Jovem que decidiu estudar e trabalhar no Canadá.

É possível um brasileiro estudar e trabalhar no Canadá?

Muitas pessoas buscam por uma oportunidade de estudar e trabalhar no Canadá, uma vez que morar no exterior é uma experiência que não só proporciona benefícios profissionais, mas também pessoais, especialmente em um país que é considerado um dos locais com maior qualidade de vida do mundo.

Morar em outra localidade possibilita o convívio com outras línguas e imersão em uma nova cultura, com diferentes hábitos e costumes, além de permitir o contato com empresas e instituições de ensino estrangeiras, itens muito úteis para a construção de uma carreira profissional de sucesso.

Se você deseja conhecer mais sobre o tema, acompanhe o post para descobrir tudo sobre o Canadá, vamos mostrar para você todos os detalhes. Confira!

Quais são os benefícios de morar no Canadá?

O Canadá é o segundo maior país em extensão territorial, um dos mais seguros do mundo e repleto por uma diversidade cultural incrível.

Por ser um local tão grande, há a possibilidade de morar em grandes centros como Toronto e Vancouver, em cidades mais pacatas e interioranas como a moderna Calgary ou até mesmo em locais que remetem a cultura europeia, como Montreal. Assim, existem opções para todos os gostos!

O local que proporciona uma excelente qualidade de vida aos moradores do país, é também um dos mais receptivos a jovens imigrantes, o que faz com que diversas pessoas o escolham como destino.

Não faltam motivos para que tantas pessoas queiram morar, estudar e trabalhar no Canadá, pois além das questões já mencionadas, o país ainda conta com transporte público acessível, infraestrutura de primeiro mundo, belezas naturais estonteantes, inúmeras opções de lazer e diversas oportunidades de trabalho.

No quesito clima, as estações do ano são bem definidas, com muito frio no inverno e temperaturas que podem chegar a números negativos. Já no verão é possível atingir facilmente os 33 ºC.

No Canadá ainda há a possibilidade de aprender dois idiomas, pois o país conta com mais de uma língua oficial — o inglês e o francês.

Por fim, o custo de vida costuma ser mais em conta do que em outras localidades, o que possibilita viajar por todo o país durante os estudos ou permanência no país.

Como um brasileiro pode estudar e trabalhar no Canadá?

Há algumas possibilidades para os estudantes brasileiros que desejam estudar e trabalhar no país. Confira!

Sistema de ensino

Inicialmente é preciso entender o sistema educacional canadense, que é diferente do que estamos acostumados no Brasil.

Para cursos com menos de 6 meses de duração não é preciso ter o visto de estudante. Nesse caso, é possível contar somente com o visto de visitante, contudo, não há a permissão para trabalhar.

Para poder estudar e trabalhar no país o estudante deve escolher um curso em período integral, com duração de no mínimo 6 meses (não pode ser um programa de aprendizado de idiomas) e a instituição de ensino escolhida deve estar na lista de Designated Learning Institutions.,

Ou seja, a escola precisa ter autorização do governo para oferecer cursos que exigem o visto de estudo (requisito obrigatório para os cursos com mais de 6 meses de duração).

Existem dois tipos de instituições que oferecem os programas: Colleges e Universities. Os Colleges oferecem cursos mais técnicos voltados para uma preparação para o mercado de trabalhocom menor duração (em geral, de 6 meses a 2 anos) e não oferecem diploma de bacharel.

Já a University oferece cursos de maior duração, como bacharelados, mestrados e doutorados, oferecendo diploma de graduação ao final dos, em média, 4 anos de curso.

As universidades canadenses estão no ranking das melhores do mundo e são conhecidas como instituições de prestígio em todos os locais.

Em ambas as instituições (Colleges Universities), as aulas, em geral, se iniciam em janeiro ou setembro, sendo que em algumas escolas ainda há a opção de ingresso no mês de maio.

Mercado de trabalho

Após ser aprovado no processo seletivo e ingressar em uma instituição de ensino o aluno deve solicitar uma Letter of Acceptance (LOA) — carta fornecida pela escola para os alunos que estão matriculados em um curso — para dar início ao processo do visto de estudos com permissão de trabalho.

Com o visto em mãos, os alunos brasileiros (tanto de Colleges, quanto de Universidades) podem trabalhar 20 horas semanais — os estudantes que têm o direito à permissão de trabalho devem respeitar rigorosamente o período máximo de trabalho semanal.

A única exceção é durante o período em que as instituições de ensino entram de férias e os alunos podem trabalhar até 40 horas por semana, enquanto as aulas não retornam.

Os estudantes internacionais que concluem o seu curso em uma instituição de ensino canadense credenciada pelo governo podem permanecer e trabalhar no país com o Post Graduation Work Permit (PGWP) — um visto de trabalho em tempo integral que tem validade de 1 a 3 anos.

Para obter a aprovação do PGWP é preciso solicitá-lo em até 90 dias após a conclusão dos estudos, ainda com o visto de estudante válido. Caso contrário, se perde o benefício e não há mais a possibilidade de requisitá-lo.

No Canadá, o estudante é responsável por buscar por um emprego nos programas de estudo e trabalho.

É comum encontrar emprego na área de serviços, hotelaria e atendimento ao público, e o salário-mínimo no país é por volta de 10,85 dólares canadenses por hora.

Também é possível que o estudante realize estágios em sua área de estudo — o que possibilita que ele arrume um emprego após a formatura de maneira mais fácil.

Como vimos, os brasileiros podem estudar e trabalhar no Canadá de maneira simples, uma vez que o país facilita esse processo. Além disso, o país conta com diversos benefícios, como qualidade de vida, oportunidades no mercado de trabalho e sistema de ensino com excelência.

Assim, o destino se torna uma excelente opção para as pessoas que desejam morar no exterior!

Se você se interessou sobre o tema, continue a visita no blog e descubra como é a vida de um estudante em uma universidade do Canadá!

Feira de Universidades 2024

De estudante para estudante!

Conheça mais sobre as universidades no exterior com quem está vivendo essa experiência! Estudantes falarão sobre temas relacionados a universidade onde estão.

Início dia 08/04

19h00

Mentoria em Grupo: As dúvidas mais frequentes sobre Graduação no Exterior.

Por onde começar? Como se preparar? Como conseguir bolsas de estudos? Quais atividades extras devo fazer? Diferenças entre processos seletivos (EUA vs Canadá vs Europa). Etc. Compilamos as dúvidas mais frequentes e vamos respondê-las. Além disso, iremos responder outras dúvidas que surgirem durante a mentoria.

27.03

19h00

Quer receber mais informações sobre Faculdade no Exterior?