9 dicas para fazer uma redação campeã! - Daqui pra Fora | Faculdade nos Estados Unidos, Canadá e Reino Unido

9 dicas para fazer uma redação campeã!

As universidades dos Estados Unidos levam em consideração diversos fatores para avaliar seus candidatos. São eles:

– Notas do Ensino Médio (incluindo também o nono ano);

– Notas no SAT ou ACT, os exames para admissão padronizados (equivalentes ao nosso ENEM);

– Nota do TOEFL, o exame de proficiência em inglês;

– Atividades extracurriculares que o aluno se envolveu durante o ensino médio;

– Cartas de recomendação;

– Redação;

– Entrevista com representante da faculdade (apenas em algumas universidades);

BAIXE NOSSO E-BOOK E DESCUBRA AS VANTAGENS DE FAZER FACULDADE NO EXTERIOR!

A redação é um dos fatores mais importantes na candidatura de um aluno! É através dela que as universidades decidem se o perfil do aluno combina com a identidade da instituição, além de “desempatar” candidatos que já cumprem as exigências acadêmicas necessárias. Assim, através da redação ou personal statement, o aluno poderá se diferenciar dos outros candidatos, mostrando possuir “algo a mais” para os examinadores.

A melhor redação será aquela que permite que o examinador da universidade reconheça as aptidões de escrita do candidato e também as habilidades críticas de avaliar suas experiencias pessoais a partir do seu aprendizado dentro e fora da escola.

Os americanos possuem uma frase que define muito bem como a redação deve ser estruturada: “Don’t tell. Show!”.

O que torna a sua redação marcante e memorável é a história narrada nela. O assunto da história não precisa necessariamente ser algo impressionante, mas o modo como o assunto é apresentado, sim. A narração serve para mostrar sua personalidade de uma forma diferente e original.

Assim, se você deve escrever sobre uma pessoa que marcou sua vida, em vez de dizer que a pessoa foi importante, você deve demonstrar através da narrativa o impacto dessa pessoa sobre você. Isso evita que sua redação seja muito óbvia e sem graça e por isso, quanto mais detalhes, melhor.

Algumas universidades podem ter menos de 10 minutos para ler cada redação, então é essencial que o primeiro parágrafo seja impactante, para que o examinador mantenha o interesse em ler o restante dela. Separamos abaixo 9 dicas para você escrever uma redação campeã!

Redações (1)

ENTRE EM CONTATO COM A DAQUIPRAFORA E FIQUE MAIS PRÓXIMO DO SONHO DE FAZER FACULDADE FORA DO BRASIL!



Comentários