Aluno usando o computador visualizando as melhores universidades de economia

Conheça as melhores universidades de Economia do mundo

Economia é tradicionalmente um dos cursos mais procurados por estudantes do mundo todo. Hoje em dia, não é diferente. A economia está presente em todo lugar, seja na água que bebemos ou nas mais complexas transações internacionais. Então, destacamos a seguir algumas das melhores universidades de Economia do mundo.

Não importa a área de atuação: empresarial, mercado financeiro, auditoria, políticas públicas, comércio internacional ou outras, uma sólida formação acadêmica pode fazer toda a diferença na vida profissional.

Frequentar uma dessas universidades é certeza de excelente formação, ótima networking, melhores oportunidades de estágio, bem como uma experiência inesquecível ao lado de professores e alunos do mundo inteiro.

De acordo com o QS World University Ranking, dos 10 melhores cursos de Economia do mundo, 7 estão nos Estados Unidos e 3 no Reino Unido. O Canadá tem 2 universidades entre as Top 25 e a Holanda também se destaca com 5 universidades entre as Top 100.

Melhores universidades de Economia do mundo

Melhores universidades da América do Norte

Harvard University – #1

Harvard ocupa a 1a posição no QS World University Ranking das melhores faculdades de Economia do mundo há 3 anos, com conceito máximo em vários quesitos, entre eles empregabilidade e reputação acadêmica.

A universidade está localizada em Cambridge, a poucos quilômetros de Boston, Massachusetts. Além de ser a mais antiga instituição de ensino superior do país, está entre as mais prestigiadas do mundo em termos de ensino e pesquisa.

Aproximadamente 25% dos seus 21.261 estudantes são internacionais. Atualmente o campus comporta 10 faculdades, o Instituto Radcliffe de Estudos Avançados, 2 teatros, 5 museus, além da maior biblioteca acadêmica do mundo.

Entre seus ex-alunos estão 8 presidentes dos Estados Unidos, mais de 30 Secretários de Estado e 45 laureados com o prêmio Nobel. Conheça algumas curiosidades sobre Harvard para aprender mais sobre a instituição.

Massachusetts Institute of Technology (MIT) – #2

Também localizado em Cambridge, Massachusetts, o MIT tem o 2o melhor curso de Economia do mundo, de acordo com o QS World University Ranking.

Quinta melhor universidade do mundo, pelo ranking da Times Higher Education, o MIT é reconhecido internacionalmente pela excelência acadêmica e por ter na inovação o cerne da sua filosofia educacional.

O MIT é organizado em 5 faculdades e o departamento de Economia faz parte da Faculdade de Humanidades, Artes e Ciências Sociais. Ao mesmo tempo, professores do departamento já receberam inúmeros prêmios, incluindo o Nobel, e trabalharam em diversos escritórios da American Economic Association.

O MIT tem um campus diverso e vibrante, com 34% dos seus 11.276 estudantes estrangeiros, além de 1.000 professores também vindos de diferentes países.

Os alunos participam de mais de 500 organizações estudantis, onde podem escolher entre dança, música, teatro, esportes, escrita, entre outros.

A proximidade com a indústria e com a pesquisa ajudou os ex-alunos do MIT a criar mais de 30 mil empresas, 4,6 milhões de empregos e US$ 1,9 trilhão de receita anual.

Por isso, dizem que se houvesse uma nação formada por graduados no MIT, ela seria a 10a maior economia do mundo.

University of British Columbia (UBC) – #22

Segundo o ranking QS World University Ranking, UBC tem a melhor faculdade de Economia do Canadá e o 22o do mundo, a Vancouver School of Economics, além de a universidade estar entre as melhores do país.

Uma das mais antigas instituições de ensino superior do país, UBC oferece mais de 500 cursos de graduação e pós. Ao mesmo tempo, seu campus, reconhecido pela beleza e modernidade, fica no centro de Vancouver, um hub cultural e econômico dentro de uma das cidades com melhor qualidade de vida do mundo.

A boa reputação de UBC se deve a grandes investimentos em pesquisa (mais de 660 milhões de dólares por ano que impulsionam mais de 9.500 projetos por ano) e ótima qualidade de ensino.

Aproximadamente 32% dos seus 52.123 alunos são internacionais. Ex-alunos e professores da UBC já ganharam vários prêmios internacionais. Um deles é Robert Mundell, ex- aluno de Economia da UBC, que em 1999 ganhou o Prêmio Nobel de Economia com sua análise inovadora das taxas de câmbio e política monetária.

Melhores universidades da Europa

London School of Economics and Political Science (LSE) – #5

Uma das principais referências em universidades na área de Ciências Sociais, LSE é a 5a melhor do mundo em Economia, de acordo com o QS World University Ranking.

É reconhecida também como uma das universidades mais internacionais do mundo, com 72% dos seus 10.660 alunos e 46% dos professores e funcionários sendo estrangeiros. Dessa forma, mais de 100 línguas diferentes são faladas no campus.

A LSE está localizada no efervescente centro de Londres, muito próximo a um dos principais centros financeiros e culturais da Europa.

Por isso, está constantemente envolvida em assuntos ligados ao presente e futuro do Reino Unido e do mundo. Lá se formaram 70 parlamentares britânicos e 18 vencedores do Prêmio Nobel, por exemplo.

University of Oxford – #9

Primeira colocada no ranking 2024 da Times Higher Education de melhores universidades do mundo, a University of Oxford tem a 2a melhor faculdade de Economia do Reino Unido e a 9a melhor do mundo, de acordo com o QS World University Ranking.

Localizada na cidade medieval de Oxford, a universidade é a mais antiga do mundo em língua inglesa. É composta por 44 faculdades com 250 cursos de graduação e suas mais de 100 bibliotecas formam o maior sistema de bibliotecas do Reino Unido. Oxford tem 22.000 alunos, aproximadamente metade na graduação e 40% deles internacionais.

Cerca de 5% de todos os pesquisadores acadêmicos do Reino Unido estão em Oxford e a universidade já formou 26 laureados com o Prêmio Nobel, 26 primeiros-ministros britânicos e vários outros líderes mundiais, como por exemplo Bill Clinton e Indira Ghandi.

Tilburg University (TiU) – #36

Uma das principais universidades da Holanda e da Europa, Tilburg se destaca em várias áreas, como Economia, Direito e Psicologia. De acordo com o QS Top Universities Ranking, Tilburg tem o melhor curso de Economia do país e o 36o do mundo.

Visto que está localizada no sul da Holanda, um dos países mais atrativos para estudantes universitários, Tilburg University recebe estudantes de mais de 100 países. Dos 17.376 alunos, 3.105 são internacionais; igualmente, dos 71 cursos que TiU oferece, 48 são em inglês, entre eles, Economia.

O curso de Economia faz parte da Tilburg School of Economics and Management (TiSEM), a maior das 5 faculdades que compõem a universidade.

TiSEM tem 7.000 alunos, entre graduação e pós, 27% deles internacionais, e é reconhecida como uma das principais escolas da Europa em pesquisa e ensino na área de Economia e Negócios.

Tem vontade de estudar em uma dessas universidades? Converse com a gente e veja como podemos a gente pode ajudar você a realizar esse sonho. Preencha o formulário abaixo para começarmos o papo.

Feira de Universidades 2024

De estudante para estudante!

Conheça mais sobre as universidades no exterior com quem está vivendo essa experiência! Estudantes falarão sobre temas relacionados a universidade onde estão.

Início dia 08/04

19h00

Mentoria em Grupo: As dúvidas mais frequentes sobre Graduação no Exterior.

Por onde começar? Como se preparar? Como conseguir bolsas de estudos? Quais atividades extras devo fazer? Diferenças entre processos seletivos (EUA vs Canadá vs Europa). Etc. Compilamos as dúvidas mais frequentes e vamos respondê-las. Além disso, iremos responder outras dúvidas que surgirem durante a mentoria.

27.03

19h00

Quer receber mais informações sobre Faculdade no Exterior?