Jovem sentada na biblioteca estudando de maneira focada.

Como melhorar a produtividade de seus estudos em 5 passos

A fase final do Ensino Médio é um período cheio de atividades e desafios. Isso vale para quem vai fazer vestibular, para quem está se preparando para estudar no exterior e mesmo para quem ainda está em dúvida se fica por aqui ou se vai fazer faculdade fora.

Tanto o vestibular quanto o processo seletivo no exterior, que é holístico e leva em conta vários aspectos da vida do estudante, dentro e fora da escola, exigem muito do candidato.

Apesar do cansaço e da ansiedade que envolvem este período, é fundamental se manter focado e estudar. O sucesso nessa jornada depende muito disso. O melhor caminho, então, é pensar em como aumentar a produtividade, ou seja, como fazer o tempo de estudo render mais e, com isso, melhorar seu desempenho.

5 dicas para seu tempo de estudo render mais

Se a ordem é aumentar a produtividade nos estudos, tudo deve girar em torno de organização e planejamento. Seja em relação ao tempo ou às próprias atividades, quanto mais organizado você for, melhor será o aproveitamento do seu tempo e dos seus recursos.

Por isso, preparamos algumas dicas que podem ajudar você a otimizar o seu tempo e, assim, melhorar seu desempenho nos estudos.

Elabore um cronograma de estudos

Levando em conta os prazos que você tem para estudar para provas e exames, identifique suas prioridades e estabeleça metas. A partir daí, é fundamental montar um cronograma com as tarefas a serem desenvolvidas para atingi-las.

Procure mensurar um tempo para atingir cada uma das metas, matéria por matéria. Assim, você não deixa conteúdo acumular.

Lembre-se de pensar em todas as suas atividades, inclusive as extracurriculares, na hora de estabelecer os horários. Com o tempo, você vai avaliando se está dando certo e pode ir fazendo ajustes.

Se for feito um planejamento com antecedência, é perfeitamente possível dar conta das demandas do vestibular e dos processos seletivos no exterior.

Desligue-se de tudo que puder ser distração

Não adianta nada ter um plano de ação baseado em um belo cronograma se na hora de executar você não estiver com a cabeça exclusivamente voltada para as tarefas que tem que cumprir.

Por isso, quando for estudar, elimine da frente tudo que puder tirar o seu foco. O ideal é manter os aparelhos eletrônicos longe, para não cair na tentação das redes sociais. Mas o computador é muitas vezes indispensável, então o negócio é ter mesmo disciplina.

Procure um lugar e um horário onde haja o mínimo de possibilidades de ser interrompido por outras pessoas.

Vale a pena, inclusive, quando o momento exigir muita imersão, mudar o status do WhatsApp alertando os seus contatos para não incomodar e agradecendo a compreensão deles, claro.

Perceba quando você produz mais e use isso a seu favor

As pessoas geralmente têm um período do dia onde se sentem mais ativas e produzem mais e melhor. Alguns preferem trabalhar de manhã, outros no fim da tarde ou à noite, enfim…

Procure se conhecer e usar o seu “horário de pico” para estudar as matérias que exigem mais atenção e concentração.

Inclua uma boa alimentação e atividade física no seu dia a dia

Não é só para ter bom desempenho nos esportes que o nosso corpo precisa estar em forma. Para raciocinar, criar, produzir intelectualmente no melhor nível, nosso organismo tem que estar saudável, alerta e pronto para responder aos desafios.

Por isso, é indispensável nesse período uma boa alimentação, bem balanceada, com nutrientes saudáveis, e fazer atividade física regularmente.

A atividade física, além de trazer mais disposição e saúde, ainda ajuda a quebrar um pouco a rotina mais rígida dos estudos. Escolha a que te dá mais prazer e inclua no seu calendário semanal.

Identifique e estabeleça uma técnica de produtividade

Para que dentro do cronograma estabelecido o tempo dedicado aos estudos seja o mais produtivo possível, vale a pena pensar em estabelecer uma técnica de produtividade, para ajudar a manter o foco.

Existem várias técnicas disponíveis. Cada um deve escolher a que mais se adapta ao seu perfil como aluno. Uma das mais conhecidas e aplicadas entre estudantes é a Pomodoro.

Ela propõe o uso de intervalos de tempo curtos, com pequenas pausas, em vez de longas horas de trabalho ininterrupto.

O criador dessa técnica se baseou na teoria de que fluxos de trabalho divididos em blocos podem melhorar a agilidade do cérebro e estimular o foco.

A ideia é trabalhar por um período de 25 minutos e fazer um intervalo de 5 minutos. Quando isso for feito 4 vezes, acontece uma pausa mais longa, de 15 a 30 minutos, e mais uma série igual recomeça.

Uma das razões de essa técnica funcionar bem é porque o cronômetro cria um senso de urgência e isso inspira o aluno a realizar o máximo em um determinado período de tempo. E depois ele tem um tempo para relaxar e recomeçar o trabalho.

Agora que você já entendeu como é importante planejar e se organizar para aumentar a produtividade nos estudos, venha saber mais sobre como a Daqui pra Fora pode te orientar na preparação da melhor candidatura possível para as faculdades no exterior, aumentando muito suas chances de sucesso e te orientando onde focar as energias.

Mentoria em Grupo: Vestibulares & Applications

Fazer vestibulares no Brasil e em paralelo se candidatar para as universidades do exterior. Linha do tempo de preparação, o que fazer e quando fazer e fases do ano das candidaturas. Prioridades; Testes: SAT / ACT / AP Tests / TOEFL / IELTS-UKVI/ DELE / SIELE, Seleção das universidades; Valor das universidades e oportunidades de bolsas; Benefícios de se planejar; etc.

07/05

19h00

Mentoria em Grupo: Erros mais Comuns nas Redações e Cartas de Recomendação

Quantas Cartas de Recomendação são necessárias, para quais professores devo pedir? Posso/Devo enviar cartas extras? Redações: Exemplos de temas mais frequentes. Estrutura. Redações no Brasil Vs Essays. Erros mais comuns.

09.05

19h00

Quer receber mais informações sobre Faculdade no Exterior?