Apoio além da candidatura para uma Faculdade no Exterior

Depois da alegria da conquista, chega a hora de fazer as malas e começar uma vida nova em uma universidade no exterior. Vida nova mesmo! Para quem vai e para quem fica. Pais e filhos vivem um momento novo, diferente, uma mistura muito particular de emoções.

O momento da mudança merece atenção e muitas vezes apoio especial. Nessa hora, a Psicologia Intercultural é um instrumento importante e o suporte de um profissional especializado pode fazer toda a diferença.

A Psicóloga Intercultural trabalha nessa nova etapa da jornada no sentido de ajudar os alunos a conviverem diariamente com pessoas de outras culturas e com a distância de casa, fazendo com que o processo de adaptação deles (e dos pais) seja produtivo, inteligente, positivo e de muita qualidade, mesmo sendo cheio de desafios.

Meu filho foi admitido na universidade. E agora?

Pais e filhos caminharam juntos durante todo a jornada de preparação e candidatura para a universidade. Agora chegou o momento da separação. Os filhos vão para um lugar novo, distante, diferente. Os pais ficam, mas também vivem uma nova jornada.

A Daqui pra Fora conhece bem essa fase e continua totalmente à disposição dos alunos e das famílias após a admissão na universidade. Por isso, conta com uma profissional especializada em Psicologia Intercultural, que atua diretamente com pais e estudantes, antes e depois do início das aulas.

Ela vai ajudar a entender e superar os desafios que surgem nos primeiros meses de adaptação e fazer com que esse período seja o mais tranquilo possível para pais e filhos.

A DpF oferece ainda uma estrutura de eventos, com sessões online antes da viagem que abordam temas importantes na preparação. Nessas sessões são apresentados diversos assuntos, entre eles adaptação, desenvolvimento, networking, planos de saúde, contatos importantes na universidade, o que esperar do dia a dia no campus e autorizações para estágios.

Nem só os estudantes precisam de apoio

O momento é novo para os alunos e também para os pais. A adaptação é necessária dos dois lados. E muitas vezes acontece de os pais também precisarem de ajuda nessa etapa.

A Gabriela Ribeiro, psicóloga intercultural da Daqui pra Fora, está ininterruptamente à disposição das famílias para ajudar com qualquer questão quando necessário.

Várias dúvidas podem surgir para os pais. Não saber exatamente como está sendo a adaptação do filho à nova cultura ou como ele está lidando com as exigências da faculdade, desconhecer como ele está interagindo com professores e colegas, não receber notícias frequentemente ou mesmo perceber algum comportamento diferente no filho e não conseguir ajudar, tudo isso pode gerar uma certa insegurança e ansiedade. E ainda tem a questão da própria ausência do filho em casa.

Além de dar conforto e acolhimento nesses casos, a psicóloga reforça com os pais como eles podem ajudar no crescimento pessoal do filho. Afinal, esse é um dos objetivos dessa experiência. Querer resolver os problemas daqui do Brasil certamente não é um bom negócio quando se trata de desenvolvimento da autonomia dele.

Lá do outro lado, o aluno também tem o canal totalmente aberto com a Gabriela. Se a saudade bater muito forte, se sentir solidão, desânimo, ansiedade, ele pode e deve chamar a psicóloga. Principalmente se estes sentimentos estiverem interferindo na vida acadêmica.

Ela ainda ajuda o aluno a entender que há visões de mundo diferentes, que muitas vezes ele pode aprender com elas e ainda compartilhar o seu melhor com os outros, para que todos ganhem com essa troca.

Às vezes o aluno tem dificuldade de se desligar do Brasil. Ou tem problema para superar a timidez e acaba se isolando na internet para se proteger. São situações em que o estudante acaba deixando de viver experiências maravilhosas. A ajuda nesses casos é muito importante e traz resultados concretos.

Suporte prático aos alunos

O apoio da Daqui pra Fora após a admissão na universidade vai além das questões emocionais. Nossos especialistas oferecem soluções práticas em várias áreas.

Para os pais, por exemplo, damos suporte no processo de pagamento das taxas universitárias. Nesse caso, a família faz a transferência para a Daqui pra Fora e nós fazemos o processo internacional com taxas mais em conta.

Para situações do dia a dia do aluno, o apoio vem em forma de orientações. Não resolvemos o problema para eles. Afinal, eles estão lá também para ganharem autonomia e se desenvolverem no aspecto pessoal.

Várias questões podem aparecer no dia a dia na universidade. Pode ser uma dificuldade de adaptação com o roommate (colega de quarto), por exemplo. O aluno pode estar estranhando a nova companhia, tendo problemas para se entender e não consegue dar uma solução. Nesse caso, nossos especialistas dão dicas e sugestões sobre o que ele pode fazer.

Ainda podem aparecer outras questões, como dificuldade com algum documento, como carteira de motorista ou histórico escolar para estágio. Indicamos onde ele deve ir para resolver.

Em um determinado momento, o aluno pode querer também solicitar transferência de universidade. Ou porque não se adaptou bem aonde está ou porque se desenvolveu muito rápido e quer um desafio maior. Nos dois casos, estudamos a situação e oferecemos a orientação mais adequada.

Cada cuidado conta

Mesmo depois de iniciar a faculdade, o aluno e seus pais podem continuar contando com o suporte da equipe da Daqui pra Fora. O canal está sempre aberto. A Daqui pra Fora acredita que o vínculo não acaba quando o aluno é admitido na universidade ou mesmo quando ele começa a estudar.

O apoio permanece para superar os novos desafios. Converse com os nossos especialistas e saiba mais sobre como funciona essa conexão.

Feira de Universidades 2024

De estudante para estudante!

Conheça mais sobre as universidades no exterior com quem está vivendo essa experiência! Estudantes falarão sobre temas relacionados a universidade onde estão.

Início dia 08/04

19h00

Mentoria em Grupo: Preparação para o SAT

O método que fez nossos alunos aumentarem suas notas em 30% em relação as provas anteriores.

23.04

19h00

Quer receber mais informações sobre Faculdade no Exterior?