Por que contratar uma consultoria para estudar no exterior? - Daqui pra Fora | Faculdade nos Estados Unidos, Canadá e Reino Unido

Por que contratar uma consultoria para estudar no exterior?

Enviar o seu filho para estudar no exterior é uma decisão enorme, que abre o caminho para um desenvolvimento acadêmico e profissional qualificado. Afinal, países como  a Inglaterra, Canadá e os Estados Unidos agregam as melhores universidades do planeta, segundo o ranking da Times Higher Education.

Às vezes pode parecer que o período entre a preparação para o processo seletivo e o início dos estudos é longo e complicado demais, mas sua execução é completamente viável. 

Com a ajuda de uma consultoria para estudar no exterior, você tem chance de focar nos pontos mais relevantes da jornada, deixando que a empresa resolva os pormenores. Neste artigo, vamos citar algumas vantagens que a contratação de uma agência especializada pode trazer para você e sua família. Confira!

Maximização das chances de aprovação em universidades

Como acontece no Brasil, os alunos interessados em ingressar em uma universidade precisam passar por um processo seletivo. Acontece que, para o estudante internacional, esse procedimento não é nem um pouco parecido com os vestibulares realizados por aqui. 

Para começar, existem provas específicas que precisam ser realizadas para comprovar o nível de domínio da língua inglesa. Nos Estados Unidos, por exemplo, existe o exame TOEFL, composto por testes de interpretação de texto, redação, compreensão de áudio e habilidades orais. 

Além do exame de proficiência na língua do país de destino, algumas instituições exigem avaliações mais amplas, como o SAT ou o ACT. Aí sim, a abordagem é mais similar com o ENEM brasileiro, já que a prova inclui áreas como matemática, história e gramática. 

Outro item crítico para garantir a aprovação em uma universidade estrangeira é o histórico do ensino fundamental e médio. Não é preciso que o aluno seja o melhor da turma, mas boas notas facilitam bastante o processo. Vale ressaltar que não há uma padronização de critérios para aprovação, fato que permite que cada instituição estabeleça os próprios parâmetros. É aí que entra a consultoria. 

Com o acompanhamento de uma empresa especializada, você conta com maior segurança para conduzir o processo. Será feito um planejamento individual com o aluno e família para construir o melhor currículo possível, se preparar para os testes exigidos, reunir os documentos corretos e cumprir todos os requisitos para admissão, além de identificar a universidade que mais combina com o perfil de cada um. Dessa forma, as chances de aprovação dão um salto significativo. 

Acesso a um atendimento personalizado e especializado

Já falamos que o procedimento para seguir a vida acadêmica fora do país envolve muitas variáveis, como as exigências apresentadas por cada instituição. Além delas, fatores como o desejo pessoal do aluno, a área de estudo desejada e o orçamento disponível para investimento por parte dos responsáveis podem alterar o processo. 

Por isso, é fundamental contar com uma consultoria para estudar no exterior. Uma empresa que conte com profissionais experientes tem maior facilidade em visualizar a melhor abordagem para cada situação, buscar caminhos alternativos de acordo com as características da família e identificar as instituições mais adequadas. 

Suponhamos, por exemplo, que você esteja disposto a gastar apenas um certo montante durante a jornada. Com isso em mente, é fundamental conhecer as universidades que cobrem anuidades que caibam no seu bolso, ou que ofereçam bolsas de estudos no valor necessário, e que ao mesmo tempo sejam compatíveis com o perfil do aluno. Contudo, é preciso ter cuidado. 

Mesmo que você tenha condições de pagar a anuidade, esse não é o único gasto envolvido. É preciso ter um conhecimento mais amplo sobre a experiência para apontar, por exemplo, as cidades que têm um custo de vida mais acessível e aquelas que requerem uma situação financeira mais adequada. 

Com o apoio da consultoria, você não precisa se desgastar tanto com esses detalhes, que serão simplificados pelos profissionais envolvidos na parceria. 

Maior agilidade na documentação

No primeiro tópico, mencionamos que a posse da documentação correta é essencial para possibilitar a aprovação pela faculdade desejada. Mais do que isso, os documentos são fatores imprescindíveis na obtenção do visto de estudante, cuja ausência impossibilita todo o processo. 

Como você deve saber, a aplicação para um visto é algo que pode ser um tanto complexo, já que as embaixadas responsáveis pela emissão do documento não toleram nenhum tipo de erro. Por isso, antes de tudo, você deve ter uma lista de tudo o que precisa para o dia da entrevista. 

Fazer isso tudo sozinho pode ser uma ideia desestimulante, mas a boa notícia é que o caminho se torna muito mais fácil com a ajuda de uma consultoria. Graças à experiência na atuação na área, a empresa pode te orientar quanto aos detalhes burocráticos da operação, deixando o processo mais assertivo. 

Além disso, os profissionais em sua maioria são brasileiros que também estudaram fora e conhecem os procedimentos de entrevistas que precedem a aprovação do visto, o que os torna uma fonte excelente de dicas para obter sucesso na aplicação. 

Prevenção de erros no processo

Não é só o órgão responsável pela emissão de vistos que é intolerante com falhas e erros. Durante o processo de aplicação, a equipe de admissão da universidade avalia cada ficha, selecionando aqueles que estão aptos e cumprem os requisitos estabelecidos. 

Portanto, é crucial garantir que os documentos, redações e cartas sejam enviados sem qualquer tipo de erro ou atraso. É preciso, por exemplo, ficar atento às datas marcadas como limite para a conclusão de cada etapa do processo seletivo. Com o apoio de uma consultoria, você não precisa ocupar sua mente com questões como essa. 

Mediação na comunicação com a universidade

Ao longo do processo, será preciso manter contato constante com os profissionais da instituição em questão. É preciso saber, por exemplo, se a instituição oferece algum tipo de dormitório, planos para refeição ou até mesmo transporte entre residência e faculdade. 

Além disso, casos específicos como a transferência de um curso no Brasil para um curso no exterior podem exigir comunicações mais complexas e específicas. Se você conta com um serviço de consultoria, a empresa vai agir como mediadora das partes, garantindo o alinhamento necessário para a conclusão da jornada. 

Uma experiência acadêmica nas melhores universidades do mundo é um diferencial e tanto para o currículo do seu filho. Então, por que não tomar medidas para garantir que o processo seja realizado da melhor forma possível? Ao contratar uma consultoria para estudar no exterior, você se preocupa menos com detalhes burocráticos e foca suas energias no que é realmente relevante para a admissão. 

E aí, viu como uma consultoria especializada pode ser importante no processo para estudar no exterior? Quer saber como podemos ajudar? Entre em contato com a gente!



Comentários