Bolsas de estudo – 5 dicas indispensáveis sobre bolsas em universidades dos Estados Unidos

Um dos pontos de maior interesse para quem deseja fazer faculdade no exterior é relacionado a possibilidade de ganhar uma bolsa de estudos. Os Estados Unidos são reconhecidamente um dos países que mais dão bolsas de estudo a seus estudantes, e há muitos alunos que contam com algum tipo de incentivo por parte da instituição para custear os seus estudos.

Entretanto, por mais incentivadoras que as universidades americanas sejam, conseguir uma bolsa de estudos não é algo tão simples. Por isso, preparamos essa matéria especial com 5 tópicos muito importantes que você precisa saber sobre as bolsas de estudo em universidades dos Estados Unidos.

 

1. ENTENDER QUAIS SÃO OS TIPOS DE BOLSAS DE ESTUDO

Existem diversos tipos de bolsas de estudo dadas pelas universidades. Conhecer esses tipos é muito importante para saber quais bolsas de estudo o estudante estaria qualificado para receber. Os tipos de bolsas são:

– Bolsas acadêmicas

– Bolsas esportivas

– Bolsas por necessidade financeira

– Bolsas artísticas

Preparamos uma matéria especial que explica cada um dos tipos de bolsas de estudo:

CLIQUE AQUI PARA SABER TUDO SOBRE CADA UM DOS TIPOS DE BOLSAS DE ESTUDO!

 

2. ANALISAR QUAIS SÃO OS REQUISITOS NECESSÁRIOS PARA ESTAR QUALIFICADO A RECEBER UMA BOLSA DE ESTUDO

Em geral, para conseguir uma bolsa de estudo, é necessário obedecer alguns requisitos estabelecidos pela universidade. Bolsas acadêmicas, por exemplo, geralmente exigem notas altas nos testes padronizados e no ensino médio; bolsas esportivas e artísticas exigem talento real naquela atividade. É preciso ser muito criterioso com esses requisitos, pois a concorrência pelas bolsas é muito alta! Não obedecer a eles ou estar abaixo da média pode ter impacto em quem tem pretensões de ter uma bolsa de estudos.

 

3. VERIFICAR SE AS BOLSAS DE ESTUDO SÃO VÁLIDAS PARA ESTUDANTES INTERNACIONAIS

Além de analisar os requisitos obrigatórios, uma questão muito importante sobre as bolsas de estudo é saber se elas são válidas para estudantes internacionais. Muitas bolsas são disponibilizadas somente para americanos, ou somente uma quantidade de bolsas está disponível para estudantes internacionais.

 

4. A NECESSIDADE DE BOLSA DE ESTUDO PODE TER IMPACTO EM SUA ADMISSÃO

As universidades dos Estados Unidos possuem formas diferentes de avaliar a necessidade de bolsas de estudo de seus alunos. Isso significa que se o estudante precisa de bolsa de estudos para viabilizar seus estudos, isso pode ter impacto na admissão do aluno na universidade, uma vez que as instituições estabelecem pesos diferentes para a necessidade de bolsa no processo de admissão.

Veja abaixo como as universidades levam em consideração a necessidade financeira do aluno no processo de admissão:

NEED-BLIND

Essas universidades não irão levar em consideração a necessidade financeira do aluno ao avaliá-lo durante o processo de admissão. Ou seja, ele não deixará de ser aceito pelo fato de precisar de bolsa de estudos. A partir dessa aceitação, as universidades “need-blind” se dividem em duas categorias:

Full-need meet – após o estudante ser aceito, essas universidades irão cobrir todas as suas necessidades financeiras. O aluno terá de apresentar a documentação financeira adequada para que a universidade faça uma avaliação e estipule o quanto de ajuda financeira ela dará ao estudante, cobrindo todas as necessidades para que ele possa ser matriculado lá. Nos Estados Unidos, existem somente 5 universidades que não irão considerar a necessidade financeira de alunos internacionais e, ao aceita-los, irão cobri-la: Harvard, Yale, Princeton, MIT e Amherst.

Not Full-need meet – essas universidades não levam em consideração a necessidade financeira do aluno no processo de admissão, mas isso não significa que, ao ser aprovado, ela dará uma bolsa de estudos que a cubra. Esse tipo de avaliação pode causar confusão em muitos estudantes, que pensam que, ao não ter suas necessidades financeiras consideradas durante o processo de application, irão ganhar a bolsa que precisam da universidade. Cuidado!

NEED AWARE

Essas universidades irão levar em consideração a necessidade financeira do estudante durante o processo de application. Baseado nisso, essas universidades se dividem em duas categorias:

Full-need meet – as universidades que utilizam esse critério de avaliação irão levar em consideração sua necessidade financeira durante o processo de application. No entanto, se elas admitirem o estudante, estarão garantindo que irão cobrir todas as suas necessidades financeiras. Existe um número maior de universidades nessa categoria, o que pode tornar a candidatura para essas universidades um pouco mais segura se comparadas às need-blind (full-need meet).

Not Full-need meet – essas universidades irão levar em consideração a necessidade financeira do estudante ao aceita-lo e não dão garantias de que irão dar uma bolsa de estudos em caso dele ser aceito

 

5. EXISTE UMA GRANDE DIFERENÇA ENTRE “DAR CERTO” E “DAR MUITO CERTO”!

A presença de um mentor ou uma consultoria especializada pode ser fundamental para alunos que possuem pretensões de obter bolsas de estudo. É possível conseguir uma bolsa de estudos seguindo as orientações disponibilizadas pela universidade e pela internet? Sim. A questão é que especialistas no assunto podem ajudá-lo a conseguir algo que, por possuir mais conhecimento e experiência, o aluno sozinho não conseguiria. Uma consultoria como a Daquiprafora, com mais de 17 anos de experiência e mais de 2500 alunos que utilizaram nossos serviços, possui a expertise necessária para analisar o perfil do aluno e conseguir as melhores opções de universidade –  e bolsas de estudo – possíveis de acordo com o perfil do aluno.

SE VOCÊ TEM DÚVIDAS SOBRE BOLSAS DE ESTUDO OU SOBRE O TRABALHO DA DAQUIPRAFORA, CLIQUE AQUI E ENTRE EM CONTATO CONOSCO!



Comentários