Desenvolvendo os Soft Skills - Daquiprafora | Faculdade nos Estados Unidos, Canadá e Reino Unido

Desenvolvendo os Soft Skills

Nossas habilidades no mercado de trabalho são divididas em duas categorias: “Soft Skills” e “Hard Skills”. As “Hard Skills” são as habilidades técnicas ou funcionais, que estão diretamente ligadas a teorias, práticas e conceitos adquiridos em sala de aula. Já as “Soft Skills” aplicam-se mais as habilidades pessoais e éticas de trabalho como, por exemplo, ter uma comunicação interpessoal eficaz (verbal e não verbal), saber trabalhar em equipe, saber liderar de acordo com o tipo de pessoas envolvidas e ter resiliência.

Atualmente, muitos estudantes e recém-formados acreditam que as “Hard Skills” são as habilidades mais importantes e exigidas pelas empresas e, como consequência, direcionam muito do seu tempo em desenvolver apenas essas habilidades. No entanto, está cada vez mais evidente que um candidato que não tem suas “Soft Skills” bem desenvolvidas está perdendo cada vez mais espaço no mercado de trabalho, pelo simples fato dessas habilidades serem vitais para a capacidade de uma empresa funcionar com eficiência.

Nos Estados Unidos e Canadá o sistema universitário oferece inúmeras oportunidades para que seus alunos desenvolvam suas “Soft Skills” desde o primeiro semestre de faculdade. Aliás, nos dois primeiros anos, a ênfase do sistema é muito mais voltada para desenvolver essas habilidades do que os “Hard Skills”, através das aulas teóricas. Os alunos são expostos a matérias de diversas áreas, as chamadas General Education, e tem a oportunidade de conhecer pessoas com perfis diferentes e assuntos dos mais diversos. Paralelamente a isso, os campus das universidades estão recheados de organizações estudantis, fraternidades, sororidades e clubes que proporcionam o ambiente perfeito para que os estudantes possam desenvolver suas “Soft Skills” durante todo o período de faculdade.

Portanto, aproveite as oportunidades que sua faculdade oferece e desenvolva novas habilidades para se tornar uma pessoa diferenciada, tanto na vida pessoal quanto na vida profissional!



Comentários