Estudante segurando um livro nas mãos e folheando

O que você precisa saber sobre o SAT

Se você tem interesse em fazer faculdade nos Estados Unidos ou Canadá, é quase certo que você terá de fazer o exame padronizado SAT (Scholastic Aptitude Test ou Scholastic Assessment Test).

O SAT funciona como um ENEM americano, ou seja, é um exame padronizado para avaliação dos estudantes para a admissão em uma universidade. A grande maioria das universidades consideram o SAT ou o ACT como exames obrigatórios.

O que é o SAT?

O SAT é uma prova dividida em três seções: Interpretação de Texto/Escrita; Matemática e Redação (opcional). As seções de Interpretação de Texto/Escrita e Matemática valem de 200 a 800 pontos cada e a redação é avaliada de uma forma diferente, em uma escala de 2 a 8. Você pode entender como seus resultados serão avaliados lendo o guia oficial da prova.

O aluno terá um tempo total de 3 horas para realizar a prova e poderá realizar o SAT quantas vezes achar necessário. Para saber quais as cidades e datas disponíveis do exame no Brasil, clique aqui.

Neste vídeo, você encontra importantes informações sobre o SAT e as universidades que o aceitam:

Como as universidades usam a nota do exame?

Cada uma das universidades que utilizam o SAT como um dos critérios de avaliação irá definir qual é o resultado médio dos alunos que desejam estudar naquela instituição.

Quanto mais competitiva for a universidade, mais alta terá de ser a nota a ser alcançada pelo aluno. Há universidades que irão considerar somente os melhores resultados do aluno em cada um dos testes que ele fez – o chamado Superscore – ou seja, analisando todos os exames realizados pelo alunos e somando os maiores resultados que ele obteve, de cada uma das seções.

Existe ainda uma versão que avalia os alunos em áreas específicas – o SAT Subject. Algumas universidades poderão exigir que o aluno realize também provas do SAT Subject, dependendo do curso e/ou competitividade da instituição. O SAT Subject é  dividido em até 20 áreas:

1- Matemática Nível 1

2- Matemática Nível 2

3- Biologia

4- Química

5- Física

6- Inglês

7- História dos EUA

8- História Mundial

9- Espanhol

10- Espanhol com áudio

11- Francês

12- Francês com áudio

13- Chinês com áudio

14- Italiano

15- Alemão

16- Alemão com áudio

17- Hebreu Moderno

18- Latim

19- Japonês com áudio

20- Coreano com áudio

Geralmente, os resultados das provas estão disponíveis em até 3 semanas após a realização do teste. Para mais informações, utilize sempre o site do College Board como referência!

Se quiser entrar em contato com o nosso time de especialistas para saber mais informações sobre o SAT ou graduações nas melhores universidades do exterior, basta preencher o formulário abaixo.

Feira de Universidades 2024

De estudante para estudante!

Conheça mais sobre as universidades no exterior com quem está vivendo essa experiência! Estudantes falarão sobre temas relacionados a universidade onde estão.

Início dia 08/04

19h00

Webinar: Intercâmbio & Graduação no Exterior – Mitos e Verdades

Fazer intercâmbio ajuda a entrar nas faculdades no exterior? O processo seletivo é o mesmo para quem fez e quem não fez intercâmbio? E se eu fizer o Ensino Médio inteiro no exterior? E se eu fizer o último ano fora e me formar? E se eu tiver o diploma norte americano, é melhor? Tenho mais chances? E quanto as bolsas? Aumentam as chances de bolsa? Nesse webinar vamos tirar as principais dúvidas que recebemos nos últimos anos quanto o tema é Intercâmbio & Graduação no Exterior.

25.04

19h00

Quer receber mais informações sobre Faculdade no Exterior?