Vista aérea da North Carolina State University.

A vida de Carol Guenther na North Carolina State University!

As vantagens de fazer faculdade nos Estados Unidos e Canadá vão muito além da excelência acadêmica!

As universidades americanas e canadenses propiciam aos alunos um ambiente em que eles possam não somente receber uma educação avaliada entre as melhores do mundo.

Eles também amadurecem como seres humanos e desenvolvem habilidades pessoais e éticas, como a comunicação interpessoal eficaz (verbal e não verbal), saber trabalhar em equipe, saber liderar de acordo com o tipo de pessoas envolvidas e ter resiliência.

É quase uma unanimidade entre os alunos que fizeram faculdade no exterior que os quatro anos na universidade foram uma das mais inesquecíveis experiências de suas vidas, tanto do ponto de vista acadêmico, quanto de desenvolvimento pessoal.

Hoje, trazemos o depoimento de uma estudante que viveu tudo isso. Carolina Guenther, que iniciou seus estudos na North Carolina State University em agosto de 2017, contou para gente como foi seu primeiro semestre e um pouco de tudo o que ela viveu nesses primeiros seis meses.

Muito obrigado por dividir esses momentos conosco, Carol! Temos certeza de que, assim como você, centenas de outros estudantes terão a oportunidade de viver momentos tão inesquecíveis como esse!

O início da vida universitária

 

Se eu fosse resumir meu semestre em uma palavra, com certeza seria: busy. Mas ando ocupada de um jeito maravilhoso!

Nem dá para acreditar como o tempo passou rápido desde quando comecei a pensar em estudar fora. Realmente coisas boas passam rápido demais, e por isso temos de aproveitar todas as oportunidades que temos para fazer cada dia ser memorável.

Ainda me lembro logo quando eu cheguei, estava perdidinha no campus, andando com mapa para lá e para cá. Para falar a verdade, era bem fácil identificar quem era freshman ou não, bastava ver quem tinha um mapa sempre junto!

Semana de boas-vindas, Packpalooza (um evento que temos todo ano aqui na North Carolina State University), primeira semana de aulas…sempre tem aquele friozinho na barriga de animação para ver como tudo funciona.

E apesar de depois de um tempinho você se adaptar a sua nova rotina, acaba sendo sempre surpreendido só mesmo por estar vivendo algo diferente.

Os primeiros desafios

Aí chegam as primeiras provas, projetos, encontros e você começa a sentir como tudo muda novamente, achando um jeitinho para encaixar todas as tarefas e arrumar um tempinho livre para você mesmo entre as aulas. A melhor recompensa depois de todo o esforço é saber que você conseguiu alcançar uma boa nota!

Na universidade, você sempre encontra algo acontecendo… tem os clubs, hall meetings, viagens, festas, noite de filmes etc. Algo bem diferente que eu experimentei foi me juntar a uma irmandade (sorority)!

O processo de recrutamento foi bem corrido, quatro dias seguidos, o dia inteiro visitando as casas (m-a-r-a-v-i-l-h-o-s-a-s), batendo papo com as meninas para conhecer melhor sobre cada uma das irmandades, o que elas fazem e apoiam.

Mas apesar dos dias cansativos, foi uma experiência muito legal! Cansativa, mas muito legal! E, vou confessar, a irmandade que eu estou era a minha favorita desde o primeiro dia! <3

Além de tudo isso, conforme você vai vivenciando e comparecendo nos eventos do campus, você começa a sentir aquele school spirit que dá orgulho. WE’RE THE RED AND WHITE FROM NC STATE! Hahaha

Conhecendo a nova cultura

Confesso que nos primeiros jogos de futebol americano, eu só me divertia nas festas e não nos jogos porque eu não entendia o que estava acontecendo! Mas, no último jogo da temporada, eu finalmente entendi o que acontecia por conta própria.

E o resultado final foi que ganhamos contra a universidade rival e vizinha daqui! Também me divirto muito também nos jogos de basquete, porque esses eu entendo desde sempre, mas nunca tinha ido em um jogo de basquete pessoalmente.

E então a metade do semestre chega, e você já tem seus grupos de amigos tanto americanos e brasileiros: tem aqueles que você estuda junto, que você vai em festa, outros que você simplesmente só fica junto sem fazer nada. Realmente é muito difícil você ficar sozinho.

O inglês como nova lingua

Uma das coisas engraçadas é que depois de um tempo você começa a se confundir no inglês e português, fala inglês com seus pais e responde em português os seus amigos americanos.

O mais engraçado é quando você esquece a palavra em português e usa o Google Translate do inglês para português para lembrar, ou quando você mistura as duas línguas quando está escrevendo (sei que isso está acontecendo aqui nesse relato!) e também quando você cria novas palavras em português como stoppar, enrollar, carvar (essa última vem do “carving” pumpkins em inglês haha).

Tivemos o break do semestre, seguido pelo Halloween, e os americanos são loucos por ele! As casas são decoradas com luzes verdes, roxas, laranjas, abóboras e mais abóboras, as portas dos dormitórios são decoradas, pessoas fantasiadas para lá e para cá nas aulas.

Primeiros projetos

E depois de longas semanas, basicamente o semestre, chegou o dia do Freshman Engineering Design Project, algo que todos os freshmen em Engenharia tem aqui na NC State. Tem várias opções de projetos que você pode escolher para participar.

O meu grupo, por exemplo, era responsável por desenvolver um jogo educacional de computador. Para ser sincera, o nosso jogo não era um dos mais high-tech digamos, mas ainda assim ganhamos Honorable Mention.

E chega o Feriado de Ação de Graças! Passei o feriado com a minha colega de quarto, ela mora a 1h30 daqui, então é pertinho. No dia do thanksgiving, fomos para a casa de praia da avó dela, uma comilança que só vendo.

Tantas coisas aconteceram nesse semestre que não teriam nunca acontecido se eu não viesse para cá. Para lembrar de tudo, só mesmo sentando, revendo seu rolo de câmera no celular e tentando associar o que você fez em cada mês, semana…

Grandes aprendizados

Foi um semestre de aprendizados. Viver por conta própria e ser responsável por ir fazer as compras e manter seu lado do quarto limpo, descobrir a melhor hora para usar a lavanderia, saber que eu consigo me arrumar em 3 minutos e chegar na aula a tempo, sair para uma caminhada no campus ou jogar vôlei de praia na madrugada, ir a um jogo de futebol americano ou basquete, esculpir sua primeira abóbora, road trips de última hora… encontrar pessoas vestidas de hot dog pelo campus como se nada estivesse acontecendo, sua professora te oferecer uma carona, festas a fantasia, sorvetes à meia noite…

O que eu posso te dizer que realmente fica na memória vai muito além do que aprendemos na sala de aula, que também é muito importante. O que marca mesmo são todas as outras demais experiências que você vivencia.

Conheci tantas pessoas maravilhosas que realmente fazem dos meus dias os melhores, professores que não somente querem que você saiba como fazer o conteúdo. Esta experiência está sendo uma das melhores da minha vida, e por mais que esteja triste que o primeiro semestre tenha terminado, estou muito animada por tudo o que ainda está por vir!

Muito obrigada, Daqui pra Fora!

Quer realizar o sonho de estudar no exterior e acumular muitas experiências assim? Então preencha o formulário abaixo e vamos conversar para entendermos como podemos ajudar nesse objetivo.

Feira de Universidades 2024

De estudante para estudante!

Conheça mais sobre as universidades no exterior com quem está vivendo essa experiência! Estudantes falarão sobre temas relacionados a universidade onde estão.

Início dia 08/04

19h00

Mentoria em Grupo: As dúvidas mais frequentes sobre Graduação no Exterior.

Por onde começar? Como se preparar? Como conseguir bolsas de estudos? Quais atividades extras devo fazer? Diferenças entre processos seletivos (EUA vs Canadá vs Europa). Etc. Compilamos as dúvidas mais frequentes e vamos respondê-las. Além disso, iremos responder outras dúvidas que surgirem durante a mentoria.

27.03

19h00

Quer receber mais informações sobre Faculdade no Exterior?