Garota de camisa xadrez desenhando no quadro branco.

A importância do portfólio para a universidade do exterior

O processo seletivo para universidades no exterior é holístico e vai muito além de uma única prova. E para quem busca um curso relacionado com artes, como moda, arquitetura, design, música, dança, teatro ou cinema, há ainda mais um importante requisito no processo: o portfólio.

A seguir você vai entender a função deste documento na admissão e como fazer dele seu aliado na hora de mostrar o seu melhor para as universidades.

O que é um Portfólio?

O portfólio é o documento visual que ajuda a faculdade a reconhecer o potencial artístico do candidato, seus interesses, suas habilidades e entender por que está escolhendo aquele curso específico.

Trata-se de uma coletânea de materiais já realizados pelo aluno. Traz, portanto, uma carga pessoal muito forte. É a grande oportunidade de mostrar à faculdade quem você é e quem pretende ser como aluno e artista.

Não é um documento padronizado, como o SAT e o TOEFL ou o próprio histórico escolar. Os requerimentos exigidos para o portfólio variam de acordo com a instituição e o curso.

Existem portfólios mais abertos, cujos trabalhos não precisam estar diretamente ligados ao curso (major) do candidato. E há os mais direcionados, com tarefas específicas e pré-determinadas.

Em geral, são solicitados de 8 a 24 trabalhos e é aceito o uso de diferentes técnicas e mídias. Mas lembre-se: cada universidade tem um tipo de exigência. Por isso, é importante conhecer bem cada uma e optar por instituições com exigências que o seu portfólio atenda melhor.

Junto com o portfólio, as universidades geralmente solicitam uma redação (artistic statement), que é um texto de caráter pessoal, onde o candidato fala sobre sua relação com a área, sobre seus trabalhos e por que escolheu o curso ou aquela faculdade.

É importante que o texto e o portfólio estejam em plena sintonia. O que os avaliadores leem na redação deve estar refletido no material apresentado no portfólio.

Qual a importância do portfólio na candidatura?

Por ser um documento de caráter pessoal, que mostra os interesses, as habilidades específicas e o potencial do candidato, o portfólio é um importante diferencial no processo seletivo. Mas tem um peso diferente dependendo do curso e da instituição.

Nas instituições que oferecem diploma de Bachelor in Arts, o aluno concorre com candidatos de outros cursos e o portfólio tem uma importância menor no processo seletivo.

Geralmente universidades maiores, com uma grande diversidade de áreas e cursos, oferecem este tipo de diploma. Nesse caso, o aluno faz matérias básicas no início e mais tarde começa o curso específico na área de artes.

Para cursos com diploma de Bachelor in Fine Arts, o portfólio tem papel fundamental no processo seletivo e é geralmente mais rigoroso nas exigências. Este diploma é oferecido em faculdades menores, com cursos mais práticos, voltados exclusivamente para áreas ligadas a arte (moda, arquitetura, cinema, teatro, dança, música e design).

A importância da preparação

O processo de elaboração do portfólio é de extrema importância e exige uma grande reflexão sobre a escolha dos trabalhos.

Deve ser feito, portanto, com calma e antecedência, antes do segundo semestre do ano da candidatura. O processo inclui muita pesquisa e experimentações e as produções levam tempo para serem concluídas.

Além disso, para ter, por exemplo, 12 trabalhos bons e que façam sentido dentro da proposta do aluno, geralmente o candidato precisa produzir pelo menos 20. Esse processo requer preparação, planejamento e, por fim, as escolhas.

E lembre-se: para apresentar qualidade é preciso treinar. Treinar muito, do mesmo jeito que se estuda para uma prova. É necessário muita determinação e comprometimento, como para qualquer outro documento do processo seletivo.

Por isso, se preciso, aproveite as férias para se dedicar à elaboração do portfólio, não deixe para a última hora.

Dicas para desenvolver seu portfólio

  1. O primeiro passo para elaborar um bom portfólio é produzir muito. Quanto mais produção, mais treino, melhor. Podem ser trabalhos pequenos, rápidos, até rascunhos. Mas a quantidade vai influenciar muito na qualidade.
  2. Reflita sobre o que está produzindo. Escreva textos, tome nota dos processos, registre como você sai de uma ideia e chega a uma realização. Isso vai fazer seu portfólio ter mais sentido e você entender melhor seu próprio trabalho.
  3. É importante mostrar um portfólio com uma gama de experimentações. Seus trabalhos não precisam ser impecáveis ou extremamente técnicos. Nenhuma instituição espera receber um artista pronto. Você está entrando na faculdade para se desenvolver. Os avaliadores estão de olho no seu potencial como artista e como estudante.
  4. Pesquisar é fundamental. Vá atrás de diferentes referências que possam enriquecer o seu produto final. Se sua área é cinema, procure referências, por exemplo, nas artes plásticas, na literatura ou na fotografia. Busque também trabalhos e portfólios de alunos que já estão fazendo o curso que você escolheu.

Como dar conta do desenvolvimento desse conteúdo?

A Daqui pra Fora oferece serviços de consultoria educacional, onde o  aluno pode ter o acompanhamento de um mentor, que trabalha individualmente com cada um no desenvolvimento do portfólio, de acordo com os requisitos de cada universidade para as quais o candidato vai aplicar.

Fale com um dos nossos especialistas para saber detalhes deste serviço e sobre nosso programa completo de preparação para estudar em universidades no exterior, onde trabalhamos muito também outro ponto importante, que são as atividades extracurriculares.

Feira de Universidades 2024

De estudante para estudante!

Conheça mais sobre as universidades no exterior com quem está vivendo essa experiência! Estudantes falarão sobre temas relacionados a universidade onde estão.

Início dia 08/04

19h00

Webinar: Intercâmbio & Graduação no Exterior – Mitos e Verdades

Fazer intercâmbio ajuda a entrar nas faculdades no exterior? O processo seletivo é o mesmo para quem fez e quem não fez intercâmbio? E se eu fizer o Ensino Médio inteiro no exterior? E se eu fizer o último ano fora e me formar? E se eu tiver o diploma norte americano, é melhor? Tenho mais chances? E quanto as bolsas? Aumentam as chances de bolsa? Nesse webinar vamos tirar as principais dúvidas que recebemos nos últimos anos quanto o tema é Intercâmbio & Graduação no Exterior.

25.04

19h00

Quer receber mais informações sobre Faculdade no Exterior?