O processo seletivo para fazer faculdade nos Estados Unidos é bem diferente do vestibular brasileiro!
As universidades americanas levam em consideração 7 fatores ao analisar a candidatura de um aluno:
– Notas do Ensino Médio (incluindo também o nono ano);
– Notas no SAT ou ACT, os exames para admissão padronizados (equivalentes ao nosso ENEM);
– Nota do TOEFL, o exame de proficiência em inglês;
– Atividades extracurriculares que o aluno se envolveu durante o ensino médio;
– Entrevista com representante da faculdade (apenas em algumas universidades);
As universidades dos Estados Unidos avaliam todos esses fatores porque elas querem ter uma visão muito mais completa de quem o estudante é, sua história de vida, seus interesses e suas motivações.
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Como é possível perceber, alguns desses fatores precisam ter atenção especial desde o início do ensino médio: por exemplo, o aluno não terá a possibilidade de “voltar no tempo” e mudar as suas notas do primeiro e segundo ano do ensino médio (a candidatura geralmente é feita no 3º ano) e também pode perder a chance de se envolver em atividades extracurriculares que engrandeçam mais seu perfil acadêmico.
Além disso, o estudante pode também cometer o erro de escolher faculdades que não tenham nada a ver com seu perfil, ou aplicar para universidades que ele não terá chances reais de admissão, correndo o risco de comprometer anos de esforço por não realizar um planejamento adequado e realista.
Portanto, os estudantes que iniciam sua preparação no nono, primeiro ou segundo anos de ensino médio possuem um período maior para planejar sua candidatura com calma e antecedência, usar bem o tempo e obter bastante informação.
Os alunos que iniciam sua preparação no nono, primeiro e segundo anos do ensino médio possuem as seguintes vantagens:
– Poderão saber mais sobre o processo de candidatura antecipadamente, suas etapas e o que fazer em cada uma delas;
– Poderão ter uma visão mais madura sobre si próprios, seus objetivos e motivações;
– Poderão se envolver em muitas atividades extracurriculares que irão melhorar sua candidatura;
– Irão planejar melhor seu tempo livre, principalmente no período de férias;
– Poderão identificar quais universidades estão mais de acordo com seu perfil;
Há muita coisa a ser feita! Como se trata de um planejamento de médio a longo prazo, a presença de um mentor durante o ensino médio pode ser fundamental!
Ter um especialista para orientar o aluno em cada uma das etapas não só permite que o estudante saiba tudo o que é necessário fazer com antecedência e excelência, mas também permite que ele tenha uma preparação específica e de acordo com o seu perfil e seus objetivos, principalmente para os fatores mais subjetivos, recebendo orientação profissional de alguém que entende do assunto e já passou por todas essas fases.
DO EARLY GUIDANCE PARA HARVARD: VEJA CASOS DE SUCESSO DA PREPARAÇÃO ANTECIPADA
Recomendamos fortemente aos estudantes que pretendem se candidatar ter algum tipo de mentoria durante o ensino médio. Na Daquiprafora, temos um programa específico de preparação antecipada, o Early Guidance, em que o estudante recebe orientação especializada que pode ser iniciada a partir do nono ano. Todos os nossos mentores são alunos ou ex-alunos de universidades do exterior. Veja mais abaixo:
[pdf-embedder url=”http://daquiprafora.com.br/wp-content/uploads/2017/09/Cópia-de-Early-Guidance.pdf” title=”Cópia de Early Guidance”]
Veja abaixo algumas faculdades onde os alunos que fizeram o Early Guidance da Daquiprafora foram aprovados:
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