Canadá

Quanto custa estudar em universidade no Canadá?

Muitos estudantes que pensam em fazer uma graduação no exterior consideram o Canadá como uma das possíveis opções. Por se tratar de um país desenvolvido, seguro e de excelência acadêmica, costuma chamar atenção. Mas quanto custa estudar no Canadá?

Estudar no Canadá para o estudante brasileiro pode sair mais barato que na Europa e Estados Unidos por causa do câmbio. Como o dólar canadense normalmente é mais barato, isso pode ser um diferencial. E os atrativos do país da América do Norte têm atraído cada vez mais estudantes.

O Canadá recebeu em 2022 aproximadamente 550.000 estudantes internacionais vindos de 184 países, o que representa um aumento de cerca de 107.000 em relação ao ano anterior. Este número vem crescendo a cada ano e razões não faltam para isso.

Por que estudar no Canadá?

Um dos principais motivos é a excelência acadêmica que atrai tantos novos estudantes para lá. De acordo com o ranking Times Higher Education, o Canadá tem 4 universidades entre as top 100 do mundo:

  • University of Toronto (18);
  • University of British Columbia (40);
  • McGill University (46);
  • McCarter University (85).

E mais 3 entre as 150 melhores: University of Montreal (111), University of Alberta (118)  e University of Ottawa (137).

Mas, além da excelência acadêmica, a qualidade de vida é um grande atrativo do país. O Canadá está frequentemente entre os primeiros colocados nos principais rankings internacionais de qualidade de vida. 

Esses rankings costumar considerar itens como segurança, saúde, educação, meio ambiente e mercado de trabalho, entre outros fatores.

Além disso, o Canadá é considerado um país “mente aberta” e recebe muito bem estrangeiros. É o número 1 na pesquisa HSBC Expat Explorer que avaliou a tolerância da população. Por isso, uma das grandes vantagens de viver lá é se deparar com um ambiente diverso e inclusivo no dia a dia. 

Para se tornar um estudante de uma universidade canadense, é fundamental fazer um bom planejamento, incluindo nele, claro, quanto esta jornada pode custar.

O passo seguinte é adequar o plano ao perfil financeiro da sua família. Vale lembrar que as universidades no Canadá oferecem bolsas de estudos por mérito acadêmico, o que pode diminuir consideravelmente o investimento.

Além disso, é permitido aos alunos internacionais trabalhar 20 horas por semana durante o curso, outro aspecto que pode ajudar em relação às despesas.

A seguir você vai entender melhor o que influencia os valores das universidades no Canadá e saber quanto pode custar esta jornada.  

Neste vídeo, a estudante Ana Letícia Vasconcelos conta um pouco da experiência dela fazendo faculdade no Canadá:

Quanto custa estudar no Canadá?

Quando se pensa no investimento para estudar no exterior, deve-se levar em conta três fatores principais:

  • Tuition (anuidade da faculdade);
  • Moradia;
  • Alimentação.

Eles podem variar muito, dependendo da qualidade acadêmica do curso e da localização da universidade, além do estilo de vida de cada estudante. 

No Canadá, em função destes três fatores, o valor do investimento para estudar em uma universidade pode ficar entre 35 e 85 mil dólares canadenses ao ano, uma larga margem que atende a diversos perfis de famílias. 

Para entender como esta variação funciona por lá, vale ressaltar que no Canadá a reputação acadêmica da universidade é um aspecto importante na definição do valor da anuidade.

Porém, a localização e o curso têm peso maior que em outros lugares, como nos Estados Unidos, por exemplo.

Quanto mais próximas as universidades ficam dos grandes centros, como Toronto, Vancouver e Montreal, por exemplo, mais caras são as tuitions e o custo de vida, geralmente. E quanto mais longe, ambos costumam ser mais baratos.

Para se ter uma ideia, o valor de anuidade, mais acomodação e alimentação na University of New Brunswick (entre 29 e 32 mil dólares canadenses) é menor que o da Toronto Metropolitan University (entre 43 e 50 mil dólares canadenses).

Apesar de New Brunswick ter uma classificação melhor no ranking da Times Higher Education. O motivo principal é que ela fica a 750 km de Montreal e 1.300 km de Toronto, enquanto a Toronto Metropolitan está, claro, em Toronto.

Por isso, vale a pena pesquisar bastante antes de decidir onde aplicar. No Canadá, há ótimas opções um pouco mais distantes dos grandes centros, sempre com excelente nível acadêmico e muita qualidade de vida, que podem se adequar aos mais diversos perfis.

Na pesquisa, é importante observar não só os valores, mas também os cursos oferecidos, a estrutura da universidade, o entorno, como é a vida dos estudantes por lá, entre outros aspectos.  

Se quiser saber mais sobre as universidades canadenses e as suas possibilidades de estudar lá, agende uma consulta com nossos especialistas.

Mentoria em Grupo: Faculdade no Exterior

Planejamento, preparação e bolsas de estudo. Entenda o modelo de ensino, conheça os cursos disponíveis, o passo a passo do planejamento, da preparação e como funcionam as bolsas de estudo.

19.06

19h00

Webinar: Programa de Programa de Preparação Antecipado Daqui pra Fora (Early Guidance)

O que é, como funciona, formato, módulos, tópicos abordados, exemplos práticos, relatórios, controle da evolução, casos de sucesso. Conheça o que é feito, como é feito. Conheça também alguns de nossos mentores.

25.06

19h00

Quer receber mais informações sobre Faculdade no Exterior?