O que você precisa saber sobre o SAT

Se você tem interesse em fazer faculdade nos Estados Unidos ou Canadá, é quase certo que você terá de realizar o exame SAT (Scholastic Aptitude Test ou Scholastic Assessment Test).

O SAT funciona como um ENEM americano, ou seja, é um exame padronizado para avaliação dos estudantes para a admissão em uma universidade. A grande maioria das universidades consideram o SAT ou o ACT como exames obrigatórios.

O SAT é uma prova dividida em três seções: Interpretação de Texto/Escrita; Matemática e Redação (opcional). As seções de Interpretação de Texto/Escrita e Matemática valem de 200 a 800 pontos cada e a redação é avaliada de uma forma diferente, em uma escala de 2 a 8. Você pode entender como seus resultados serão avaliados lendo o guia oficial da prova clicando aqui.

O aluno terá um tempo total de 3 horas para realizar a prova, que será dividido entre as seções da seguinte forma:

SAT - Seções

O candidato poderá realizar o SAT quantas vezes achar necessário. Para saber quais as cidades e datas disponíveis do SAT no Brasil, clique aqui.

Cada uma das universidades que utilizam o SAT como um dos critérios de avaliação irá definir qual é o resultado médio dos alunos que desejam estudar naquela instituição. Quanto mais competitiva for a universidade, mais alta terá de ser a nota do SAT a ser alcançada pelo aluno. Há universidades que irão considerar somente os melhores resultados do aluno em cada um dos testes que ele fez – o chamado Superscore – ou seja, analisando todos os exames realizados pelo alunos e somando os maiores resultados que ele obteve, de cada uma das seções.

Existe ainda uma versão do SAT que avalia os alunos em áreas específicas – o SAT Subject. Algumas universidades poderão exigir que o aluno realize também provas do SAT Subject, dependendo do curso e/ou competitividade da instituição. O SAT Subject é  dividido em até 20 áreas:

1- Matemática Nível 1

2- Matemática Nível 2

3- Biologia

4- Química

5- Física

6- Inglês

7- História dos EUA

8- História Mundial

9- Espanhol

10- Espanhol com áudio

11- Francês

12- Francês com áudio

13- Chinês com áudio

14- Italiano

15- Alemão

16- Alemão com áudio

17- Hebreu Moderno

18- Latim

19- Japonês com áudio

20- Coreano com áudio

Geralmente, os resultados das provas estão disponíveis em até 3 semanas após a realização do teste. Para maiores dúvidas, utilize sempre o site do College Board como referência! Clique aqui para acessá-lo.



Comentários