Estudante pensando como desenvolver suas soft skills.

A importância de desenvolver as suas Soft Skills

Nossas habilidades no mercado de trabalho são divididas em duas categorias: Soft Skills e Hard Skills. É importante ter clareza sobre esses conceitos nos dias de hoje para saber onde focar as suas energias.

Tanto o mundo acadêmico quanto o mundo profissional precisam de pessoas que tenham Soft Skills bem desenvolvidas para conseguir conviver em sociedade de maneira harmoniosa e realizar bem o seu trabalho.

Qual a diferença entre Soft Skills Hard Skills

As Hard Skills são as habilidades técnicas ou funcionais, que estão diretamente ligadas a teorias, práticas e conceitos adquiridos em sala de aula.

Já as Soft Skills aplicam-se mais as habilidades pessoais e éticas de trabalho como, por exemplo, ter uma comunicação interpessoal eficaz (verbal e não verbal), saber trabalhar em equipe, saber liderar de acordo com o tipo de pessoas envolvidas e ter resiliência.

Atualmente, muitos estudantes e recém-formados acreditam que as Hard Skills são as habilidades mais importantes e exigidas pelas empresas e, como consequência, direcionam muito do seu tempo em desenvolver apenas essas habilidades.

A importância das Soft Skills

No entanto, está cada vez mais evidente que um candidato que não tem suas Soft Skills bem desenvolvidas está perdendo cada vez mais espaço no mercado de trabalho, pelo simples fato dessas habilidades serem vitais para a capacidade de uma empresa funcionar com eficiência.

Nos Estados Unidos e Canadá, o sistema universitário oferece inúmeras oportunidades para que seus alunos desenvolvam suas Soft Skills desde o primeiro semestre de faculdade.

Aliás, nos dois primeiros anos, a ênfase do sistema é muito mais voltada para desenvolver essas habilidades do que as Hard Skills, através das aulas teóricas. Os alunos são expostos a matérias de diversas áreas, as chamadas General Education, e têm a oportunidade de conhecer pessoas com perfis diferentes e assuntos dos mais diversos.

Paralelamente a isso, os campus das universidades estão recheados de organizações estudantis, fraternidades, sororidades e clubes que proporcionam o ambiente perfeito para que os estudantes possam desenvolver suas Soft Skills durante todo o período de faculdade.

Portanto, aproveite as oportunidades que sua faculdade oferece e desenvolva novas habilidades para se tornar uma pessoa diferenciada, tanto na vida pessoal quanto na vida profissional!

Feira de Universidades 2024

De estudante para estudante!

Conheça mais sobre as universidades no exterior com quem está vivendo essa experiência! Estudantes falarão sobre temas relacionados a universidade onde estão.

Início dia 08/04

19h00

Entrevista: Aproveitar as Oportunidades

Entrevista com Katia Allevato. Kátia é mãe do Felipe que recebeu um a excelente bolsa para estudar Ciências da Computação em Michigan State University. Ela irá nos contar como foi a jornada do seu filho ao se preparar para se candidatar para as universidades exterior. Contará sobre as oportunidades que Felipe tem aproveitado nestes primeiros anos dentro e fora da universidade. Falará como é experiência de ter um filho estudando no exterior, falará sobre o que mudou na vida dela e quais mudanças e desenvolvimento percebeu no filho.

18.04

19h00

Quer receber mais informações sobre Faculdade no Exterior?