Roommates passando um tempo juntas.

Cinco dicas para a convivência com o companheiro de quarto

Cinco dicas para ajudar na convivência com seu companheiro de quarto, Por Bryan Burnsed do US News

Um dos fatores mais importantes para se adaptar bem em uma universidade no exterior é a harmonia com seu roommate (companheiro de quarto).

Experientes profissionais das universidades dizem que os calouros assim que chegam costumam se preocupar em dar conta de tarefas ou em serem convidados para as melhores festas, mas, na verdade, evitar conflitos com seu roommate é um dos pontos mais importantes para a felicidade do aluno nos seus primeiros meses no campus.

A importância de se dar bem com o roommate

Muitas universidades vão longe tentando ajudar estudantes a encontrar um roommate com quem eles terão sintonia.

A St. Catherine University, em St. Paul, Minnesota, por exemplo, usa um software de análise que funciona como um “buscador de roommate”, que une alunos com preferências e interesses semelhantes.

Outras escolas, como a Franklin W. Olin College of Engineering, em Needham, Massachssets, faz perguntas simples (Você é uma pessoa diurna ou noturna? O quanto você é organizado? Você estuda escutando música?) para tentar formar boas conexões.

Porém, no final das contas, não importa quantos interesses ou hábitos você e seu roommate compartilham. Se você não estiver disposto a dar os passos necessários para se comunicar, certamente vão surgir conflitos quando o nível de estresse subir um pouco.

Você não precisa ser o melhor amigo do seu roommate, mas siga as cinco dicas que os profissionais de moradias universitárias dão para, pelo menos, tornar a relação entre roommates cordial e livre de brigas ou conflitos.

1 – Ligue, não clique!

via GIPHY

Uma vez que você achou ou lhe designaram um roommate através do serviço especializado da sua unievrsidade, tudo bem você procurar por ele no Facebook, mas não o julgue baseado apenas no que você encontrou na Internet ou deixe que esse seja todo o seu contato pré-universidade, dizem os experts.

Telefone para ele simplesmente para se apresentar ou para combinar quem vai trazer a TV ou o frigobar. “Seja mais que um amigo-eletrônico”, diz Donna McGalliard, coordenadora de moradia da Wake Forest University.

“Não confie apenas no Facebook, mensagens de texto, Twitter etc. para conhecer alguém. As pessoas são mais que as fotos que elas postam nas redes sociais.

2 – Não deixe os problemas acumularem

Independentemente do quanto você convive bem com alguém, se você passa a maior parte do tempo fechado num pequeno quarto com essa pessoa, as diferenças entre vocês podem começar a mexer com seus nervos.

Se ele tem um hábito que o incomoda, ou existe algum problema mais sério, tenha logo uma conversa honesta, dizem os especialistas, ou arrisque um longo discurso perto do final do semestre.

“O primeiro a saber sobre um conflito entre roommates deve ser o roommate”, diz David Tuttle, vice-presidente interino de negócios estudantis da Trinity University. “Os alunos valorizam demais as questões e discutem exageradamente quando as coisas se acumulam.”

3 – Vocês não precisam ser melhores amigos

via GIPHY

Há poucos sortudos que criam ligações para toda vida com seus roommates já no primeiro ano da faculdade. Mas, de acordo com especialistas das universidades, essa não é a regra.

A única expectativa que se deve ter nesse momento em relação ao seu roommate é que ele respeite você e o espaço em que vocês vivem. Qualquer coisa além disso é lucro.

“A maioria dos calouros se sentem pressionados a serem os melhores amigos dos seus roommates”, explica Debra Waller-Frederik, diretora de moradia na Mount Saint Mary College, em Newburgh, New York.

“Isso não é necessário nem realista. Eles apenas precisam viver juntos. Se no final, em maio, eles forem grandes amigos, melhor.”

4 – Entre em acordo com harmonia

via GIPHY

Muitos calouros cresceram acostumados com um quarto exclusivo em suas casas. Mas, isso não acontece com quem vai viver no campus, então prepare-se para fazer acordos.

É o que aconselham os especialistas em moradia das universidades. O dar e receber entre você e seu roommate vai acalmar as tensões que podem surgir num quarto compartilhado.

“O segredo é dividir e fazer ajustes que funcionem e com os quais todos se sintam confortáveis”, diz Rick Moreci, diretor do serviço de moradia da DePaul University, em Chicago, Illinois.

Esses acordos não implicam em sacrifícios, e sim em trabalhar juntos para determinar combinados que busquem o bem-estar de todos.”

5 – Estabeleça regras

Embora possa parecer estranho no começo, uma conversa franca com seu roommate nos primeiros dias para estabelecer algumas regras será de grande utilidade no longo prazo. Seja sobre a limpeza do quarto, ouvir música, ou receber amigos, fazer seu roommate saber o que pode deixá-lo desconfortável é muito importante.

“Roommates devem discutir se meninos podem passar a noite, se meninas podem passar a noite”, acredita Matthew Doyly, coordenador de moradias da Hope College, em Holland, Michigan.

“Principalmente se for alguma coisa contra as regras do campus, assegurem-se de ter uma conversa.”

Tem o sonho de fazer faculdade no exterior e poder compartilhar o quarto com um roommate? A Daqui pra Fora pode oferecer a assistência especializada que você precisa.

Preencha o formulário abaixo e converse com um dos nossos especialistas para entender como podemos ajudar.

Feira de Universidades 2024

De estudante para estudante!

Conheça mais sobre as universidades no exterior com quem está vivendo essa experiência! Estudantes falarão sobre temas relacionados a universidade onde estão.

Início dia 08/04

19h00

Entrevista: Aproveitar as Oportunidades

Entrevista com Katia Allevato. Kátia é mãe do Felipe que recebeu um a excelente bolsa para estudar Ciências da Computação em Michigan State University. Ela irá nos contar como foi a jornada do seu filho ao se preparar para se candidatar para as universidades exterior. Contará sobre as oportunidades que Felipe tem aproveitado nestes primeiros anos dentro e fora da universidade. Falará como é experiência de ter um filho estudando no exterior, falará sobre o que mudou na vida dela e quais mudanças e desenvolvimento percebeu no filho.

18.04

19h00

Quer receber mais informações sobre Faculdade no Exterior?