Estudante em frente ao notebook estudando

O que você precisa saber sobre os Midterms

Geralmente, durante o mês de outubro, as faculdades americanas e canadenses realizam os famosos e muitas vezes estressantes midterms. Contudo, há alunos (principalmente os freshmen) que não têm completa noção da importância dessa semana para seu GPA, assim como há pais que não sabem do que se trata.

É importante saber o que é esse importante período do ano para poder se preparar para ele e torná-lo menos desesperador para os mais desavisados. Quer saber tudo sobre os midterms? Siga a leitura até o final e fique por dentro.

O que são os midterms?

Os midterms nada mais são do que os exames do meio do semestre. Durante essa semana, o aluno será testado em todas as disciplinas, seja através de provas ou trabalhos com grade peso na nota final.

Ou seja, ao contrário do início do semestre, os testes irão ocorrer durante um mesmo período, o que faz com que o aluno tenha que se dedicar bastante em todas as suas disciplinas.

A primeira grande diferença dos midterms para as provas que o aluno teve até então é que, dependendo da grade do estudante, há a possibilidade de várias provas acontecerem no mesmo dia.

Ou seja, ter uma semana de provas não necessariamente significa que o aluno irá fazer uma em cada dia: tudo dependerá de sua grade horária. Isso pode representar um grande estresse para o aluno, que precisará se preparar muito bem para lidar com seu calendário de provas.

Quando acontecem os midterms?

Toda instituição de ensino estipula previamente qual semana será a midterm week e, geralmente, os professores indicam no syllabus quando serão as datas de suas provas específicas.

Ou seja, o aluno saberá com antecedência quando será a semana de provas do meio do semestre. Ter atenção a essas datas e se preparar adequadamente pode evitar uma grande dor de cabeça no futuro.

Após os midterms, o aluno receberá da faculdade a primeira prévia oficial de como estão suas notas até o momento, ou seja, de como está seu GPA naquele semestre.

Qual a importância desses exames?

Os midterms são a principal referência que os alunos poderão usar para saber em quais disciplinas ele está indo bem e em quais ele precisará se esforçar mais.

Além disso, o aluno terá total noção de quais serão as possíveis notas que ele poderá ter ao concluir aquelas disciplinas. Se você está com “D” em uma determina disciplina, será quase impossível você transformá-lo em “A”. Portanto, sua maior possibilidade agora será “B”.

Como os midterms afetam estudantes com bolsa por esporte?

Se você for atleta, seu treinador ficará atento a suas notas nos midterms, e geralmente o seu desempenho terá consequências. As ligas possuem uma nota mínima estabelecida para poder competir (geralmente variando de 2.0 a 2.3 em um total de 4) e, se você estiver abaixo dessa nota, ficará de fora, colocando sua bolsa em risco.

Não importa se você é o melhor atleta do time: notas muito baixas não serão bem vistas pelos treinadores, e os alunos terão que se dedicar muito mais para não correr o risco de não jogarem. Não adianta ser o melhor e não poder jogar por nota.

Seja um aluno acadêmico ou esportivo, levar os exames de midterm a sério é a melhor solução para evitar surpresas e estresse no futuro. Há professores que colocam os midterms (assim como os final exams) com um peso maior que as demais provas, o que poderá ajudar ou atrapalhar, dependendo do desempenho.

Preparar-se antecipadamente, alimentar-se bem e manter boas noites de sono são ótimas dicas para ser não ser surpreendido no futuro. Lembre-se: seu GPA será para sempre seu RG acadêmico.

Marque um papo com a gente para ter mais informações sobre pontos importantes da graduação no exterior. Somo especialistas no assunto!

Feira de Universidades 2024

De estudante para estudante!

Conheça mais sobre as universidades no exterior com quem está vivendo essa experiência! Estudantes falarão sobre temas relacionados a universidade onde estão.

Início dia 08/04

19h00

Webinar: Intercâmbio & Graduação no Exterior – Mitos e Verdades

Fazer intercâmbio ajuda a entrar nas faculdades no exterior? O processo seletivo é o mesmo para quem fez e quem não fez intercâmbio? E se eu fizer o Ensino Médio inteiro no exterior? E se eu fizer o último ano fora e me formar? E se eu tiver o diploma norte americano, é melhor? Tenho mais chances? E quanto as bolsas? Aumentam as chances de bolsa? Nesse webinar vamos tirar as principais dúvidas que recebemos nos últimos anos quanto o tema é Intercâmbio & Graduação no Exterior.

25.04

19h00

Quer receber mais informações sobre Faculdade no Exterior?