Jovens que estudam e trabalham nos EUA durante o expediente.

Veja como é possível trabalhar nos EUA enquanto estuda

Você está querendo trabalhar nos EUA com o visto de estudante? Esse é o objetivo de muitos alunos que começam uma faculdade em terras americanas e buscam um emprego para fazer uma grana extra.

Pode ser para começar a ganhar experiência no mercado de trabalho, complementar a renda dos pais para se manter estudando fora ou até mesmo para mergulhar ainda mais na cultura do país.

Independente do motivo, é importante saber como trabalhar de maneira legal enquanto estiver estudando nos Estados Unidos.

Leia esse artigo até o final e fique por dentro das possibilidades de trabalho para quem está estudando nos EUA.

Trabalho no Campus

Um estudante internacional pode trabalhar no máximo 20 horas semanais durante o semestre e até 40 horas semanais durante as férias e feriados (desde que permaneça matriculado para as aulas do semestre seguinte).

Essa é uma possibilidade muito requisitada pelos alunos internacionais e os interessados devem procurar o Career Office ou International Student Office para se informar sobre as vagas disponíveis no Campus e realizar as inscrições.

Durante o cadastro, o estudante será orientado no processo de obtenção do Social Security Number (SSN), documento semelhante ao CPF brasileiro e que não é obrigatório para os estrangeiros até o momento que eles adquirem um trabalho nos EUA.

A média de pagamento é de aproximadamente 8 a 10 dólares a hora que, dependendo da disponibilidade do aluno, pode somar uma quantia relevante por semestre!

Para os alunos que quiserem trabalhar fora do campus, existem 2 opções:

1) OPT – Optional Practical Training

Estudantes internacionais na graduação e pós-graduação podem trabalhar até 1 ano como “treinamento prático” na sua área de formação. Os alunos podem trabalhar antes da graduação (Pre-completion OPT) ou depois de se formarem (Post-completion OPT).

Veja algumas regras básicas para ambas as classes de OPT:

• O aluno deve estar no curso há mais de 9 meses;

• Deve manter o status de aluno em tempo integral (full time student);

• O trabalho deve estar diretamente ligado a sua área de formação (ou curso em andamento);

• O aluno tem a oportunidade de trabalhar até 12 meses para cada nível educacional (graduação, pós-graduação, mestrado). *Porém, se o aluno solicitar o Pre-completion OPT, a cada 2 meses trabalhados meio período, 1 mês será deduzido do Post-completion OPT após a formatura.

Regras para o Pre-completion OPT

• O aluno deverá trabalhar um máximo de 20 horas semanais (part-time) durante o semestre e até 40 horas semanais (full-time) durante as férias e feriados (desde que permaneça matriculado para as aulas do semestre seguinte);

• O aluno pode trabalhar full-time após terminar a grade curricular de aulas, enquanto trabalha na sua dissertação ou trabalho de conclusão de curso (quando aplicável);

• Não é necessário já ter um trabalho para aplicar para o Pre-completion OPT.

Regras para o Post-completion OPT

• Após a graduação, o aluno deverá trabalhar em tempo integral (full-time), ou seja, 40 horas semanais;

• O OPT deverá ser concluído em no máximo 14 meses após a formatura;

• Não é necessário já ter um trabalho para aplicar para o Post-completion OPT.

STEM OPT Students

STEM Extension é a extensão do OPT por mais 24 meses após o término dos 12 meses convencionais. Os estudantes elegíveis para essa extensão são aqueles formados em Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática (Science Technology, Engeneering e Mathematics – STEM). Veja a relação de cursos elegíveis ao STEM.

Somente empresas que são E-Verified podem conceder essa extensão. Veja a lista de empresas elegíveis a conceder essa extensão.

O prazo para aplicar para o STEM Extension é 3 meses antes do termino do período regular do OPT.

O passo-a-passo para a obtenção do OPT

Os estudantes internacionais não podem começar a trabalhar antes da aprovação da sua solicitação do OPT pela United States Citizenship and Immigration Services (USCIS).

Para as solicitações aprovadas pelo USCIS será enviado o Employment Authorization Document (EAD). Somente após o recebimento do EAD o aluno pode começar a trabalhar.

Passo 1: enviar a OPT application para o International Students Office da faculdade (com as datas especificas em que irá trabalhar). O aluno então receberá desse escritório o I-20 assinado contendo a aprovação para iniciar o processo de solicitação do OPT.

Passo 2: o aluno deverá enviar esse I-20, juntamente com o I-765 Form) e documentos pessoais especificados pela faculdade para o USCIS em um prazo de 30 dias após o I-20 ter sido assinado.

Passo 3: se aprovado, a USCIS enviará para o aluno o EAD.

O aluno deve aplicar para o Post-completion OPT aproximadamente 85 dias antes da data de graduação – não se pode aplicar antes disso. Após a graduação, o aluno tem 2 meses de “grace period”, ou seja, ele pode permanecer os EUA sem estudar e sem trabalhar.

Após esse “grace period”, o aluno deve encontrar um emprego em no máximo 90 dias, caso contrário, o EAD expira e o aluno é obrigada a deixar o país.

2) CPT – Curricular Practical Training

O CPT é uma opção para aqueles alunos que queiram realizar um estágio que conte créditos para a grade curricular do seu curso.

Pré-requisitos:

• Estar cursando a faculdade há mais de um ano;

• Já ter declarado o curso de intenção (major).

Diferenças entre o OPT e o CPT

No CPT o aluno deverá trabalhar em um lugar específico durante o período escolhido. Se o aluno trocar de emprego deverá também solicitar um novo CPT.

Já o OPT concede a liberdade de trabalhar para quantas empresas quiser em qualquer lugar dos EUA, inclusive ter mais de um emprego ao mesmo tempo.

Juntamente com o trabalho, o aluno que estiver utilizando o CPT deve também estar matriculado na aula e frequentá-la normalmente.

Se o aluno trabalhar integralmente (mais de 40 horas semanais) por mais de 12 meses, ele não terá direito ao OPT após a graduação.

Passo-a-passo para a obtenção do CPT

Para obter o CPT não é necessário o aval da imigração (USCIS) e nem a autorização para trabalhar (EAD). A aplicação acontece toda dentro da própria faculdade, via International Students Office. Uma vez que o aluno receber seu I-20 ele deverá solicitar também seu Social Security Number (SSN).

Em caso de dúvidas, preencha o formulário abaixo para contar com uma assistência especializada e conseguir trabalhar legalmente nos Estados Unidos.

Equipe Daquiprafora

Feira de Universidades 2024

De estudante para estudante!

Conheça mais sobre as universidades no exterior com quem está vivendo essa experiência! Estudantes falarão sobre temas relacionados a universidade onde estão.

Início dia 08/04

19h00

Mentoria em Grupo: As dúvidas mais frequentes sobre Graduação no Exterior.

Por onde começar? Como se preparar? Como conseguir bolsas de estudos? Quais atividades extras devo fazer? Diferenças entre processos seletivos (EUA vs Canadá vs Europa). Etc. Compilamos as dúvidas mais frequentes e vamos respondê-las. Além disso, iremos responder outras dúvidas que surgirem durante a mentoria.

27.03

19h00

Quer receber mais informações sobre Faculdade no Exterior?