Estudante de óculos e cabelos compridos com mochila no ombro, segurando cadernos

Diferenças das universidades do Brasil, Estados Unidos e Canadá

Para a grande maioria dos brasileiros, o sistema de ensino superior dos Estados Unidos e Canadá ainda é uma grande incógnita. Obviamente, muita gente conhece universidades famosas como Harvard e Stanford, presentes em livros, filmes e seriados.

Contudo, há mais de 4500 instituições de ensino superior somente nos Estados Unidos, e o brasileiro pouco sabe o que uma universidade no exterior pode oferecer, quando comparada a uma universidade brasileira.

BAIXE NOSSO E-BOOK E DESCUBRA AS VANTAGENS DE FAZER FACULDADE NO EXTERIOR!

Diferença das universidades no Brasil, Estados Unidos e Canadá

É inegável que o Brasil possui boas universidades, que oferecem um ensino de qualidade, tanto públicas quanto particulares.

Contudo, as universidades dos Estados Unidos e Canada estão em um contexto diferente das universidades brasileiras: a metodologia de ensino, o investimento, a valorização da educação, a estrutura das instituições e o nível das universidades estão em diferentes patamares.

Portanto, como entender quais são as principais diferenças entre uma universidade dos Estados Unidos e Canadá e uma universidade do Brasil?

A primeira delas está na qualidade do ensino. Se utilizarmos o prestigiado ranking Times Higher Education de 2023 como referência, das 50 melhores universidades do mundo, 29 estão localizadas nos Estados Unidos ou Canadá.

A universidade brasileira mais bem colocada no ranking é a USP, que foi rankeada entre o 251º e 300º lugar! Mesmo oferecendo uma educação de qualidade, as universidades do Brasil ainda estão muito abaixo das universidades dos Estados Unidos e Canadá.

Estrutura das universidades nos Estados Unidos e Canadá

A estrutura das universidades americanas e canadenses também é bem diferente das universidades brasileiras. Os Estados Unidos e Canadá possuem alguns dos mais belos e bem equipados campi do mundo, e há universidades que possuem um número superior a 40.000 estudantes somente da graduação.

Outro ponto interessante é a flexibilidade que o sistema educacional dos Estados Unidos oferece. Os americanos entendem que escolher o curso em que o estudante irá se formar e trabalhar durante praticamente toda a vida é algo que pode causar confusão e até mesmo frustração em um jovem de 17/18 anos.

Portanto, nos Estados Unidos, os alunos não precisam iniciar seus estudos na universidade com o curso já escolhido*, tendo até dois anos para tomar essa decisão.

Durante esses dois anos, grande parte de sua grade curricular será composta por aulas que os americanos consideram essenciais não importa a profissão a ser exercida no futuro, como por exemplo redação, oratória e matemática.

Além disso, os alunos podem optar por aulas que não necessariamente têm alguma relação entre si, podendo ter contato com diferentes tipos de conhecimento que podem ajudá-lo no desenvolvimento de novas habilidades ou na escolha de seu curso.

Vantagens das universidades nos Estados Unidos e Canadá

Entretanto, a principal diferença entre uma universidade dos Estados Unidos ou Canadá e uma universidade brasileira é a grande oportunidade de crescimento pessoal que um estudante irá ter ao estudar fora do Brasil.

O modelo educacional proposto pelos Estados Unidos e Canadá não enxerga na universidade um lugar em que os alunos receberão apenas conhecimento acadêmico. Tanto é que no processo seletivo, o candidato é avaliado levando em consideração diversos fatores, não somente suas notas nos testes.

Nas universidades dos Estados Unidos e Canadá, o grande aprendizado está no que o aluno aprende fora da sala de aula:

  • A possibilidade de participar e até mesmo administrar grupos temáticos dentro da universidade (os chamados clubs);
  • O inglês realmente fluente
  • A tolerância com diferentes culturas;
  • Conhecimento de mundo;
  • Independência;
  • Maturidade;
  • Vida no campus;
  • Rede de relacionamentos internacional;
  • Autoconfiança;
  • Resiliência.

Veja abaixo alguns exemplos de experiências e vantagens vivenciadas por estudantes de universidades dos Estados Unidos e Canadá:

Se você deseja saber mais sobre a oportunidade de fazer faculdade nos Estados Unidos ou Canadá, entre em contato conosco!

Mentoria em Grupo: Vestibulares & Applications

Fazer vestibulares no Brasil e em paralelo se candidatar para as universidades do exterior. Linha do tempo de preparação, o que fazer e quando fazer e fases do ano das candidaturas. Prioridades; Testes: SAT / ACT / AP Tests / TOEFL / IELTS-UKVI/ DELE / SIELE, Seleção das universidades; Valor das universidades e oportunidades de bolsas; Benefícios de se planejar; etc.

07/05

19h00

Mentoria em Grupo: Erros mais Comuns nas Redações e Cartas de Recomendação

Quantas Cartas de Recomendação são necessárias, para quais professores devo pedir? Posso/Devo enviar cartas extras? Redações: Exemplos de temas mais frequentes. Estrutura. Redações no Brasil Vs Essays. Erros mais comuns.

09.05

19h00

Quer receber mais informações sobre Faculdade no Exterior?