Como funciona o curso de Medicina nos EUA?

Assim como no Brasil, o curso de Medicina em uma universidade dos Estados Unidos é bastante almejado, tornando-o muito concorrido e exigindo dos candidatos vários anos de dedicação e estudo.

Entretanto, ao contrário do Brasil, o curso de Medicina é considerado um curso de pós-graduação nos Estados Unidos, e existem diversas particularidades que dificultam bastante o ingresso de estudantes internacionais.

Pensando nisso, preparamos essa matéria com o objetivo de esclarecer o porquê do curso de Medicina nos Estados Unidos não ser recomendável para estudantes brasileiros. Acompanhe!

Como funciona a faculdade de Medicina nos EUA?

Como mencionamos, Medicina é um curso de pós-graduação nos Estados Unido. Isso significa que, para poder se candidatar, o estudante deverá ter uma graduação.

Não existe propriamente um curso específico que o candidato precisa ser graduado para poder iniciar o processo seletivo para Medicina, mas ele deverá cumprir as disciplinas obrigatórias exigidas para esse processo, chamadas de Pre-Med.

Geralmente, os candidatos que pretendem cursar medicina fazem sua graduação em cursos de biológicas, como biologia ou química.

Após concluir a graduação, o estudante iniciará um processo seletivo bem semelhante ao o que fez para a graduação, sendo necessário enviar o GPA da universidade; cartas de recomendação; TOEFL (geralmente acima de 100 em 120); as redações, que mostram quem o candidato é como pessoa e suas experiências acadêmicas e profissionais; e, principalmente, suas notas no MCAT (Medical College Admission Test, ou Teste de Admissão em Faculdades de Medicina).

Após concluir os quatro anos da graduação e ser aceito em uma Med School, o curso de medicina dura 4 anos e então o aluno pode iniciar a residência, que nos EUA dura de 3 a 7 anos.

 

Como é a concorrência por vagas de Medicina nos EUA?

A concorrência do curso é muito grande, já que o número de candidatos é muito superior ao número de vagas. Para ser ter uma ideia, os estudantes que pretendem fazer Medicina estão sempre entre os melhores alunos da universidade durante a graduação, porque o processo seletivo para Medicina geralmente exige que os candidatos tenham um GPA acima de 3.8 em 4.0.

Para os estudantes internacionais, a situação é ainda mais complicada: apenas uma parcela das universidades que possuem o curso de Medicina disponibiliza vagas para estudantes estrangeiros, e, quando disponibilizam, são poucas, ou até mesmo apenas uma vaga. Ou seja, estudantes do mundo inteiro concorrem por um número mínimo de vagas!

 

Melhores faculdades de Medicina dos EUA

Pesquisa feita pela US News mostra que as 10 melhores faculdades de Medicina dos Estados Unidos são:

  • Harvard University;
  • New York University;
  • Columbia University;
  • Johns Hopkins University;
  • University of California;
  • Duke University;
  • University of Pennsylvania;
  • Stanford University;
  • Washington University;
  • Yale University.

Como conseguir bolsa de estudos de Medicina nos EUA?

Além do processo seletivo ser altamente competitivo, as chances de o estudante internacional conseguir algum tipo de bolsa de estudo são praticamente zero.

Quase todas as oportunidades de bolsa de estudos são restritas apenas a estudantes nativos. Até mesmo os empréstimos cedidos pelo governo são permitidos apenas para americanos ou canadenses.

Sem bolsa, o custo para cursar medicina nos Estados Unidos pode chegar até 80 mil dólares por ano, e muitas universidades ainda exigem que o estudante pague o valor à vista, antes do início do curso!

 

É possível trabalhar legalmente nos EUA após a conclusão do curso?

Quem pensa que fazer medicina nos Estados Unidos garante um visto de residência se engana. Assim como qualquer outro curso de graduação, o país dará ao profissional o direito de permanecer no país por até um ano após a formatura.

Após esse período, será necessário que que esse profissional se inscreva para um visto de trabalho vinculado a uma empresa/instituição. Apesar de ser formado em medicina ser um diferencial na hora de conseguir um visto de moradia, não é algo 100% garantido.

Além disso, se porventura um médico brasileiro formado nos Estados Unidos decidir voltar a morar no Brasil, não poderá exercer sua profissão de imediato e terá de revalidar o seu diploma, o que pode ser extremamente difícil por se tratar um curso da área da saúde, cujas diretrizes de ensino entre os países são bem diferentes.

Viu só? Estudar Medicina nos Estados Unidos é bem diferente de seguir essa carreira no Brasil e, enquanto estudante estrangeiro, conseguir uma vaga e finalizar o curso é bastante complicado.

Contudo, os Estados Unidos possuem uma infinidade de outros cursos que estudantes que sonham em fazer faculdade no exterior podem escolher.

Neste vídeo você encontra informações importantes sobre as vantagens de fazer uma graduação no exterior:

Vale a pena avaliar todos esses pontos apresentados sobre como é cursar Medicina nos Estados Unidos e entender se faz sentido para a sua realidade.

Se entender que é esse o caminho a ser seguido, a Daqui pra Fora está à disposição para ajudar no que for preciso para a realização desse sonho. Basta acessar nossos programas e ver como podemos facilitar esse processo para você.

Feira de Universidades 2024

De estudante para estudante!

Conheça mais sobre as universidades no exterior com quem está vivendo essa experiência! Estudantes falarão sobre temas relacionados a universidade onde estão.

Início dia 08/04

19h00

Mentoria em Grupo: Preparação para o SAT

O método que fez nossos alunos aumentarem suas notas em 30% em relação as provas anteriores.

23.04

19h00

Quer receber mais informações sobre Faculdade no Exterior?