Preparando-se para o Futuro: a Transição para a Carreira Profissional

Geralmente, a partir do segundo ano de faculdade, os estudantes que estão em instituições americanas ou canadenses começam gradualmente a redirecionar um pouco do seu foco para sua vida profissional. É nesse ponto que, na cultura acadêmica americana, os alunos começam a tomar iniciativas para se aproximar do mercado de trabalho, seja através da busca de estágios, workshops e atividades extracurriculares. O aluno não terá mais somente a responsabilidade de estudar, tirar boas notas e obter bons resultados esportivos se for atleta, mas também preparar sua própria transição para a sua vida após a formatura.

É muito comum os estudantes acreditarem que, somente pelo fato de terem se formado no exterior, choverão oportunidades das mais variadas empresas querendo contratá-los, com um primeiro salário generoso.

Essa expectativa vem da crença de que um aluno que estudou nos Estados Unidos ou Canadá já é incomparavelmente diferenciado aos olhos da maioria das empresas, principalmente as brasileiras. Porém, não podemos esquecer que o Brasil também tem instituições de ensino de qualidade e que, cada vez mais, alunos que estudam em universidades brasileiras também constroem oportunidades para viver experiências fora do país. Ainda assim, sabemos que o sistema educacional americano é um dos melhores do mundo: permite que o aluno se dedique em tempo integral aos estudos, oferece atividades extracurriculares das mais diversas no campus e faz com que o jovem de fato aprenda um inglês fluente (para não mencionar as habilidades sociais desenvolvidas pelo simples fato de se morar no exterior por quatro anos).

A expectativa de sucesso instantâneo, de fato, não é errada. Alunos que estudaram nos Estados Unidos e Canadá estarão cercados de uma estrutura que os permitirão se tornar profissionais mais completos, não só pela estrutura, mas também por serem países que valorizam muito a meritocracia, o que é um grande motivador para estar sempre buscando ser o melhor. Para aqueles que tiverem interesse e valorizarem os bons resultados, as possibilidades de crescimento são inúmeras e, consequentemente, as oportunidades aparecem.

Contudo, no atual mercado de trabalho, tanto nacional quanto internacional, é muito importante estar ciente de que, mais importante do que ter um diploma estrangeiro, é saber aproveitar as oportunidades e conhecimentos colhidos ao longo desses quatro anos. Envolver-se em atividades extracurriculares, estar atento ás vagas de estágio e trabalho no campus, desenvolver habilidades profissionais e também sociais, aprender a ressaltar suas qualidades em seu currículo, se preparar para falar bem uma entrevista e saber mais como funciona os processos seletivos, são algumas iniciativas que todo aluno deve ter, independentemente de onde tenha se formado.

Se você, aluno Daquiprafora, possui alguma dúvida ou precisa de alguma orientação sobre esse tema, contate-nos através do e-mail dad@daquiprafora.com.br ou WhatsApp (11) 99341-3577.

Feira de Universidades 2024

De estudante para estudante!

Conheça mais sobre as universidades no exterior com quem está vivendo essa experiência! Estudantes falarão sobre temas relacionados a universidade onde estão.

Início dia 08/04

19h00

Mentoria em Grupo: As dúvidas mais frequentes sobre Graduação no Exterior.

Por onde começar? Como se preparar? Como conseguir bolsas de estudos? Quais atividades extras devo fazer? Diferenças entre processos seletivos (EUA vs Canadá vs Europa). Etc. Compilamos as dúvidas mais frequentes e vamos respondê-las. Além disso, iremos responder outras dúvidas que surgirem durante a mentoria.

27.03

19h00

Quer receber mais informações sobre Faculdade no Exterior?