Estudante de Engenharia com o notebook aberto sobre a mesa.

Saiba como é estudar engenharia nos EUA!

Cursar engenharia é a escolha de um número cada vez maior de estudantes. Além da profissão ser muito valorizada no mercado de trabalho, a Engenharia, independentemente de sua concentração, permite que o estudante trabalhe diretamente com tecnologias altamente avançadas e dá a oportunidade de desenvolver projetos que podem ser benéficos em diversas frentes.

Fazer a graduação de Engenharia nos Estados Unidos pode ser um grande diferencial na carreira, impulsionando a vida do profissional para cargos maiores. Por isso, entender como funciona o curso por lá é importante antes de tomar essa decisão.

Separamos algumas informações que podem ajudar o estudante a se decidir sobre estudar ou não Engenharia nos Estados Unidos. Siga a leitura até o final e fique por dentro!

Como é estudar Engenharia nos Estados Unidos

Estudar engenharia nos Estados Unidos traz muitas vantagens. O país abriga 4 dos 10 melhores cursos de Engenharia do mundo! Além disso, a infraestrutura fantástica que as universidades oferecem e a formação abrangente do currículo americano permite que os futuros engenheiros(as) possam ter conhecimentos gerais sobre diversas áreas – como filosofia, artes, história – que complementam a sua formação.

Apesar dos Estados Unidos requerer 4 anos de graduação para se formar em Engenharia, diferente do Brasil, onde são exigidos 5 anos, a grade curricular é bem mais completa que a grade brasileira. Além das notas, as universidades americanas valorizam muito o aluno por suas atividades extracurriculares.

É possível que ele(a) se envolva no campo de pesquisa científica, faça estágios, trabalhos voluntários nos laboratórios e participe de clubes relacionados a suas áreas de interesse.

Por que fazer faculdade de Engenharia nos Estados Unidos

São muitos os exemplos de universidades americanas que oferecem a estrutura mais completa para estudantes de engenharia. Octavio Heredia, diretor associado da escola de Engenharia da Arizona State University afirmou que: “Os estudantes estão em busca de uma pesquisa interessante e querem ter acesso a esse tipo de pesquisa. A ASU coloca-os em contato com a pesquisa desde o início da graduação.”.

Para Renato Nishikawa, pai de Felipe – aluno Daquiprafora –  conhecer uma universidade foi determinante para ter completa noção da estrutura oferecida pelos Estados Unidos: “Visitamos a Purdue University e a estrutura era fantástica! Eles possuem um boeing com mais de 1M de peças só para a turma de aeronáutica montar e desmontar, corridas de kart com equipes de engenharia. Eles possuem até um aeroporto para a turma de engenharia aeronáutica, com vários aviões, inclusive da força aérea americana. A próxima missão espacial possui três formados em Purdue. Gostamos bastante, a universidade é muito moderna e a cidade muito bem planejada” contou Renato. “Visitei tambem Georgia tech que é simplesmente fantástica e uma das melhores universidades de engenharia.”

Além de todas essas vantagens, fazer faculdade de engenharia nos Estados Unidos te dá a oportunidade de estar próximo das melhores empresas do mundo, que possuem engenheiros e projetos muito renomados.

Empresas como a NASA investem em pesquisas da área de engenharia dentro de universidades e dão a oportunidade de os estudantes aplicarem na prática os conceitos aprendidos em aula.

Victor Venturi, aluno brasileiro que estuda Engenharia na California Institute of Technology – uma das melhores universidades do mundo, de acordo com o ranking THE, falou ao portal G1 sobre sua rotina estudando engenharia e seus colegas.

“Não sou nenhum gênio, sou apenas um aluno esforçado (…) As listas de exercícios são extremamente difíceis, em especial se comparadas com outras universidades em geral. Juntamos um grupo de 5 a 10 amigos e vamos na biblioteca ou no quarto de algum deles e passamos a noite fazendo as listas e trabalhando nelas. É de fato muito difícil, mas, em geral, é bastante divertido”.

Se você deseja aprender na prática, participar de pesquisas e projetos financiados por grandes empresas e ter uma experiência completa de estudo no exterior, estudar engenharia nos Estados Unidos é uma escolha muito acertada a se fazer!

Para saber mais detalhes do curso de engenharia nos Estados Unidos, entre em contato conosco e veja como podemos ajudar você.

Feira de Universidades 2024

De estudante para estudante!

Conheça mais sobre as universidades no exterior com quem está vivendo essa experiência! Estudantes falarão sobre temas relacionados a universidade onde estão.

Início dia 08/04

19h00

Mentoria em Grupo: As dúvidas mais frequentes sobre Graduação no Exterior.

Por onde começar? Como se preparar? Como conseguir bolsas de estudos? Quais atividades extras devo fazer? Diferenças entre processos seletivos (EUA vs Canadá vs Europa). Etc. Compilamos as dúvidas mais frequentes e vamos respondê-las. Além disso, iremos responder outras dúvidas que surgirem durante a mentoria.

27.03

19h00

Quer receber mais informações sobre Faculdade no Exterior?