Engenharia da Computação: as principais faculdades no exterior - Daqui pra Fora | Faculdade nos Estados Unidos, Canadá e Reino Unido

Engenharia da Computação: as principais faculdades no exterior

O mercado profissional das áreas relacionadas à tecnologia, como a Engenharia da Computação, está em franca ascensão ao redor do mundo. Ligados às constantes mudanças do mercado e à necessidade de profissionais especializados e capazes de inovar constantemente, empresas e países têm facilitado a entrada de estudantes ou graduados que desejam fazer suas carreiras no segmento.

Em pesquisa divulgada pela Computer World, a migração dos chamados experts digitais (profissionais das áreas de programação, desenvolvimento web, criação de aplicativos e softwares e inteligência artificial) acontece, em especial, para Estados Unidos, Canadá, Portugal, Alemanha e Austrália.

Se você pensa em estudar Engenharia da Computação e fazer parte da estatística dos experts digitais que se especializam e trabalham fora do país, este artigo é para você! Saiba mais, a seguir, sobre o curso e as melhores instituições de ensino da área.

Engenharia da Computação e os avanços tecnológicos

Para qualquer lado que olhemos, podemos enxergar o avanço tecnológico pelo qual nossa sociedade vem passando. E a tendência, segundo especialistas, é de que o cenário se digitalize e se automatize ainda mais.

O mercado atual tem objetivos muito claros, e a tecnologia vem se mostrando uma aliada extremamente assertiva na busca pelo cumprimento deles. Experiência do usuário, usabilidade de aplicativos, programas e softwares e a autonomia para realizar tarefas são características que devem ser incorporadas em todo tipo de aparelho e que dependem intimamente do trabalho do engenheiro da computação, que, entre suas possíveis saídas profissionais, pode investir no estudo da tecnologia de última geração.

Conheça o curso de Engenharia da Computação

O portal Unigranrio divulgou, recentemente, uma lista publicada pelo Bureau Labor Statistics (BLS), dos Estados Unidos, apresentando as 10 profissões mais promissoras no país até 2026.

E adivinhe só? A profissão de desenvolvedor de software, uma das possibilidades para quem estuda Engenharia da Computação, ocupava o segundo lugar.

Inspirador, não é? Mas ainda tem mais! A seguir, explicamos detalhadamente sobre a profissão de engenheiro da computação e damos algumas dicas para encontrar a melhor universidade no exterior!

O que é Engenharia da Computação?

Engenharia da Computação é um ramo da engenharia que soma vertentes das áreas de Ciência da Computação e Engenharia Eletrônica para formar profissionais preparados para atuar com desenvolvimento de hardware. Isso significa que um engenheiro da computação não fica focado exclusivamente nos sistemas operacionais, mas vai além, pensando principalmente nas formas de integrá-los aos sistemas, tornando-os automatizados e com melhor usabilidade.

Qual a estrutura geral do curso?

Sabemos que cada instituição trabalha com uma estrutura diferente para os cursos de engenharia. Há aquelas que iniciam com uma base comum (com disciplinas voltadas para o ensino de Matemática, Física, Química e Computação) e, ao longo do curso, vão se desmembrando em especialidades, e aquelas que já começam com grades específicas para cada vertente da área.

De uma forma geral, podemos dizer que o aluno de Engenharia da Computação vai adquirir conhecimentos sobre técnicas computacionais, automatização de processos, desenvolvimento de soluções digitais, processamento de dados e redes, processamento e armazenamento de informações e muito mais.

Algumas das matérias lecionadas no curso de Engenharia da Computação da Universidade de Stanford, por exemplo, são:

• Estruturas de Dados e Algoritmos;
• Introdução à Probabilidade para Cientistas da Computação;
• Fundamentos de Matemática para Computação;
• Princípios de Sistemas Computacionais;
• Organização e Sistemas Computacionais

Como trabalha um Engenheiro da Computação?

Um dos aspectos importantes a considerar antes de escolher a melhor graduação é o mercado de trabalho. Compreender as principais opções e definir a linha de atuação na qual deseja exercer a profissão pode tornar os estudos mais proveitosos e focados.

Para os profissionais de Engenharia da Computação, as opções são inúmeras. Por se tratar de uma área em crescimento, as oportunidades de trabalho não param de surgir.

Algumas das opções de áreas de atuação para quem faz faculdade de Engenharia da Computação são:

• planejamento e coordenação de atividades voltadas ao comércio de equipamentos e estruturas em informática;
• gerenciamento de redes e suporte técnico de computadores;
• desenvolvimento de projetos e implementação de sistemas digitais, robôs, sensores e demais itens voltados ao controle e automação das indústrias;
• criação e fabricação de hardwares;
• desenvolvimento de softwares e aplicativos;
• automação industrial e robótica;
• pesquisa científica e acadêmica.

É importante ressaltar que, caso haja a intenção de cursar a graduação no exterior e retornar para o Brasil, o exercício da profissão de Engenheiro da Computação só deve acontecer mediante emissão do registro no CREA – Conselho Regional de Engenharia e Agronomia e para isso será necessário validar seu diploma aqui, um procedimento que costuma ser simples.

Quais as principais faculdades de Engenharia da Computação fora do país?

Os Estados Unidos lideram os rankings das melhores faculdades de Engenharia do mundo. No ranking divulgado pela THE, referente ao ano de 2019 as duas primeiras posições foram ocupadas por instituições norte-americanas. A grande vantagem dessas universidades é que elas oferecem um completo programa de bolsas de estudos e auxílios a seus estudantes, estimulando o bom desempenho acadêmico e o desenvolvimento de pesquisas relevantes para a sociedade.

Confira, a seguir, as 3 primeiras posições do ranking para EUA e Reino Unido, de melhores faculdades de Engenharia e Tecnologia do mundo:

• University of Oxford – Reino Unido
• Stanford University – Estados Unidos
• Massachussets Institute of Technology (MIT) – Estados Unidos

Descubra quando começar a se preparar

Se já está decidido e deseja fazer sua graduação fora do país, é preciso saber também quando começar a se preparar para fazer faculdade no exterior. Com um planejamento bem-feito e com a orientação e o apoio de quem entende do assunto, a experiência de estudar Engenharia da Computação fora do país tem tudo para dar certo!

Agora que você já sabe tudo sobre o curso de Engenharia da Computação, que tal assinar nossa newsletter? Assim, você fica por dentro de todos os conteúdos da Daqui pra Fora!



Comentários