Daquiprafora Pais – Organizando bagagens, documentos e equipamentos

Queridos pais de Freshman Daquiprafora!

Está chegando a hora tão aguardada! A hora do embarque dos nossos calouros !
Vocês trilharam, com sucesso, junto com seus filhos, esse caminho rumo à graduação no exterior! Parabéns!
You made it!!

Agora é o momento de acertar os últimos detalhes.

Muitos pais têm me contatado solicitando orientações para este período. Com o intuito de levar informações a todos, resumi neste post algumas dicas de bagagem e documentação para facilitar o primeiro embarque!

Espero que gostem!

 

I. DOCUMENTOS

Providencie um porta documentos, grande, onde ficarão armazenados:
. Tickets aéreos
. passaporte válido, com visto de estudante;
. carteira de identidade
. autorização dos pais para viagem de menor desacompanhado (caso tenha menos do que 18 anos)
. documento I-20 original
. cartões de crédito internacional ou tipo Card Travel Money (sempre é recomendável também ter um pouco de dinheiro em moeda local do Brasil e do exterior  para o caso de atrasos ou perda de conexões de voos)
. nome, endereço completo e telefones da faculdade onde o aluno vai estudar
. nome e telefone de alguma pessoa de contato do Departamento de Admissões da Universidade
. endereço completo do dormitório da faculdade ou do hotel onde o aluno ficará hospedado logo após a chegada aos EUA.

Todas estas informações precisam estar ao alcance da mão pois podem ser exigidas pelos oficiais de imigração.

. Sugiro também, como precaução em caso de extravio ou roubo, ter cópia autenticada e cópia digital de todos os seus documentos acima citados.

. No porta documentos, sugiro que o aluno também guarde seus tickets comprovantes de despacho de bagagem. Se as malas forem extraviadas, o aluno precisará destas informações para reclamar sua bagagem junto da companhia aérea.

II. BAGAGEM

. Recomendo embarcar com, no máximo, duas malas para serem despachadas, uma mala de mão e uma mochila ou bolsa pequena. Malas com quatro rodinhas, são as preferidas por facilitarem o traslado. Todas as malas devem estar etiquetadas com nome do estudante, e-mail, telefone de contato, etc., e com cadeados!

Extravios de malas são comuns no mundo inteiro…

Nunca é demais lembrar que líquidos (acima de 100ml) e objetos cortantes não são permitidos na sua mala de mão!
Lembrem-se também que o espaço nos dormitórios estudantis é reduzido. Provavelmente o aluno terá que guardar suas malas em baixo da sua cama. Então… nada de malas enormes!

. Antes de preparar as malas, entrem em contato com a companhia aérea e confirmem o número e o peso das malas que podem ser despachadas. As regras mudam conforme a Cia aérea e conforme o país de origem do bilhete.

. Compre uma pequena balança portátil de mão, para checar, antes de sair de casa, o peso das bagagens prontas. É muito desagradável perceber somente na hora de fazer o check-in que sua bagagem está fora dos padrões exigidos. Você poderá ser obrigado a pagar pelo excesso de bagagem ou, ter que abrir as malas e retirar pertences.

.Não esqueçam de checar também o peso e as dimensões da mala de mão e conferir se está de acordo com as regras da Cia aérea!

. As malas devem conter roupas e calçados para o dia-a-dia que priorizem o conforto! Calculem que a primeira lavagem de roupas no dormitório deverá acontecer lá pela segunda semana de estadia.

. Na hora de fazer as malas é melhor pecar pela falta do que pelo excesso! Conforme o aluno vai se adaptando ao novo ambiente ele pode sentir a necessidade de comprar novas peças de vestuário adequadas às suas necessidades.

. Sugiro deixar para comprar no destino final, ítens como:
Roupa de cama, travesseiros, cobertor, toalhas, etc.
Se o aluno for para um país com inverno rigoroso, deixem para comprar roupa pesada de frio e calçados de neve lá mesmo. Os preços e a qualidade são mais convenientes.

. Além do vestuário para o dia-a-dia, sugiro levar um traje social (vestido ou tailleur para as jovens e, terno, camisa, gravata e sapatos para os rapazes).
Os alunos podem ser convidados para alguma ocasião mais formal ou, para participarem de feiras de carreira (career fairs) onde o dress code é considerado.

. Levar um roupão de banho e chinelos tipo havaianas. O aluno precisará destes itens em caso de precisar usar os chuveiros comunitários dos dormitórios.

. Lembrar de levar os seus aparelhos eletrônicos usuais (laptop, celular, fones, caixas de som, etc.) com os devidos carregadores, pilhas, cabos, extensões e adaptadores de tomada.

. Guarda-chuva pequeno e/ ou capa de chuva (mais cedo ou mais tarde… vai ser útil!)

.Preparar um kit de primeiros socorros e de medicamentos que o aluno está acostumado a usar. Manter os medicamentos na sua embalagem original, em lugar apropriado e atentar para a data de validade dos mesmos, antes do uso.

. Um kit básico de costura é um item fundamental! O estudante não vai precisar deixar de usar aquela sua camisa favorita só por que caiu um botão!!

 

III. CHEGANDO LÁ…

Hora de comprar roupa de cama, travesseiros, cobertor, roupa de banho, um abajur para sua mesa de estudos, lâmpada, cesto de lixo, copos, talheres e pratos para pequenos lanches no quarto, organizadores suspensos de armários e organizadores de gavetas também são muito úteis e, por último mas não menos importante, o famoso cesto de roupa suja!!!

Outros itens adicionais que podem ser adquiridos lá (e que podem facilitar a vida do estudante) são: impressora pequena e TV de tela plana, pequeno frigobar e máquina para fazer café.

Ufa! Acho que é isso, pessoal!!!

Desejo uma ótima viagem a todos os nossos estudantes e um excelente Freshman Year!

Abraços!

Eliane Buzzetto



Comentários