Conheça excelentes faculdades de engenharia nos EUA. - Daqui pra Fora | Faculdade nos Estados Unidos, Canadá e Reino Unido

Conheça excelentes faculdades de engenharia nos EUA.

Você quer cursar uma faculdade de engenharia nos EUA? Muitas pessoas sonham em estudar fora, mas não sabem exatamente que critérios levar em conta na hora de escolher a universidade. Ainda que o simples fato de se formar no exterior já seja um ótimo diferencial para o seu currículo, é importante escolher bem onde estudar.

Os EUA, por exemplo, contam com excelentes faculdades de engenharia. Preparamos abaixo uma lista para você já começar a pensar. Acompanhe!

MIT

O MIT (Massachusetts Institute of Technology — Instituto de Tecnologia de Massachusetts, em português) é uma universidade privada localizada na província homônima nos EUA. O estilo técnico europeu é seguido em seus cursos de engenharia, considerados de ótima qualidade. Foi durante a Segunda Guerra Mundial e a Guerra Fria que pesquisas começaram a ser realizadas para o desenvolvimento do programa de ensino adotado.

Para você ter uma ideia, há vencedores de Prêmio Nobel e Medalha Fields que foram filiados à instituição, que está entre as melhores do mundo, segundo o ranking Times Higher Education. O campus é amplo e bem estruturado, contando até mesmo com alojamentos que servem de moradia para alguns estudantes. Caso precise de ajuda financeira para os estudos, o estudante estrangeiro ainda tem a opção de fazer uma solicitação de bolsa de estudos, que será analisada.

Vale lembrar que uma universidade desse porte também é bastante concorrida. Todos os anos, apenas 105 estudantes são selecionados para fazer parte do corpo discente. Isso significa que é necessário se preparar com uma boa base  antes de fazer a candidatura. Além do curso de engenharia, ainda há a possibilidade de outras graduações ou o doutorado em ciências ou filosofia.

UC Berkeley

A Universidade da Califórnia aparece bem rankeada nos índices da U.S. News e foi considerada uma das seis melhores em reputação global pela Times Higher Education, em 2020. Seus estudantes e professores têm fama mundial de serem engajados e politizados e é de lá que saem alguns empreendedores de sucesso.

Não à toa a UC Berkeley já foi vencedora de 109 prêmios Nobel, além de outras importantes medalhas e premiações. No âmbito de pesquisas, se considerarmos que seis dos elementos atuais da tabela periódica foram descobertos por lá, dá para se ter uma ideia da qualidade e seriedade do trabalho desempenhado também nesse campo.

Universidade de Harvard

Também localizada em Massachusetts, a Universidade de Harvard lidera o ranking geral do U.S. News. É também a faculdade mais antiga dos Estados Unidos. Seus currículos foram atualizados após a Segunda Guerra Mundial, até chegar ao complexo de unidades acadêmicas que representa hoje em dia, além de um importante centro de pesquisas.

A Universidade de Harvard já formou nada mais nada menos que oito presidentes dos EUA e 150 ganhadores de prêmios Nobel. Em seu campus está localizada uma das maiores bibliotecas do mundo e o seu orçamento também pode ser considerado um dos mais amplos, se pensarmos em âmbito global.

Hoje, podemos dizer que cerca de 20% dos alunos de Harvard são estrangeiros, o que significa que você pode se tornar um deles. Mas, para isso, será necessário estudar inglês e contar com uma boa consultoria que vai ajudá-lo a enviar uma candidatura com condições para ser aceita.

Universidade de Stanford

Localizada na Califórnia, estamos falando de uma das cinco universidades mais prestigiadas do mundo. Embora a sua fundação tenha ocorrido a partir de uma tragédia (a morte de um rapaz de 15 anos, com febre tifoide — seus pais fundaram a universidade em sua memória), trata-se de uma instituição que cresceu em recursos e pesquisas.

O curso de engenharia está entre os sete oferecidos pela entidade. Aliás, ela é composta por 7 faculdades, cada uma em sua especialidade, e todas elas instaladas em charmosos prédios com arquitetura peculiar. Também existe a opção de fazer algumas modalidades de doutorado e outros cursos de extensão em suas dependências.

As candidaturas anuais para ingresso somam cerca de 19 mil, dos quais uma pequena parcela é selecionada. Sim, por seu prestígio, trata-se de uma instituição bastante seletiva

Universidade de Columbia

Que tal estudar em Nova Iorque, na Universidade de Columbia? Estamos falando da quinta universidade mais antiga dos Estados Unidos e uma das mais seletivas, com uma taxa de admissão pouco acima dos 5%. A instituição está ranqueada entre as melhores tanto pelo U.S. News quanto pelo Times Higher Education.

Nela, se formaram 3 presidentes dos USA, 26 chefes de Estado estrangeiros e 39 vencedores de prêmios Nobel. Isso sem contar os ex-alunos que conquistaram cargos importantes na Wall Street e os empreendedores e bilionários, que podem inspirar você a ser a próxima pessoa de sucesso a se formar em seu campus.

Como se pode ver, fazer uma faculdade de engenharia nos EUA pode estar ao seu alcance. Por mais concorridas que sejam as instituições, basta se preparar para conseguir. Além de estudar inglês, o ideal é contar com uma consultoria especializada, que vai lhe ajudar tanto na escolha da instituição quanto na preparação da candidatura. Muitas vezes, é necessário mais do que ser “bom”, você precisa causar uma boa impressão para ser aceito como aluno e poder lograr de todas essas vantagens.

Se você também quer se formar em uma universidade dos EUA veja o que alguns dos nossos ex-alunos têm a dizer e inspire-se em ser o próximo a dar o seu depoimento.



Comentários