Formatura nas universidades dos EUA – Conheça 7 curiosidades sobre a cerimônia!

A cerimônia de formatura em uma universidade dos Estados Unidos é um dos momentos mais tradicionais e marcantes dentro dos quatro anos de faculdade! Por esse motivo, preparamos uma lista de 7 curiosidades sobre esse evento, que tornam a cerimônia de formatura dos Estados Unidos pra lá de especial!


1. Quando um estudante inicia seus estudos em uma universidade americana, ele geralmente é relacionado a alguma class, ou seja, a geração de alunos que entrou no mesmo ano e provavelmente se formará junta após quatro anos. Ou seja, um estudante que inicia seus estudos em 2017 será da Class of 2021.

 

2. Ao contrário do Brasil, a formatura não é feita separadamente por cursos: todos da mesma class irão participar da mesma cerimônia de graduação. Dependendo da universidade e de seu número de alunos, uma formatura pode ocupar um estádio inteiro de futebol!

 

3.Como a cerimônia de graduação na maioria das vezes é feita logo após a semana das provas finais, as notas do último semestre dos alunos ainda não foram concluídas. Portanto, os diplomas que os alunos recebem na formatura não são, na verdade, seus diplomas: são certificados de presença na cerimônia, ou algum documento simbólico. 

 

4. Ao receber sua beca de formatura, o aluno também receberá um pequeno cordão que será preso ao seu capelo, chamado de tassel. A cor do tassel indicará qual curso ou área o aluno está se formando e se um aluno possuir mais de um tassel, significa que está se formando um ou mais cursos em diferentes áreas ao mesmo tempo – algo possível no sistema universitário dos Estados Unidos. Alguns alunos também gostam de personalizar seu capelo, decorando-o ou escrevendo mensagens. Esse ato não é permitido por algumas universidades.

 

5. Alguns estudantes também costumam usar um stole, que é uma faixa que passa sobre os ombros, descendo até a altura do abdômen. O stole tanto pode indicar algum tipo de honra como pode ser livre para o estudante indicar coisas como seu país de origem, sua fraternidade, algum club que tenha participado, etc.

 

6. Durante a entrega do diploma, o mestre de cerimônia geralmente indica se o aluno se formou com honras, e lhe entrega coloca os cords, cordas coloridas, que eventualmente o aluno tenha recebido. As cores desse cord indicam a origem da honra adquirida pelo aluno, e pode estar relacionada ao seu curso, envolvimento na faculdade, fraternidade ou irmandade, esportes, entre outros.

 

7. Um dos pontos mais esperados da cerimônia de formatura é o momento do discurso oficial. Esse discurso geralmente é feito por uma pessoa ilustre, como por exemplo um ex-aluno de destaque ou alguma pessoa influente na comunidade. Em grandes universidades, esses discursos já foram feitos por famosos políticos, atores de cinema, escritores, músicos, estilistas e até ex-presidentes. Barack Obama, J.K. Rowling, Steve Jobs, Bill Gates, Oprah Winfrey, Meryl Streep e Denzel Washington são alguns exemplos de famosos que já realizaram discursos de formatura em universidades americanas!

 



Comentários