Saiba mais sobre estudar engenharia nos EUA!

Cursar engenharia é a escolha de um número cada vez maior de estudantes. Além da profissão ser muito valorizada no mercado de trabalho, a Engenharia, independentemente de sua concentração, permite que o estudante trabalhe diretamente com tecnologias altamente avançadas e dá a oportunidade de desenvolver projetos que podem ser benéficos em diversas frentes.

Estudar engenharia nos Estados Unidos traz muitas vantagens. Os Estados Unidos é o lar de 4 dos 10 melhores cursos de Engenharia do mundo! Além disso, a infraestrutura fantástica que as universidades oferecem, a formação abrangente do currículo americano permite que os futuros engenheiros(as) possam ter conhecimentos gerais sobre diversas áreas – como filosofia, artes, história – que complementam a sua formação.

CONHEÇA COMO FUNCIONA O SISTEMA DE ENSINO AMERICANO

Apesar dos Estados Unidos requerer 4 anos de graduação para se formar em Engenharia, diferente do Brasil, onde são exigidos 5 anos, a grade curricular é bem mais completa que grade brasileira, já que, além das notas, as universidades americanas valorizam muito o aluno por suas atividades extracurriculares. É possível que ele(a) se envolva no campo de pesquisa científica, faça estágios, trabalhos voluntários nos laboratórios, participe de clubes relacionados a suas áreas de interesse.

São muitos os exemplos de universidades americanas que oferecem a estrutura mais completa para estudantes de engenharia. Octavio Heredia, diretor associado da escola de Engenharia da Arizona State University afirmou que: “Os estudantes estão em busca de uma pesquisa interessante e querem ter acesso a esse tipo de pesquisa. A ASU coloca-os em contato com a pesquisa desde o início da graduação.”.

Para Renato Nishikawa, pai de Felipe – aluno Daquiprafora –  conhecer uma universidade foi determinante para ter completa noção da estrutura oferecida pelos Estados Unidos: “Visitamos a Purdue University e a estrutura era fantástica! Eles possuem um boeing com mais de 1M de peças só para a turma de aeronáutica montar e desmontar, corridas de kart com equipes de engenharia. Eles possuem até um aeroporto para a turma de engenharia aeronáutica, com vários aviões, inclusive da força aérea americana. A próxima missão espacial possui três formados em Purdue. Gostamos bastante, a universidade é muito moderna e a cidade muito bem planejada” contou Renato. “Visitei tambem Georgia tech que é simplesmente fantástica e uma das melhores universidades de engenharia.”

Além de todas essas vantagens, fazer faculdade de engenharia nos Estados Unidos te dá a oportunidade de estar próximo das melhores empresas do mundo, que possuem engenheiros e projetos muito renomados. Empresas como a NASA investem em pesquisas da área de engenharia dentro de universidades e dão a oportunidade de os estudantes aplicarem na prática os conceitos aprendidos em aula.

Victor Venturi, aluno brasileiro que estuda Engenharia na California Institute of Technology – uma das melhores universidades do mundo, de acordo com o ranking THE, falou ao portal G1 sobre sua rotina estudando engenharia e seus colegas: “Não sou nenhum gênio, sou apenas um aluno esforçado (…) As listas de exercícios são extremamente difíceis, em especial se comparadas com outras universidades em geral. Juntamos um grupo de 5 a 10 amigos e vamos na biblioteca ou no quarto de algum deles e passamos a noite fazendo as listas e trabalhando nelas. É de fato muito difícil, mas, em geral, é bastante divertido”.

Se você deseja aprender na prática, participar de pesquisas e projetos financiados por grandes empresas e ter uma experiência completa de estudo no exterior, estudar engenharia nos Estados Unidos é uma escolha muito acertada a se fazer! Para saber mais detalhes do curso de engenharia nos Estados unidos, entre em contato conosco!

FAÇA O TESTE E DESCUBRA SUAS CHANCES DE ESTUDAR NO EXTERIOR



Comentários