Tão certo quanto o sol se levanta, um dia os filhos voam

A vida de pai e mãe reserva alguns fatos inevitáveis.

Um deles é este: um dia, os filhos crescem, aprendem a bater asas, ensaiam pequenos voos rasantes, levam alguns tombos, tentam de novo, até que, finalmente, no rastro de uma corrente favorável sentem-se seguros para empreender voos mais longos, e voam como águias de olhar penetrante, símbolo de força, coragem, e visão.

Tão certo como o sol se levanta, um dia, os filhos voam.

E é bom que voem mesmo.

A liberdade recém conquistada simboliza um atestado de independência emocional e financeira, e a certeza de que pai e mãe desenvolveram um padrão de amor eficaz na educação: deram-lhes raízes e asas.

BAIXE NOSSO E-BOOK E DESCUBRA AS VANTAGENS DE FAZER FACULDADE NO EXTERIOR!

Preparar um filho para seguir o curso individual sem perder as suas raízes, e sem lhe cortar as asas, é a grande missão que todo pai e toda mãe deve treinar desde as primeiras fases.

Esse aprendizado inicia quando o pequeno começa a engatinhar. No esforço de jogar o quadril para frente, a fim de buscar alguma recompensa, o bebê não pode ser ajudado, apenas observado.

O aprendizado continua quando ele, finalmente, se levanta, ainda hesitante, e ensaia os primeiros passos.

Correr em sua direção a cada tentativa frustrada, pode evitar alguns tombos, mas também impede o desenvolvimento mais rápido da aquisição motora. O tombo faz parte, e por mais que doa assistir à queda, é necessário oferecer apenas a mão que ampara, e não o colo que tolhe.

Caindo, é imperativo ajudá-lo a levantar-se, e encorajá-lo a tentar de novo.

Vale para toda a vida. Faz parte do processo.

Criando raízes e asas

Oferecer raízes e asas é um duro e necessário aprendizado, um desprendimento que pode trazer muitas preocupações e muitas negociações internas, sobretudo nesses tempos em que o mundo parece ser um lugar demasiadamente hostil.

A maioria de nós sabe disso, faz tudo certinho, sofre as agruras da espera, não dorme sem ouvir o portão da garagem, se angustia com alguma eventual demora, luta para não telefonar ao primeiro atraso, consulta o relógio a todo tempo, permite saídas noturnas que significam noites insones, aguenta firme as próprias angústias e medos, ora sem cessar, experimenta a impotência da entrega, possibilita que os limites sejam amplificados em círculos concêntricos cada vez maiores, e faz tudo isso porque reconhece que ainda que o filho seja o risco de um amor irremediável, um cristal que a qualquer momento pode se quebrar,- posto que mortal, – não há outro jeito: é isso ou isso!

São as regras do jogo: para o filho vencer, precisa jogar, e se ele ganhar, vivemos com ele, e se ele perder, morremos com ele.

Um filho morre e a paternidade não acaba. Do outro lado da vida o amor irremediável o acompanha.

Felizmente, nem tudo são tragédias.

Quando o jovem finalmente vence todos os perigos reais e imaginários, próprios da juventude, que estatisticamente é a mais perigosa das fases, vem a hora de “decolar ponto com” e ainda que voe em céus de brigadeiro, tempestades nos ameaçam, agora sob o formato da Síndrome do ninho vazio.

A síndrome do ninho vazio é um conjunto de sintomas que envolve sensação de perda, de frustração, de inutilidade, acompanhada de sentimentos de desvalia. O processo parece ser mais doloroso para a mãe do que para o pai, mas em certa medida os dois sofrem dessa síndrome. Apenas que um fala, e o outro cala.

E qual é a solução para amenizar a síndrome do ninho vazio?

A solução é viver a própria vida, e não a vida dos filhos. Desde o início, em todo o tempo, até a morte, para sempre, amém!

Cada pessoa deve se localizar dentro dos seus dias, dos seus interesses, das suas esperanças, ou das suas desesperanças, mesmo que isso signifique alguma dose de solidão necessária.

A individualidade é um bem muito precioso que precisa ser respeitado, e é também a única forma de perceber-se no universo como parte de um todo distinto de si, e ao mesmo tempo, um complemento de si.

O padrão de amor dependente, típico de pais e mães devotados, daqueles que passam a vida sem trancar a porta do quarto do casal, e sem permitir que os demais membros da família o façam, aniquilam a expressão pessoal, frustrando todos os envolvidos.

Relacionamentos interpessoais possessivos acabam evoluindo para o risco do “tudo junto e misturado,” tão nocivo para as constelações familiares.

Nunca é tarde para romper com esse padrão.

O sentimento de posse do filho

Há outra atitude muito inconveniente nestes tempos de amores compartilhados pelas redes sociais: exibir a posse do filho.

Parece que basta a “criança” mostrar que cresceu, que prosperou, que viajou, que se destacou, para a mamãe postar um recado subliminar que reforça a posse, no meio de amigos e colegas de trabalho.

Não recomendo! Pode não ser explicitado o desagrado, mas vai por mim: seu filho não gosta, ele ficará constrangido com um comentário melado do tipo “hashtag filhinho amor da minha vida”, enquanto pessoa pública que exerce um cargo empresarial, e uma carreira corporativa.

A exibição do amor devotado tem hora e lugar para se manifestar, sempre de maneira privada. Na arte de bem viver, o bom senso para amar, e o lugar adequado para expressar o amor, é a medida perfeita.

Na dúvida, siga esta máxima que, com todo o respeito, emprestei das Sagradas Escrituras: É necessário que seu filho(a) cresça e que você diminua.

ENTRE EM CONTATO COM A DAQUIPRAFORA E FIQUE MAIS PRÓXIMO DO SONHO DE FAZER FACULDADE FORA DO BRASIL!

Feira de Universidades 2024

De estudante para estudante!

Conheça mais sobre as universidades no exterior com quem está vivendo essa experiência! Estudantes falarão sobre temas relacionados a universidade onde estão.

Início dia 08/04

19h00

Mentoria em Grupo: Preparação para o SAT

O método que fez nossos alunos aumentarem suas notas em 30% em relação as provas anteriores.

23.04

19h00

Quer receber mais informações sobre Faculdade no Exterior?