Estudante se preparando para escrever sua redação em inglês.

A importância da redação em universidades estrangeiras

O processo seletivo para universidades no exterior é bem diferente do brasileiro e é constituído por várias etapas. Um dos critérios muito importante utilizado nas avaliações é a produção de redações ou, como é chamada em inglês, um essay.

Esse essay pode ter temas variados para cada universidade, que serão definidos pela banca de avaliadores e, em geral, tem uma estrutura bem diferente da redações solicitadas nos vestibulares brasileiros.

Algumas redações pedem para que o candidato simplesmente explique o motivo pelo qual escolheu aquela universidade, outras podem pedir a narrativa de um momento marcante em sua vida, outras, uma ideia inovadora do estudante.

O certo é que a redação tem um papel muito importante na application para que a universidade conheça o aluno.

Entenda melhor toda essa importância da redação para universidades estrangeiras.

A importância da redação em universidades estrangeiras

As universidades no exterior costumam selecionar seus alunos com base na semelhança do perfil do estudante com o da instituição. E é na redação que o aluno tem a oportunidade de mostrar quem é.

As redações serão utilizadas principalmente para avaliar candidatos academicamente parecidos. Por isso, um texto bem escrito pode ser o diferencial para que a banca de admissão decida que você merece a vaga, mesmo que suas notas não sejam as melhores. Justamente por esse motivo, a preparação para o essay é fundamental.

Para fazer uma redação de sucesso, você deve dominar a linguagem escrita do inglês, que pode ser muito diferente da conversação. Dominar normas de gramática, entender regras verbais e trabalhar em um bom desenvolvimento de texto são apenas algumas das coisas que você pode aprimorar durante o período de preparação.

Dicas para escrever a redação ideal

Como já vimos, o essay deve receber muitíssima atenção de alguém que quer ingressar em uma universidade fora do Brasil. O texto ideal deve mostrar ao avaliador que você domina a escrita na língua inglesa e é capaz de desenvolver bem um pensamento crítico.

Pensando no seu sucesso, separamos algumas dicas para a produção de uma redação nota 10. Confira!

Escreva, reescreva e escreva de novo

Nada fica perfeito na primeira tentativa. Sabendo do peso que sua redação tem nas suas chances de ser aceito na universidade, você vai querer entregar o melhor trabalho possível. Para isso, não adianta se iludir e achar que vai produzir uma redação perfeita logo na primeira tentativa.

Comece pelo rascunho. Jogue ideias no papel sem compromisso ou altas expectativas. Desse emaranhado de ideias, você vai moldando a ideia principal do seu texto, e aí sim pode partir para a execução.

Trabalhe uma introdução forte

As primeiras palavras da redação são essenciais para atrair a atenção do seu avaliador. As primeiras linhas do texto devem ser dedicadas a transmitir de forma clara a ideia do seu essay. Uma introdução que provoque um efeito wow no leitor garante uma avaliação mais generosa.

É importante lembrar que a redação deve ser estruturada com introdução, desenvolvimento e conclusão. Essa última deve trazer informações coerentes com o apresentado na introdução.

Seja sincero e autêntico

Muitas das redações exigidas por universidades estrangeiras pedem para que o candidato escreva sobre algum aspecto de si mesmo ou de sua experiência de vida. Com isso, resista à tentação de exagerar em informações ou forçar narrativas para melhorar sua imagem.

Os responsáveis por avaliar seu essay são profissionais altamente treinados para tal tarefa. Por isso, toda sua nota pode ser prejudicada se o corretor considerar que a sua narrativa foge do compromisso com a verdade ou está enfeitada demais. Mantenha a autenticidade, seja sincero sobre a sua história e, aí, é só desenvolver uma redação bem estruturada.

Procure por feedbacks

Os feedbacks são elementos essenciais para você saber se está no caminho certo ou se precisa melhorar alguns pontos específicos, como fluidez do texto, organização ou gramática. Receber um feedback sobre o seu texto pode fazer a diferença e facilitar a sua escrita.

Se você tem acesso a um curso de inglês ou professores da língua, procure saber se alguém pode ler e avaliar seu texto antes de seu envio. 

Vamos começar a praticar?

Entender a importância da redação em universidades estrangeiras é fundamental para que você dê o primeiro passo nessa grande mudança na sua vida. Ingressar em uma universidade no exterior não é nada impossível, mas requer planejamento e organização. 

Vale lembrar que o processo de candidatura para essas instituições pode durar mais de um ano, o que dá tempo suficiente para você organizar todos os seus documentos, fazer seus planos e trabalhar para conseguir boas notas e uma redação que sirva como um bom diferencial.

Se você sonha em estudar no exterior e quer saber mais sobre o que essa incrível experiência pode oferecer, preencha o formulário abaixo e vamos conversar sobre as suas opções.

Feira de Universidades 2024

De estudante para estudante!

Conheça mais sobre as universidades no exterior com quem está vivendo essa experiência! Estudantes falarão sobre temas relacionados a universidade onde estão.

Início dia 08/04

19h00

Mentoria em Grupo: Preparação para o SAT

O método que fez nossos alunos aumentarem suas notas em 30% em relação as provas anteriores.

23.04

19h00

Quer receber mais informações sobre Faculdade no Exterior?