Estudante universitária que decidiu fazer faculdade na Holanda.

Por que fazer faculdade na Holanda?

A Holanda tem um dos sistemas de ensino superior mais bem conceituados no mundo acadêmico. Não é à toa que tem sido um dos destinos mais procurados por estudantes do mundo todo.

Além da excelência acadêmica, o país conta uma boa qualidade de vida, segurança e inúmeras opções de faculdades em inglês. E o povo holandês ainda é conhecido por ser hospitaleiro com os estrangeiros.

Entenda os motivos que levam muitos estudantes do mundo todo a estudar na Holanda. Confira!

Ensino de excelência na Holanda

Onze das 200 melhores universidades do mundo estão na Holanda, segundo o ranking da Times Higher Education, sendo que 7 delas estão entre as 100 melhores, o que coloca o país em terceiro lugar neste ranking.

As mais bem colocadas são Wageningen University (59a), University of Amsterdam (62a) e Delft University of Technology e Leiden University (empatadas na 67a posição).

A metodologia de ensino PBL (Problem Based Learning), baseada na solução de problemas, é apontada como um dos principais responsáveis pelo bom conceito do ensino superior holandês, considerado de excelência.

Além disso, as turmas em toda as universidades são pequenas, o que facilita o engajamento, aproxima professores e alunos e permite um melhor atendimento às necessidades de cada estudante.

Por que fazer faculdade na Holanda?

Além da excelência acadêmica, o custo-benefício de fazer faculdade na Holanda é extremamente atraente.

É muito difícil estudar em qualquer outro país em uma universidade top 200 do mundo com o valor que se investe para estudar na Holanda. Se o aluno tiver cidadania europeia o custo é ainda mais baixo, quase um terço.

Outro ponto positivo é que o aluno pode trabalhar enquanto estuda (16 horas por semana durante o ano letivo ou full time nas férias). E quando acaba o curso, ele pode continuar no país se aplicar para o Post Study Work Visa. Depois de 5 anos morando lá também pode solicitar residência.

A oferta de cursos em inglês na Holanda é muito grande. É o país da Europa continental que mais oferece curso superior em inglês. Por isso, há uma enorme variedade de cursos para escolher.

Mas sempre é bom o aluno se certificar antes de aplicar se o curso que ele quer é oferecido em inglês na instituição escolhida.

Além da grande oferta de cursos em inglês, a localização, próximo a França, Inglaterra, Alemanha, Rússia, Espanha e outros países, atrai muitos alunos estrangeiros para as faculdades holandesas.

Cerca de 10% dos estudantes das universidades são estrangeiros, propiciando um ambiente multicultural, totalmente alinhado à diversidade do país.

Essa localização privilegiada dá ao aluno ainda a oportunidade de viajar e conhecer lugares e culturas diferentes na Europa.

Apesar de o holandês ser o idioma oficial do país, a maioria da população fala inglês fluente e geralmente domina pelo menos mais uma língua, como francês ou alemão. É, portanto, uma excelente oportunidade de aprender um terceiro idioma.

E claro, convivendo no dia a dia com tanta gente do mundo inteiro em instituições de excelência, é impossível não construir um networking superpotente.

Processo seletivo e sistema de ensino

O processo seletivo para fazer faculdade na Holanda se parece muito com o do Reino Unido.

Basicamente, os alunos enviam o histórico escolar do Ensino Médio e fazem prova de proficiência em inglês (TOEFL ou IELTS). Na Holanda o candidato aplica para um curso específico. Isso significa que ele vai concorrer apenas com candidatos que pretendem fazer aquele mesmo curso que ele.

International Business, Ciências da Computação, Business Administration, Engenharia, Economia, Comunicação e Psicologia são alguns dos cursos oferecidos. Há inúmeros outros. A concorrência varia de acordo com o curso e com a instituição.

Em alguns casos, pode ser exigida uma prova específica, cujo conteúdo é ligado ao curso escolhido. E ainda, também dependendo do caso, o aluno pode ter que escrever uma redação, passar por entrevista ou enviar portfólio.

Uma vez aceitos, estudantes  internacionais que não têm diploma europeu no Ensino Médio fazem quatro anos de curso, sendo que o primeiro é o Foundation. É um ano básico, que introduz o aluno ao sistema europeu de ensino e prepara para os próximos 3 anos de faculdade.

Há dois tipos de universidades na Holanda, as de pesquisa e as de ciências aplicadas. As primeiras são mais centradas em pesquisas acadêmicas e as de ciências aplicadas têm um caráter mais profissionalizante, onde o conhecimento é mais aplicado na prática. Em todas, o aluno adquire o diploma de bacharel.

Fazer faculdade na Holanda é, portanto, uma excelente opção para quem busca desenvolvimento pessoal e profissional, baseada em excelência acadêmica, networking potente e grande experiência multicultural, tudo com excelente custo-benefício.

Se interessou e quer saber mais sobre como fazer faculdade na Holanda? Preencha o formulário abaixo e converse com nossos especialistas. Eles estão à disposição para ajudar.

Feira de Universidades 2024

De estudante para estudante!

Conheça mais sobre as universidades no exterior com quem está vivendo essa experiência! Estudantes falarão sobre temas relacionados a universidade onde estão.

Início dia 08/04

19h00

Entrevista: Aproveitar as Oportunidades

Entrevista com Katia Allevato. Kátia é mãe do Felipe que recebeu um a excelente bolsa para estudar Ciências da Computação em Michigan State University. Ela irá nos contar como foi a jornada do seu filho ao se preparar para se candidatar para as universidades exterior. Contará sobre as oportunidades que Felipe tem aproveitado nestes primeiros anos dentro e fora da universidade. Falará como é experiência de ter um filho estudando no exterior, falará sobre o que mudou na vida dela e quais mudanças e desenvolvimento percebeu no filho.

18.04

19h00

Quer receber mais informações sobre Faculdade no Exterior?