da Daquiprafora, Isabela Costa, que foi RA da Reinhardt University durante dois anos.

O processo seletivo para as vagas de RA basicamente consiste em uma entrevista na qual o housing director irá fazer perguntas para identificar sua personalidade e também para saber como você reagiria em situações cotidianas no trabalho de um RA. Não existe um perfil específico para a vaga: depende muito mais do que o housing director considera ideal. Pessoas mais comunicativas geralmente são mais aceitas, por terem mais facilidade em dialogar com os estudantes, mas não é regra.

Além disso, também será pedido a você que indique alguma pessoa que possa confirmar suas referências e dizer um pouco mais sobre você (peça ao seu treinador ou algum professor próximo) e irão levar em conta o seu GPA.

Para aplicar para as vagas de RA de sua universidade, fique atento aos anúncios e e-mails do housing department de sua faculdade. Os processos seletivos geralmente ocorrem no meio para o fim do semestre, para início no próximo, mas podem haver vagas abertas fora desse período devido a desistência de algum RA.



Comentários