Estudantes que estão se formando conversando.

Sete dicas para quem está se formando na faculdade

Para a turma de formandos de 2017, os quatro anos de provas, entrega de trabalhos, lições de casa e apresentações estão acabando ou já acabaram.

Muitos alunos recém-formados têm dúvidas sobre o que fazer a partir de agora. Às vezes, a transição da universidade para a vida profissional não é tão simples, pois a rotina muda, as relações são diferentes, assim como as dificuldades. Inicia-se um novo processo de adaptação.

Pensando nisso, elaboramos sete dicas que podem ajudar o aluno recém-formado a lidar melhor com esse processo de transição entre a vida universitária no exterior para a vida profissional:

1 – Identifique suas principais habilidades

Inevitavelmente, você terá de se candidatar a algumas vagas de emprego. Se ainda não o fez, então é importante ter bem claro o que você tem a oferecer a diferentes organizações.

Volte no tempo, até quando você era criança: quais foram suas principais conquistas, no que você sempre foi bom, quais suas afinidades na faculdade.

Não foque somente em suas conquistas profissionais e acadêmicas, mas também em fatos curiosos que mostram quem você é como pessoa.

Hoje em dia, no mercado de trabalho, é o conjunto de suas habilidades técnicas e habilidades interpessoais (soft skills) que irá diferenciar você de outros candidatos.

2 – Onde você vai querer estar daqui a cinco anos?

Se você não imagina aonde quer ir, fica difícil traçar um caminho. Agora que você já sabe quais são suas habilidades, vá em busca de um trabalho onde você possa aproveitá-las.

Não desperdice seus talentos. Pense em onde você quer estar daqui a cinco anos (é um bom espaço de tempo para se planejar), e depois vá voltando no tempo até chegar em “hoje”. Ponha em prática um plano de ação, pensando: “o que me levará ao meu próximo ponto”?

3 – Estabeleça objetivos

Eles serão a força que vai motivá-lo após a faculdade. Vão motivá-lo a levantar da cama de manhã. Por isso, faça planos não apenas para sua carreira, mas também para suas finanças, família, casa, saúde, relações, e qualquer outro aspecto da sua vida que você considere importante.

4 – Conheça seus valores

Pense e defina bem quais valores você considera importantes. Lembre-se de conceitos como responsabilidade, honestidade, lealdade, compromisso, e muitos outros. Defina o que eles significam agora para você.

5 – Entenda suas finanças

Saber administrar seu dinheiro é importante depois de se formar. Preste atenção nos seus gastos, e veja bem para onde vai o seu dinheiro. Lembre-se de economizar para ter em momentos complicados e até para continuar investindo na sua própria carreira.

6 – Nunca pare de aprender

Isto vale para qualquer aspecto da vida. Esteja sempre em dia (ou à frente) com o que acontece na sua carreira. Se estiver aberto a aprender, suas chances de sucesso vão certamente crescer muito. Por isso, fique sempre antenado, busque cursos, informações, congressos, para nunca ficar para trás.

7 – Aproveite a vida

Ela pode ser dura de vez em quando, pode até derrubá-lo às vezes. Mas siga sempre em frente, lembre-se de se divertir, curtir amigos, a família, ter hobbies, fazer o que gosta no seu tempo livre. É fundamental! Você verá.

Para você, aluno Daqui pra Fora, fique atento às oportunidades profissionais que divulgamos para nossos alunos por e-mail e em nossa página no Facebook! Para mais informações, contate dad@daquiprafora.com.br.

Feira de Universidades 2024

De estudante para estudante!

Conheça mais sobre as universidades no exterior com quem está vivendo essa experiência! Estudantes falarão sobre temas relacionados a universidade onde estão.

Início dia 08/04

19h00

Mentoria em Grupo: As dúvidas mais frequentes sobre Graduação no Exterior.

Por onde começar? Como se preparar? Como conseguir bolsas de estudos? Quais atividades extras devo fazer? Diferenças entre processos seletivos (EUA vs Canadá vs Europa). Etc. Compilamos as dúvidas mais frequentes e vamos respondê-las. Além disso, iremos responder outras dúvidas que surgirem durante a mentoria.

27.03

19h00

Quer receber mais informações sobre Faculdade no Exterior?