Faculdade nos Estados Unidos: 4 pontos importantes que você precisa saber o processo de candidatura

Fazer faculdade nos Estados Unidos é um sonho para muitos estudantes! As universidades americanas estão reconhecidamente entre as melhores do mundo, e a estrutura de ensino permite que o aluno não só receba a melhor educação possível, mas também tenha acesso a diversos tipos de oportunidades dentro do campus que permitem ao estudante uma grande possibilidade de crescimento pessoal, que resultará em um profissional mais completo e preparado para o mercado de trabalho atual.

BAIXE NOSSO E-BOOK E CONHEÇA TODAS AS VANTAGENS DE FAZER FACULDADE NO EXTERIOR

O processo de candidatura para ingressar em uma universidade dos Estados Unidos é bem diferente do brasileiro. No Brasil, basicamente, o estudante será avaliado através do vestibular. Nos Estados Unidos, além dos exames padrão (SAT ou ACT), as universidades americanas também levam em consideração outros seis fatores: as notas do ensino médio (incluindo também o nono ano); a nota no exame de proficiência em inglês, o TOEFL; redações (também chamadas de personal statement); atividades extracurriculares; cartas de recomendação de professores, coordenadores, etc; e em alguns casos, entrevistas com representantes das universidades.

Analisando todos esses fatores, o processo de candidatura americano parece muito complicado, mas com a assessoria adequada, ele pode ser muito mais simples do que parece! E o resultado é incomparável:  de acordo com o prestigiado ranking Times Higher Education, das 100 melhores universidades do mundo, 43 estão nos Estados Unidos; a universidade brasileira mais bem colocada no ranking é a USP, que ocupa uma posição entre 250-300º.

Portanto, se você tem intenção de fazer faculdade nos Estados Unidos, trazemos para você quatro pontos que você precisa saber sobre a preparação e planejamento para fazer faculdade na Terra do Tio Sam!

 

ANALISE ADEQUADAMENTE O SEU PERFIL

Antes de iniciar o processo de candidatura, é muito importante ter uma noção crítica do perfil do estudante, ou seja, analisar o seu desempenho em cada um dos requisitos avaliados pelas universidades americanas. Dessa forma, o aluno consegue realizar um planejamento mais adequado e realista do que irá precisar fazer durante a preparação e candidatura.

 

CONHEÇA AS UNIVERSIDADES E SEUS CRITÉRIOS DE ADMISSÃO

Analisar adequadamente o perfil está diretamente ligado a conhecer todos os requisitos necessários para entrar nas universidades desejadas. Entender o perfil das universidades e quais são as suas exigências permite ao estudante que escolha de forma racional quais universidades irá se candidatar. Portanto, se informar bastante sobre o assunto ou contar com uma assessoria especializada pode ser determinante para que o estudante crie uma lista realista de universidades para se candidatar.

 

ENTENDA COMO FUNCIONAM AS BOLSAS DE ESTUDO e QUANTO IRÁ INVESTIR

Definir quanto a família do estudante poderá investir é muito importante para evitar frustrações. Se o aluno depender exclusivamente de bolsa de estudos para financiar seus estudos, é importante que saiba quais são os tipos de bolsa, os critérios para estar apto para aplicar e os prazos para inscrição. Ser admitido em uma universidade não significa necessariamente que o estudante irá ganhar uma bolsa de estudos. Clique aqui e aqui para ler tudo sobre bolsas de estudo em universidades americanas.

 

PROCURE IDENTIFICAR AS MELHORES OPÇÕES DE UNIVERSIDADE PARA VOCÊ

Mirar universidades muito competitivas e famosas como Harvard e Stanford sem ter chances reais de admissão, ou escolher universidades por conta de amizade ou localização nem sempre pode ser a melhor escolha para o estudante. Existem diversos fatores que o estudante deve levar em consideração, como nível acadêmico do aluno e da universidade, possibilidade de bolsas, custo da universidade, tipo da universidade, clima, cursos oferecidos, etc. Portanto, toda ajuda aqui é fundamental, principalmente para montar uma boa lista de universidades.



Comentários