Estados Unidos

Quanto custa fazer faculdade nos Estados Unidos?

Entre as 10 melhores universidades do mundo, 7 estão nos Estados Unidos, de acordo com o ranking Times Higher Education (THE). E entre as top 50 do mesmo ranking, quase metade, 23, são universidades americanas.

Ensino e pesquisa são muito valorizados no país, as universidades recebem muito investimento, e, portanto, oferecem o que há de melhor em termos de estrutura e de ambiente acadêmico aos seus alunos. Não faltam motivos, portanto, para que elas sejam as mais procuradas por estudantes do mundo inteiro.

Como estudar em uma universidade dos Estados Unidos?

Para se tornar  aluno de uma destas universidades, o primeiro passo é fazer um bom planejamento, já que vários fatores devem ser cuidados para que o projeto de estudar nos Estados Unidos se concretize.

Parte importante deste planejamento é pensar no investimento a ser empregado nos 4 anos de curso. É preciso ter uma ideia de quanto pode custar a jornada e adequar os valores às suas possibilidades, lembrando que há, inclusive, chances de bolsas de estudos. 

Para ajudar neste planejamento, é fundamental entender o que influencia esses valores e quais são as principais variáveis que determinam estes números, que é o que você vai ver a seguir. 

Quanto custa estudar em uma universidade nos Estados Unidos? 

O maior gasto para quem vai estudar fora, geralmente, é com a tuition, ou seja, a anuidade da faculdade. Mas, quando se pensa no projeto como um todo, é preciso incluir no planejamento outros itens importantes, como moradia e alimentação (Room and Board). 

Nas universidades americanas, o valor do investimento anual, incluindo Tuition, Room and Board, pode variar de U$ 30 mil a U$ 80 mil, aproximadamente. 

O valor muda em função de vários fatores. Basicamente, a combinação entre reputação acadêmica, localização e se a universidade é pública ou privada, determina o valor do investimento.

Nos Estados Unidos, diferentemente do que acontece no Brasil, universidades públicas e privadas são pagas. As públicas são mais baratas, se comparadas às universidades privadas com as mesmas características.

Em compensação, as universidades privadas geralmente oferecem mais possibilidades de bolsas de estudos, seja por mérito acadêmico ou por necessidade financeira. 

Quanto à localização, geralmente as universidades que ficam nos grandes centros ou bem próximas a eles, como Nova York, Los Angeles, São Francisco e Boston, por exemplo, têm um custo superior às de lugares considerados menos centrais.

Para saber sobre a reputação acadêmica, os rankings são as melhores fontes. Entre os principais e mais prestigiados estão o THE, o US News e o QS.

Para se ter uma ideia, o valor da tuition, moradia e alimentação na North Carolina University at Chapel Hill, universidade pública considerada pelo US News a 29a melhor do país, é cerca de 40% inferior à de Pepperdine University, em Malibu (Califórnia), universidade privada classificada pelo mesmo ranking como a 55a do país.

Portanto, durante o planejamento, é fundamental pesquisar o perfil da universidade, levando em conta estes fatores. E, a partir dos dados que você obtiver, adaptar o plano ao orçamento da sua família. 

Bolsa de estudos

É importante saber que as universidades americanas são as que mais oferecem bolsas de estudos no mundo. E as oportunidades são maiores nas universidades particulares. 

Há vários tipos de bolsas nos Estados Unidos. Entre elas estão as bolsas por mérito acadêmico e as bolsas por necessidade financeira. Nos dois casos, é fundamental ser um aluno que se destaca academicamente (tanto na sua escola quanto nas provas exigidas) e isso deve estar claro no seu application.

Há ainda a bolsa por mérito esportivo, para atletas, e por mérito artístico, oferecidas a quem pretende fazer curso ligado às áreas de artes e que se destacam no seu segmento.

Por isso, conhecimento é primordial durante o planejamento. É preciso pesquisar e seguir as orientações exigidas, sempre alinhando as informações às suas possibilidades e expectativas e seguindo os passos necessários.  

A Daqui pra Fora já orientou mais de 3.500 estudantes brasileiros em processos seletivos para universidades no exterior. Desde 2001, nossos alunos já conquistaram mais de R$ 700 milhões em bolsas de estudos.

Em 2022, 55% dos alunos Daqui pra Fora receberam algum tipo de bolsa, que representaram um valor total de R$ 130 milhões.

Quer saber mais sobre como estudar em uma universidade americana? Preencha o formulário abaixo para conversar com a gente. 

Mentoria em Grupo: Vestibulares & Applications

Fazer vestibulares no Brasil e em paralelo se candidatar para as universidades do exterior. Linha do tempo de preparação, o que fazer e quando fazer e fases do ano das candidaturas. Prioridades; Testes: SAT / ACT / AP Tests / TOEFL / IELTS-UKVI/ DELE / SIELE, Seleção das universidades; Valor das universidades e oportunidades de bolsas; Benefícios de se planejar; etc.

07/05

19h00

Mentoria em Grupo: Erros mais Comuns nas Redações e Cartas de Recomendação

Quantas Cartas de Recomendação são necessárias, para quais professores devo pedir? Posso/Devo enviar cartas extras? Redações: Exemplos de temas mais frequentes. Estrutura. Redações no Brasil Vs Essays. Erros mais comuns.

09.05

19h00

Quer receber mais informações sobre Faculdade no Exterior?