Fachada de universidade canadense.

12 curiosidades sobre as universidades do Canadá

As universidades do Canadá estão, sem dúvidas, entre as melhores instituições de todo o mundo. Assim como os Estados Unidos, esse destino é muito procurado por estudantes que têm o interesse de fazer uma faculdade no exterior e receber, assim, uma educação de excelência.

O Canadá também tem algumas das melhores universidades do mundo, de acordo com o ranking da Times Higher Education 2024: a University of Toronto é a 21ª colocada entre as melhores instituições do planeta, enquanto a University of British Columbia é a 41ª e a McGill University ocupa a 49ª colocação.

Afinal, quais são as características do ensino nesse país? As coisas funcionam por lá de modo muito diferente do que no Brasil? Conheça, abaixo, algumas das principais curiosidades sobre o processo seletivo e sobre a vida estudantil nas universidades do Canadá!

Quais são as principais universidades do Canadá?

O Canadá é um país de grande extensão territorial e com um forte desenvolvimento na educação. Por conta disso, é uma nação que dispõe de dezenas de universidades de renome, que frequentemente figuram os rankings de melhores instituições em escala global, como já mencionamos.

A seguir, confira algumas das melhores faculdades desse incrível país:

  • Universidade de Toronto;
  • Universidade de British Columbia;
  • Universidade McGill;
  • Universidade de Montreal;
  • Universidade de Alberta;
  • Universidade de Calgary;
  • Universidade Queen’s.

Além dessas, há várias outras instituições renomadas espalhadas pelo país. Opções não faltam para os estudantes que almejam viver em terras canadenses!

Quais cursos e áreas de formação estão em alta no país?

O Canadá é um país altamente inserido no mercado global. Ele participa de diversas transações econômicas e está sempre em cena quando se fala sobre modernização e tecnologia. Por lá, passam muitas das melhores mentes do planeta, que se formam nas universidades situadas em terras canadenses.

Por conta disso, há vagas para todos os gostos e tipos de pessoa. A tecnologia está em alta no país ultimamente e, por isso, cursos voltados para a Engenharia e a Computação em geral são muito procurados no Canadá.

Outro campo que está sempre em desenvolvimento é a ciência. Por conta disso, muitos cursos das áreas biológicas são muito requisitados e de altíssima qualidade. Entre eles, podemos citar graduações como Enfermagem e Medicina Veterinária.

Outros pontos de interesse são as áreas de Economia e Finanças, além de Mídia, Jornalismo e Recursos Humanos. Há, portanto, oportunidades para todos os perfis de estudantes!

Como é o processo seletivo para estudar em uma instituição canadense?

processo seletivo para estudar no Canadá, assim como nos Estados Unidos, é bastante complexo. Por isso, o recomendado é que o estudante comece a se preparar para esse passo com, pelo menos, 12 meses de antecedência, para que tudo saia como o planejado e pendências urgentes não sejam um problema.

A documentação, por exemplo, requer um histórico escolar e o resultado dos testes de proficiência. A carta financeira é pedida apenas após a admissão na universidade, mas também já deve ser preparada o quanto antes. O visto também é um ponto fundamental do processo.

Além disso há, algumas vezes, uma entrevista com a instituição de ensino. Ela é feita completamente em inglês e é necessário que o estudante se prepare bastante com base na faculdade escolhida para a graduação.

O ideal é sempre contar com ajuda especializada para lidar com todo esse processo. Assim, todos os trâmites burocráticos podem ser superados sem maiores problemas e nenhum ponto importante será deixado de lado.

Afinal, quais são as principais curiosidades sobre as faculdades do Canadá?

Agora, chegou o momento de descobrirmos 12 curiosidades imperdíveis sobre as faculdades canadenses que, de certa forma, sintetizam tudo o que conversamos no post de hoje! Confira:

1. As suas notas do ensino médio serão o principal atributo avaliado pelas universidades do Canadá;

2. Geralmente, redação, cartas de recomendação e atividades extracurriculares não são necessárias, exceto quando o aluno aplica para algum tipo de bolsa de estudos;

3. O SAT/ACT nem sempre é pedido. Geralmente, as universidades canadenses aceitam o ENEM;

4. Com o TOEFL, as universidades do Canadá são mais rígidas: geralmente exigem nota mínima de 85, e muitas instituições exigem de 90 a 100;

5. É comum que o aluno possa escolher primeiramente um campo de estudo para depois decidir um curso de formação;

6. Você poderá enviar a documentação financeira somente após ser admitido na faculdade – ela não é necessária durante a application;

7. Os preços de universidades variam de acordo com o curso, mas geralmente os mais procurados são Business e Engenharia;

8. Comparando com as universidades americanas, universidades canadenses oferecem bolsas menores;

9. Há também a presença dos Community Colleges no Canadá. Após um ou dois anos, o estudante conseguirá transferir para faculdades de quatro anos conveniadas a esses colleges, que geralmente são do mesmo distrito;

10. Algumas faculdades têm bastante tradição esportiva, com equipes competitivas e os clubes (associações esportivas de estudantes);

11. Assim como nos Estados Unidos, há Greek Life (fraternidades e irmandades) nas maiores universidades;

12. As universidades do Canadá geralmente oferecem poucas vagas dentro do campus: é comum que os alunos morem fora do campus. Contudo, alunos estrangeiros têm prioridade no housing no primeiro ano.

Como podemos observar, as universidades do Canadá têm muitas diferenças em relação às instituições brasileiras e até mesmo às de seu vizinho, os Estados Unidos. Por isso, conhecê-las é fundamental para uma preparação realmente eficiente para ingressar nesse tipo de faculdade!

Para se informar ainda mais sobre este assunto, confira o nosso artigo sobre como é o o dia a dia e a vida de um estudante em uma universidade do Canadá!

Feira de Universidades 2024

De estudante para estudante!

Conheça mais sobre as universidades no exterior com quem está vivendo essa experiência! Estudantes falarão sobre temas relacionados a universidade onde estão.

Início dia 08/04

19h00

Mentoria em Grupo: As dúvidas mais frequentes sobre Graduação no Exterior.

Por onde começar? Como se preparar? Como conseguir bolsas de estudos? Quais atividades extras devo fazer? Diferenças entre processos seletivos (EUA vs Canadá vs Europa). Etc. Compilamos as dúvidas mais frequentes e vamos respondê-las. Além disso, iremos responder outras dúvidas que surgirem durante a mentoria.

27.03

19h00

Quer receber mais informações sobre Faculdade no Exterior?