Estudantes reunidos em volta da mesa debatendo matéria

7 motivos para se afiliar a uma organização estudantil

Recentemente, a Daqui pra Fora anunciou uma parceria institucional com a BRASA, uma associação de estudantes brasileiros que estão estudando no exterior. Entretanto, poucos alunos reconhecem de imediato os benefícios de participar de uma associação estudantil.

Uma organização estudantil pode ter um impacto positivo tanto durante sua formação acadêmica quanto na sua vida profissional após a formatura.

Reunimos neste artigo 7 motivos importantes para você se afiliar a uma associação estudantil e tirar proveito disso. Acompanhe a leitura até o final. 

7 motivos para se afiliar a uma associação estudantil

Aprenderá mais sobre você mesmo

Afiliar-se a uma organização estudantil irá lhe dar a oportunidade de aprender mais sobre você mesmo, seus objetivos, e suas qualidades.

Você poderá aprender de outros estudantes como lidar com determinadas situações que você ainda não tem conhecimento ou experiência, avaliando também quais são as atividades em que você tem aptidão.

Irá desenvolver soft skills

Já tivemos um post especial aqui no blog sobre soft skills e as organizações estudantis são excelentes oportunidades para você desenvolver habilidades como:

  • Comunicação;
  • Atitude;
  • Liderança;
  • Trabalho em equipe;
  • Ética de trabalho.

Terá oportunidades de criar networking

Dentro de uma associação estudantil, você terá a oportunidade de conhecer diversas novas pessoas, criar novos contatos e construir relacionamentos que podem ser benéficos para você no futuro, podendo gerar futuras oportunidades profissionais. Dentro da própria BRASA, por exemplo, existe uma seção focada em carreiras, dedicada aos seus membros.

Ganhará experiência profissional na prática

Muitos alunos chegam na universidade tendo tido pouca ou nenhuma experiência profissional. Afiliar-se a uma associação estudantil permite ao estudante ter experiências que serão os primeiros passos dentro da futura profissão que irá exercer.

Isso porque geralmente as organizações são muito bem estruturadas, com cargos e atividades relacionadas a determinada área. Você poderá colocar, na prática, os conhecimentos adquiridos em sala de aula, melhorando também o seu currículo.

Aprenderá como lidar com a diversidade

Uma das vantagens de se associar a uma organização estudantil é poder estar em contato com os mais diversos tipos de pessoas, de origens e personalidades diferentes.

Isso aumenta sua habilidade em lidar com a diversidade, o que pode ser fundamental para a sua carreira no futuro. Ao contrário de alguns anos atrás, atualmente as empresas procuram ter ambientes de trabalho diversificados.

Será divertido

Como em qualquer grupo com membros unidos por um mesmo propósito, são altas as chances de você conhecer gente bacana, fazer novos amigos e se divertir no processo!

Neste vídeo, você encontra importantes informações sobre os benefícios de se afiliar a uma associação estudantil

Quer mais informações sobre o que você pode fazer para aumentar suas chances de ter uma ótima experiência estudando no exterior? Preencha o formulário abaixo e converse com a gente

Feira de Universidades 2024

De estudante para estudante!

Conheça mais sobre as universidades no exterior com quem está vivendo essa experiência! Estudantes falarão sobre temas relacionados a universidade onde estão.

Início dia 08/04

19h00

Mentoria em Grupo: As dúvidas mais frequentes sobre Graduação no Exterior.

Por onde começar? Como se preparar? Como conseguir bolsas de estudos? Quais atividades extras devo fazer? Diferenças entre processos seletivos (EUA vs Canadá vs Europa). Etc. Compilamos as dúvidas mais frequentes e vamos respondê-las. Além disso, iremos responder outras dúvidas que surgirem durante a mentoria.

27.03

19h00

Quer receber mais informações sobre Faculdade no Exterior?