Estudante reagindo por saber que faculdades americanas não toleram plágio.

Plágio em universidades americanas é inadmissível

Um dos diferenciais do sistema educacional nos Estados Unidos e Canadá é a valorização da independência e da dedicação ao estudar. Para eles, além das aulas presenciais, em que os professores ensinam propriamente o conteúdo, é extremamente importante e valorizado o modo como o aluno se comporta e se empenha fora da sala de aula.

A exigência é que o aluno permaneça sempre conectado ao conteúdo que é mostrado em classe. Portanto, um estudante de universidade americana ou canadense terá sempre uma alta carga de deveres de casa, trabalhos, projetos e artigos, pois todo o método educacional lá é feito para que o aluno se desenvolva ao máximo.

Sendo assim, não é surpresa que as universidades americanas e canadenses têm tolerância zero em relação ao plágio. E estamos realmente falando sério nesse sentido!

Como universidades americanas e canadenses lidam com o plágio

Toda universidade americana ou canadense possui uma política muito clara com relação ao plágio, para todas as matérias, em todos os anos, sempre dita já no primeiro dia de aula.

Ser pego plagiando qualquer coisa significa uma punição muito grave, que varia de faculdade para faculdade, mas que geralmente resulta em uma nota F (ou zero) naquela matéria, e a possibilidade de expulsão da faculdade em caso de reincidência. Em algumas faculdades, a expulsão pode ser até imediata!

BAIXE NOSSO E-BOOK E DESCUBRA AS VANTAGENS DE FAZER FACULDADE NO EXTERIOR!

No Brasil, tanto no ensino médio quanto na faculdade, é muito comum os alunos construírem textos retirando as partes mais interessantes de diversas fontes, montando um só trabalho que reúne diversos fragmentos.

Não é toda escola ou faculdade que possui uma política tão rígida com relação a plágios, o que leva os alunos a serem menos sensíveis com relação a execução de um trabalho.

Claro que há exceções, principalmente em universidades, mas em geral, o sistema brasileiro de ensino é bem mais flexível com relação a isso.

Nos Estados Unidos e Canadá, essa possibilidade não existe! Os trabalhos devem ser escritos inteiramente pelo aluno, tendo máxima atenção ao usar uma referência ou a citar qualquer fonte externa.

Como funciona a fiscalização do plágio?

As faculdades geralmente exigem que os trabalhos sejam publicados em ferramentas antiplágio, como o site Turnitin.com. Após publicado, seu trabalho receberá uma porcentagem de plágio, que é a quantidade de textos ou frases que já foram escritas de forma idêntica na internet ou de livros.

Esses sistemas são muito eficientes, pois informam com precisão de onde foi retirada aquela determinada parte do texto. Geralmente os professores exigem uma porcentagem máxima que cada atividade pode atingir (nunca maior que 15%) e, se seu trabalho ultrapassar essa porcentagem, você receberá automaticamente zero, e responderá pelo plágio.

Além do plágio, ser pego colando é algo que também pode acarretar em advertência e expulsão da faculdade, além da reprovação certa na atividade em que for pego.

Ao contrário do Brasil, colar e plagiar, no geral, são ações reprovadas pelos próprios alunos, que geralmente não colaboram e até denunciam os estudantes que fazem isso.

O sistema americano e canadense é muito rígido nessas questões porque a meritocracia é extremamente valorizada por lá. Os alunos que possuem notas altas são muito bem vistos dentro das instituições, e os professores costumam, inclusive, indicá-los para diversas oportunidades profissionais.

Ou seja, esses alunos realmente trabalharam duro para isso, estudaram e se dedicaram bastante para estarem entre os melhores. Nos Estados Unidos e Canadá, é inadmissível um aluno receber mérito pelo trabalho de outros, sendo que o foco na universidade, além do desenvolvimento acadêmico, é também o desenvolvimento pessoal e profissional.

Portanto, se você é um aluno que está atualmente nos Estados Unidos ou possui planos de estudar lá, lembre-se: faça valer cada segundo da sua experiência e se dedique aos estudos!

Você não irá querer estar na pele de um aluno que é pego plagiando ou colando.

Tem vontade de estudar no exterior e precisa de assistência especializada para realizar esse sonho? A Daqui pra Fora pode auxiliar durante todo o processo! Preencha o formulário abaixo e vamos começar uma conversa.

Feira de Universidades 2024

De estudante para estudante!

Conheça mais sobre as universidades no exterior com quem está vivendo essa experiência! Estudantes falarão sobre temas relacionados a universidade onde estão.

Início dia 08/04

19h00

Webinar: Intercâmbio & Graduação no Exterior – Mitos e Verdades

Fazer intercâmbio ajuda a entrar nas faculdades no exterior? O processo seletivo é o mesmo para quem fez e quem não fez intercâmbio? E se eu fizer o Ensino Médio inteiro no exterior? E se eu fizer o último ano fora e me formar? E se eu tiver o diploma norte americano, é melhor? Tenho mais chances? E quanto as bolsas? Aumentam as chances de bolsa? Nesse webinar vamos tirar as principais dúvidas que recebemos nos últimos anos quanto o tema é Intercâmbio & Graduação no Exterior.

25.04

19h00

Quer receber mais informações sobre Faculdade no Exterior?