Portas abertas – prepare-se para os vestibulares do Brasil e do exterior!

O ensino médio é um período de mudanças para todos os estudantes: além de lidarem com um conteúdo escolar mais avançado, geralmente é durante esses anos que os alunos começam a pensar no que realmente vão ser quando “crescerem”. Nesse processo, os estudantes começam a adquirir conhecimento sobre quais profissões mais se encaixam com seu perfil, e consequentemente qual o caminho educacional que ele seguirá após o ensino médio, seus próximos passos rumo a universidade.

Nessa fase, fazer faculdade no exterior pode parecer algo distante para os estudantes, já que muitos não tem noção sobre o que precisa ser feito para entrar em uma universidade dos Estados Unidos ou Canadá, por exemplo. Por essas universidades estarem entre as melhores universidades do mundo, muitos alunos também acham que será muito difícil conseguir ser aceito em instituições americanas ou canadenses – ideia completamente errada, já que fazer faculdade fora é muito mais simples do que parece! 

Tomar decisões tão importantes quando se tem entre 14 e 16 anos de idade pode não ser uma tarefa fácil. Entretanto, o importante nesse período não é tomar a decisão de ir ou não estudar fora. A decisão a ser tomada é a de se preparar muito bem para deixar a porta aberta para as universidades dos Estados Unidos e Canadá.

Preparar-se paralelamente para os vestibulares do Brasil, ao mesmo tempo que se prepara para o processo de candidatura para universidades dos Estados Unidos e Canadá, irá permitir que o estudante tenha mais segurança em escolher seu caminho. O estudante pode não ter decidido se irá estudar fora ou não, mas terá todo o ensino médio para se preparar e assim, ter boas opções de universidade.

As universidades dos Estados Unidos, por exemplo, levam em consideração alguns fatores ao avaliar seus candidatos. Alguns desses fatores, como as notas do ensino médio, atividades extracurriculares e cartas de recomendação de professores e coordenadores, serão resultado de esforços do estudante durante todo o ensino médio. Se o estudante deixar passar a oportunidade de se preparar adequadamente, talvez não encontre no futuro possibilidades melhores de universidades, em instituições mais bem ranqueadas e competitivas.

As palavras-chave para garantir boas escolhas no futuro é planejamento e orientação. Com uma boa consultoria no ensino médio, é possível conciliar os estudos para vestibulares no Brasil, que abordam conteúdos de quase todas as matérias, com uma preparação específica para processo de candidatura americana, realizada por especialistas em universidades dos Estados Unidos e Canadá. E é através do programa Early Guidance que a Daquiprafora realiza essa consultoria!

Veja abaixo como é feita essa preparação:Cópia de Early Guidance

 



Comentários