Jovem celebrando o visto de estudante para os EUA.

Como obter o visto de estudante para os Estados Unidos

Estudar fora do país — especialmente nos EUA — é o desejo de muitos  brasileiros e um dos passos para que esse sonho se torne realidade é obter o visto de estudante para os Estados Unidos.

No entanto, existem muitas modalidades diferentes de vistos que podem confundir o estudante.

Se você deseja conhecer mais sobre o assunto, acompanhe o post que vamos apresentar como é possível tirar o visto de estudante para os EUA e todos os seus detalhes. Confira!

Tipos de vistos de estudante para os EUA

O visto é uma autorização de entrada em algum país e deve ser solicitado antes da visita ao local. Em geral, os vistos costumam contar com data de validade, atividades que o indivíduo pode exercer, território que pode percorrer e duração da estadia no país, por exemplo.

Os EUA contam com diferentes tipos de vistos, assim, os brasileiros que desejam apenas visitar o país devem obter o visto B2, já quem vai trabalhar precisa ter o visto H-1B, H-2B ou H-3, por exemplo.

visto de estudante para os Estados Unidos pode ser:

  • F-1 para quem deseja estudar inglês ou realizar um curso em uma universidade americana;
  • M-1 para os alunos que forem realizar a matrícula em um programa profissionalizante ou não acadêmico.

visto para estudantes pode ter duração de até 4 anos e quem deve fornecer os documentos que são necessários para a comprovação do vínculo estudantil é a própria universidade ou escola de inglês que o estudante realizar a sua matrícula.

Assim, o primeiro passo de quem deseja obter o visto de estudante para os Estados Unidos é ter a aceitação em uma instituição de ensino americana.

Isso porque, como vimos, o curso que será realizado determina o tipo de visto que o estudante deve solicitar, além de ser preciso apresentar na embaixada americana uma documentação fornecida pela escola.

Como tirar o visto de estudante para os EUA?

Após ser aceito em uma instituição de ensino, o estudante deve preencher e apresentar alguns formulários, como o DS-160, que deve ser feito por todas as pessoas que solicitam um visto americano.

Além disso, também é preciso fornecer outro formulário chamado I-20, que é enviado ao estudante pela própria instituição de ensino em até 4 semanas após a sua matrícula.

Depois de receber o documento, é fundamental conferir itens como nome e demais dados pessoais — se tiver alguma irregularidade, é preciso entrar em contato com a escola imediatamente para evitar problemas —, pois é preciso estar com o formulário em mãos no dia da entrevista e informações divergentes podem dificultar o processo.

A instituição de ensino em que o estudante realizar a sua matrícula ainda é responsável por cadastrá-lo em um sistema dos Estados Unidos chamado SEVIS e para que o cadastro seja efetivado é preciso pagar uma taxa que varia de US$ 180 a US$ 200, a depender do curso que será realizado.

Após seguir todos os referidos procedimentos o aluno, finalmente, pode se cadastrar no site de solicitação de vistos da embaixada dos EUA e requerer o seu visto de estudante.

Para dar continuidade ao processo é preciso seguir os passos indicados, respondendo às perguntas realizadas com sinceridade e informando os dados solicitados.

Por fim, para finalmente obter o visto de estudante, é preciso marcar uma entrevista no consulado americano. Na data agendada, o estudante deve comparecer ao local com todos os documentos necessários, como recibo de pagamento da taxa SEVIS, formulário DS-160, passaporte válido, formulário I-20, dentre outros.

Além disso, no momento da entrevista, é fundamental responder com sinceridade todos os questionamentos para que o visto não seja negado.

É comum que sejam realizadas perguntas como “em qual local você vai morar durante os seus estudos?” e “por qual razão você pretende estudar em determinada escola?” e o estudante deve estar preparado para respondê-las de maneira objetiva e verdadeira.

Também é essencial que o estudante tenha na data da entrevista:

  • Os documentos que comprovem a sua intenção de voltar ao Brasil depois do término do curso;
  • Sua condição de se sustentar financeiramente no país durante o período de estudos;
  • Os documentos que comprovem os seus planos de estudar nos EUA.

Depois da entrevista, nos casos em que há a aprovação do visto, o consulado americano retém o passaporte e o devolve em até 10 dias úteis, sendo que é possível recebê-lo em casa ou retirar no local em dia e horário agendados.

O processo para obter o visto conta com diversas etapas e por essa razão é fundamental realizar todo o procedimento com antecedência.

Além disso, o tempo de espera para as entrevistas pode variar de acordo com a demanda do consulado americano (presente em diversas cidades do Brasil), assim como o prazo para a emissão de vistos pode ser maior.

Dessa maneira, como os vistos de estudantes só podem ser emitidos em até 120 dias antes do início de seu curso, o ideal é iniciar o procedimento assim que for possível.

Como evitar que o visto de estudante seja negado?

A negação do visto de estudante, em geral, está ligada ao perfil do solicitante, uma vez que é preciso justificar por qual razão a pessoa deseja estudar nos Estados Unidos.

Dessa maneira, a estratégia adotada para justificar o visto de estudante é fundamental no processo e, portanto, é preciso ir para a entrevista muito bem embasado, a fim de não deixar dúvidas no oficial consular.

Existem alguns outros fatores que podem levar a uma negação do visto, como quando o estudante não comprova que tem condições de se manter durante o período no país, pois nesses casos o Consulado pode entender que ele pretende trabalhar ilegalmente nos Estados Unidos para custear os seus estudos.

Outro ponto negativo que leva à reprovação é o preenchimento do DS com poucas informações, pois tal documento é fundamental e deve conter todos os dados solicitados, bem como as suas reais intenções no país.

Além disso, é importante que as informações estejam sempre de acordo com o I-20 para que não ocorram problemas na entrevista.

Por fim, outro fator que desfavorece o estudante é o nervosismo, pois em alguns casos o oficial consular pode entender que o indivíduo está tenso porque está mentindo e por essa razão negar o visto. Assim, é importante manter a calma e responder a todas as perguntas tranquilamente.

A fim de evitar problemas (como ter o visto negado), é fundamental contar com uma consultoria especializada nesse tipo de serviço para auxiliar o estudante durante todo o processo.

Se você ainda tem dúvidas acerca do tema, nós podemos auxiliá-lo. Preencha o formulário abaixo e vamos conversar.

Feira de Universidades 2024

De estudante para estudante!

Conheça mais sobre as universidades no exterior com quem está vivendo essa experiência! Estudantes falarão sobre temas relacionados a universidade onde estão.

Início dia 08/04

19h00

Mentoria em Grupo: As dúvidas mais frequentes sobre Graduação no Exterior.

Por onde começar? Como se preparar? Como conseguir bolsas de estudos? Quais atividades extras devo fazer? Diferenças entre processos seletivos (EUA vs Canadá vs Europa). Etc. Compilamos as dúvidas mais frequentes e vamos respondê-las. Além disso, iremos responder outras dúvidas que surgirem durante a mentoria.

27.03

19h00

Quer receber mais informações sobre Faculdade no Exterior?