Mãe e filha pensando sobre a faculdade no exterior para a filha.

Por que investir em uma faculdade no exterior para o seu filho?

Um dos maiores desejos dos pais é ver seus filhos crescerem, se desenvolverem e alcançarem boas oportunidades. Mas o mercado de trabalho atual exige dos profissionais um diferencial para que se destaquem. Por isso, fazer uma faculdade no exterior é uma forma de enriquecer o currículo e oferecer esse algo mais que as empresa procuram.

Porém, muitos jovens e suas famílias têm dúvidas se isso, de fato, seria viável. Então, preparamos este artigo para mostrar algumas vantagens de fazer cursos no exterior para que você compreenda melhor de que forma isso pode contribuir para a carreira e o futuro do seu filho. Acompanhe!

O diferencial de fazer uma faculdade no exterior

O mercado de trabalho se torna mais competitivo a cada dia, exigindo que os profissionais tenham um diferencial para enriquecer o currículo e conquistar boas vagas. Por isso, somente ter uma graduação pode não ser suficiente para alcançar o destaque desejado.

Nesse contexto, muitos estudantes têm optado por fazer uma faculdade no exterior. Afinal, essa é uma excelente oportunidade para ter contato não somente com uma cultura diferente, mas também com novas tendências e tecnologias que ainda não são aplicadas aqui no Brasil.

A vivência lá fora traz um crescimento muito grande para os jovens, tanto no âmbito acadêmico como profissional e pessoal. Afinal, as cobranças são diferentes das daqui, bem como os métodos de ensino e a forma como os jovens são preparados para o mercado.

Essa experiência, além de possibilitar acumular muito conhecimento e ter uma formação diferenciada, também ajuda a desenvolver outras habilidades. É uma etapa de amadurecimento que possibilita ao estudante se preparar melhor para os desafios que enfrentarão ao longo da sua vida.

Por isso, é interessante aproveitar as chances que surgem para construir uma carreira de muito sucesso. Fazer uma faculdade no exterior é uma excelente oportunidade e faz toda a diferença para aumentar a competitividade no mercado.

As vantagens de estudar no exterior

Fazer uma faculdade no exterior realmente é uma mudança muito grande na vida dos jovens e suas famílias. Porém, essa é uma experiência extremamente positiva para todos, já que os pais estão auxiliando seus filhos a se desenvolverem tanto pessoal como profissionalmente.

Para o jovem, é o momento de aproveitar essa fase em que está se preparando para construir uma carreira sólida e de sucesso. Ao mesmo tempo, ele tem a oportunidade de conhecer pessoas diferentes, novas culturas e expandir a sua visão de mundo.

É por isso que optar por fazer uma faculdade no exterior traz diversas vantagens, como as que listamos a seguir:

Excelência acadêmica

As universidades no exterior se destacam pela sua excelência acadêmica, que possibilita a formação de profissionais com melhor preparo para entrar no mercado de trabalho.

O Brasil conta com algumas boas instituições de ensino, porém, é um diferencial de grande peso estudar em uma que esteja num país estrangeiro.

De acordo com o prestigiado ranking da Times Higher Education, 57 das 100 melhores universidades do mundo estão nos Estados Unidos, Canadá e Reino Unido. A universidade brasileira mais bem colocada no ranking é a USP, que ocupa a posição 250-350º.

Oportunidades de desenvolvimento

O modelo de ensino das universidades estrangeiras permite que os estudantes desfrutem de diversas iniciativas que irão proporcionar um grande desenvolvimento de habilidades que irão ser importantes na carreira do estudante, tanto técnicas como interpessoais.

Por exemplo, as universidades possuem diversos clubes e associações em que os estudantes poderão ter uma experiência bem próxima de situações que são cotidianas no mercado de trabalho, como administrar um negócio, debater e falar em público.

Possibilidade de desenvolvimento pessoal

Como dito, fazer faculdade no exterior também é uma oportunidade de desenvolvimento pessoal. Isso começa com a necessidade de desenvolver a independência, já que a família estará mais distante e será necessário amadurecer para cuidar de si mesmo.

Também são necessárias muitas habilidades, como organização e disciplina, ambas essenciais para quem está começando a construir a sua carreira. Elas são indispensáveis para a construção da personalidade e do caráter, formando um cidadão consciente.

Não podemos deixar de citar que fazer uma faculdade no exterior possibilita não somente ter o contato com a cultura daquele país, como também de outros. Afinal, essas instituições recebem estudantes vindos de todo mundo, o que possibilita conhecer pessoas diferentes, com costumes e crenças aos quais o jovem não está acostumado.

Essa é uma excelente oportunidade não só para que ele amplie o seu conhecimento acadêmico e se forme profissionalmente, mas também para que conheça um mundo diferente daquele ao qual está acostumado.

Maior chance de projeção para o mercado de trabalho

Como foi dito, fazer uma faculdade no exterior é um excelente diferencial para se destacar no mercado de trabalho. Com um diploma de uma universidade renomada, as chances são maiores tanto para fazer carreira no país onde o jovem estudará, quanto no Brasil.

No segundo caso, ter um diploma de uma instituição estrangeira mostra que o jovem está muito melhor preparado por conta de toda a experiência e conhecimento que acumulou durante o seu preparo.

As portas se abrem de uma forma muito mais rápida e trazendo excelentes oportunidades para que ele consiga ocupar bons cargos e trilhar uma carreira de sucesso. Afinal, as empresas conhecem a qualidade do ensino fora do Brasil e têm interesse em reter talentos que carregam esse diferencial.

Por isso e muito mais, fazer uma faculdade no exterior é uma das melhores decisões que você pode tomar em conjunto com o seu filho.

Dessa forma, ele terá mais opções para construir a sua carreira e encontrará diversas oportunidades pelo caminho, conseguindo um grande destaque na área em que escolher atuar.

Quer ter acesso a outros conteúdos interessantes como este? Então assine nossa newsletter para recebê-los diretamente em seu e-mail.

Feira de Universidades 2024

De estudante para estudante!

Conheça mais sobre as universidades no exterior com quem está vivendo essa experiência! Estudantes falarão sobre temas relacionados a universidade onde estão.

Início dia 08/04

19h00

Mentoria em Grupo: As dúvidas mais frequentes sobre Graduação no Exterior.

Por onde começar? Como se preparar? Como conseguir bolsas de estudos? Quais atividades extras devo fazer? Diferenças entre processos seletivos (EUA vs Canadá vs Europa). Etc. Compilamos as dúvidas mais frequentes e vamos respondê-las. Além disso, iremos responder outras dúvidas que surgirem durante a mentoria.

27.03

19h00

Quer receber mais informações sobre Faculdade no Exterior?