Jovem sentada na biblioteca estudando de maneira focada.

Como melhorar a produtividade de seus estudos em 5 passos

A fase final do Ensino Médio é um período cheio de atividades e desafios. Isso vale para quem vai fazer vestibular, para quem está se preparando para estudar no exterior e mesmo para quem ainda está em dúvida se fica por aqui ou se vai fazer faculdade fora.

Tanto o vestibular quanto o processo seletivo no exterior, que é holístico e leva em conta vários aspectos da vida do estudante, dentro e fora da escola, exigem muito do candidato.

Apesar do cansaço e da ansiedade que envolvem este período, é fundamental se manter focado e estudar. O sucesso nessa jornada depende muito disso. O melhor caminho, então, é pensar em como aumentar a produtividade, ou seja, como fazer o tempo de estudo render mais e, com isso, melhorar seu desempenho.

5 dicas para seu tempo de estudo render mais

Se a ordem é aumentar a produtividade nos estudos, tudo deve girar em torno de organização e planejamento. Seja em relação ao tempo ou às próprias atividades, quanto mais organizado você for, melhor será o aproveitamento do seu tempo e dos seus recursos.

Por isso, preparamos algumas dicas que podem ajudar você a otimizar o seu tempo e, assim, melhorar seu desempenho nos estudos.

Elabore um cronograma de estudos

Levando em conta os prazos que você tem para estudar para provas e exames, identifique suas prioridades e estabeleça metas. A partir daí, é fundamental montar um cronograma com as tarefas a serem desenvolvidas para atingi-las.

Procure mensurar um tempo para atingir cada uma das metas, matéria por matéria. Assim, você não deixa conteúdo acumular.

Lembre-se de pensar em todas as suas atividades, inclusive as extracurriculares, na hora de estabelecer os horários. Com o tempo, você vai avaliando se está dando certo e pode ir fazendo ajustes.

Se for feito um planejamento com antecedência, é perfeitamente possível dar conta das demandas do vestibular e dos processos seletivos no exterior.

Desligue-se de tudo que puder ser distração

Não adianta nada ter um plano de ação baseado em um belo cronograma se na hora de executar você não estiver com a cabeça exclusivamente voltada para as tarefas que tem que cumprir.

Por isso, quando for estudar, elimine da frente tudo que puder tirar o seu foco. O ideal é manter os aparelhos eletrônicos longe, para não cair na tentação das redes sociais. Mas o computador é muitas vezes indispensável, então o negócio é ter mesmo disciplina.

Procure um lugar e um horário onde haja o mínimo de possibilidades de ser interrompido por outras pessoas.

Vale a pena, inclusive, quando o momento exigir muita imersão, mudar o status do WhatsApp alertando os seus contatos para não incomodar e agradecendo a compreensão deles, claro.

Perceba quando você produz mais e use isso a seu favor

As pessoas geralmente têm um período do dia onde se sentem mais ativas e produzem mais e melhor. Alguns preferem trabalhar de manhã, outros no fim da tarde ou à noite, enfim…

Procure se conhecer e usar o seu “horário de pico” para estudar as matérias que exigem mais atenção e concentração.

Inclua uma boa alimentação e atividade física no seu dia a dia

Não é só para ter bom desempenho nos esportes que o nosso corpo precisa estar em forma. Para raciocinar, criar, produzir intelectualmente no melhor nível, nosso organismo tem que estar saudável, alerta e pronto para responder aos desafios.

Por isso, é indispensável nesse período uma boa alimentação, bem balanceada, com nutrientes saudáveis, e fazer atividade física regularmente.

A atividade física, além de trazer mais disposição e saúde, ainda ajuda a quebrar um pouco a rotina mais rígida dos estudos. Escolha a que te dá mais prazer e inclua no seu calendário semanal.

Identifique e estabeleça uma técnica de produtividade

Para que dentro do cronograma estabelecido o tempo dedicado aos estudos seja o mais produtivo possível, vale a pena pensar em estabelecer uma técnica de produtividade, para ajudar a manter o foco.

Existem várias técnicas disponíveis. Cada um deve escolher a que mais se adapta ao seu perfil como aluno. Uma das mais conhecidas e aplicadas entre estudantes é a Pomodoro.

Ela propõe o uso de intervalos de tempo curtos, com pequenas pausas, em vez de longas horas de trabalho ininterrupto.

O criador dessa técnica se baseou na teoria de que fluxos de trabalho divididos em blocos podem melhorar a agilidade do cérebro e estimular o foco.

A ideia é trabalhar por um período de 25 minutos e fazer um intervalo de 5 minutos. Quando isso for feito 4 vezes, acontece uma pausa mais longa, de 15 a 30 minutos, e mais uma série igual recomeça.

Uma das razões de essa técnica funcionar bem é porque o cronômetro cria um senso de urgência e isso inspira o aluno a realizar o máximo em um determinado período de tempo. E depois ele tem um tempo para relaxar e recomeçar o trabalho.

Agora que você já entendeu como é importante planejar e se organizar para aumentar a produtividade nos estudos, venha saber mais sobre como a Daqui pra Fora pode te orientar na preparação da melhor candidatura possível para as faculdades no exterior, aumentando muito suas chances de sucesso e te orientando onde focar as energias.

Feira de Universidades 2024

De estudante para estudante!

Conheça mais sobre as universidades no exterior com quem está vivendo essa experiência! Estudantes falarão sobre temas relacionados a universidade onde estão.

Início dia 08/04

19h00

Entrevista: Aproveitar as Oportunidades

Entrevista com Katia Allevato. Kátia é mãe do Felipe que recebeu um a excelente bolsa para estudar Ciências da Computação em Michigan State University. Ela irá nos contar como foi a jornada do seu filho ao se preparar para se candidatar para as universidades exterior. Contará sobre as oportunidades que Felipe tem aproveitado nestes primeiros anos dentro e fora da universidade. Falará como é experiência de ter um filho estudando no exterior, falará sobre o que mudou na vida dela e quais mudanças e desenvolvimento percebeu no filho.

18.04

19h00

Quer receber mais informações sobre Faculdade no Exterior?