O estudante precisa revalidar o diploma internacional ao voltar ao Brasil.

A revalidação do diploma internacional no Brasil

Muitos alunos que pensam em fazer uma faculdade nos Estados Unidos, Canadá ou Reino Unido ou atualmente estão estudando lá têm dúvidas de como revalidar seu diploma ao retornar para o Brasil.

Essa é uma dúvida que já faz parte da vida do estudante que decide ir estudar fora e tem a vontade de voltar para o Brasil ao concluir o curso.

Por isso, é importante saber como esse processo funciona na hora de escolher a graduação e a instituição de destino no exterior. Dependendo da escolha, o processo pode ser mais simples.

Saiba tudo sobre a revalidação do seu diploma internacional e prepare-se para a sua viagem!

O que é revalidação do diploma internacional

A revalidação de diploma é um processo que avalia o seu diploma obtido no exterior, para saber se ele possui a equivalência necessária com o mesmo curso oferecido no Brasil.

A partir da aprovação no processo de revalidação ou reconhecimento, o diploma poderá ser declarado equivalente aos concedidos no Brasil e terá validade nacional.

Como fazer a revalidação do diploma internacional

Para isso, o recém-formado deverá procurar uma universidade pública (federal, estadual ou municipal) e dar entrada no procedimento. Será necessário que no mínimo 70% da grade de aulas que o aluno fez na faculdade internacional seja equivalente às aulas da instituição brasileira escolhida pelo aluno.

Em caso do aluno não ter o mínimo de 70% de equivalência, será pedido que o mesmo curse algumas matérias em alguma instituição brasileira, para que essa porcentagem seja atingida.

Algumas áreas, como administração e marketing, são mais flexíveis com relação a validação de diploma (principalmente empresas multinacionais), mas áreas como medicina, educação física e engenharia, o diplomado não poderá exercer sua profissão no Brasil enquanto não tiver seu diploma revalidado.

Veja informações importantes sobre a revalidação do diploma internacional no Brasil:

Qual o prazo para a revalidação do diploma internacional?

Felizmente, novas políticas passaram a entrar em vigor desde agosto de 2016, agilizando o processo de revalidação. O prazo para a validação e o reconhecimento dos diplomas será de, no máximo, 180 dias. Antes, havia casos de o trâmite se estender por até três anos.

Para mais informações sobre o processo de revalidação de diploma, o MEC criou um portal especial sobre o assunto.

Feira de Universidades 2024

De estudante para estudante!

Conheça mais sobre as universidades no exterior com quem está vivendo essa experiência! Estudantes falarão sobre temas relacionados a universidade onde estão.

Início dia 08/04

19h00

Mentoria em Grupo: As dúvidas mais frequentes sobre Graduação no Exterior.

Por onde começar? Como se preparar? Como conseguir bolsas de estudos? Quais atividades extras devo fazer? Diferenças entre processos seletivos (EUA vs Canadá vs Europa). Etc. Compilamos as dúvidas mais frequentes e vamos respondê-las. Além disso, iremos responder outras dúvidas que surgirem durante a mentoria.

27.03

19h00

Quer receber mais informações sobre Faculdade no Exterior?