Vista aérea de universidade no Vale do Silício.

Conheça as melhores universidades do Vale do Silício

O Vale do Silício, que fica ao sul da Baía de São Francisco, na Califórnia, abriga muitas das principais empresas de tecnologia do planeta. Netflix, Facebook, Twitter, PayPal, Apple, Yahoo, Tesla, Amazon, entre outras, fazem deste lugar um sinônimo de inovação e o maior hub de tecnologia do planeta

Mas estas grandes empresas não estão ali por acaso. Na mesma região ficam algumas das principais universidades dos Estados Unidos e do mundo. Essa combinação de excelência acadêmica, espírito empreendedor e alta tecnologia faz deste lugar o sonho de qualquer amante desta indústria. 

Vantagens de estudar no Vale do Silício

Uma das vantagens de estudar e/ou trabalhar no Vale do Silício, em cidades como Palo Alto, San Jose e Santa Clara, por exemplo, é a certeza de viver rodeado de pessoas criativas, inteligentes e inovadoras, que impulsionam umas às outras para o que há de melhor em estudo, pesquisa e trabalho. 

A região tem várias outras características que ajudam a atrair tantos estudantes para lá. O clima é agradável e existem ótimos lugares para conhecer, com lindas paisagens e oportunidades de fazer muito esporte outdoor.

As pessoas, em geral, são bem colaborativas e costumam ser leais às amizades que fazem na faculdade. Além disso, a diversidade cultural é uma importante marca local. Há décadas, o Vale do Silício atrai gente do mundo inteiro e elas se misturam diariamente nas universidades, nas empresas, nos eventos e nas ruas das cidades.

A seguir você vai conhecer melhor as principais universidades dessa região, de acordo com a classificação dos mais importantes rankings, tanto americanos como internacionais.

Stanford University

Stanford é considerada hoje a 2a melhor universidade do mundo pelo ranking Times Higher Education, e a 3a melhor dos Estados Unidos, segundo o US News. Seu campus, de 8.180 acres, um dos maiores do país, fica em Palo Alto, no coração do Vale do Silício. 

Fundada em 1891, Stanford tem hoje aproximadamente 7.600 alunos na graduação e 9.500 na pós. Deste total, 24% são internacionais, a maioria deles nos cursos de mestrado e doutorado.

A universidade é composta por 7 escolas, divididas nas áreas de business, sustentabilidade, educação, engenharia, humanidades, direito e medicina.

Os 69 cursos de graduação fazem parte das escolas de engenharia, sustentabilidade e humanidades. A maioria dos alunos da graduação moram no próprio campus.

Stanford é bastante famosa pelo seu espírito empreendedor, desde os tempos do final da Segunda Guerra Mundial. O reitor na época era um grande incentivador da inovação, o que acabou dando origem a uma indústria auto suficiente, que viria a se tornar o Vale do Silício.

Em 1970, a universidade tinha um acelerador linear e era uma das quatro instituições ligadas à ARPANET, rede considerada um embrião da internet.

Stanford acumula 21 prêmios Nobel e tem inúmeros ex-alunos famosos nos campos das artes, esportes, business, política e tecnologia. Os fundadores do Google se conheceram em Stanford quando faziam doutorado.

No total, empresas fundadas por ex-alunos e afiliados geram mais de 2,7 trilhões de dólares de receita por ano, o que, se estivéssemos falando de um país, seria a 10a economia do mundo. 

Stanford tem mais de 600 clubs e organizações estudantis nas mais diversas áreas, atendendo todos os tipos de interesses: esportes, religião, política, artes plásticas, cinema, música, economia, entre outros.

A universidade tem ainda sete centros de Equidade, Comunidade e Liderança, com espaço físico e programação variada, para os alunos afirmarem e explorarem suas identidades ao mesmo tempo em que aprendem também sobre as experiências dos outros.

University of California, Berkeley

Membro do seleto grupo das top 10 universidades do mundo em 2024, UC Berkeley ocupa a 9a colocação entre as melhores universidades do planeta, de acordo com o ranking Times Higher Education.

Também conhecida como Cal, UC Berkeley tem hoje aproximadamente 32.000 alunos na graduação e cerca de 13.000 na pós. Deste total, cerca de 8.000 são alunos internacionais.

Primeira universidade do país a ter um vice-chanceler para Equidade e Inclusão, UC Berkeley se orgulha de preparar seus estudantes para viver e trabalhar em um mundo cada vez mais diverso. 

Seu campus, de 1.232 acres, abriga vários museus, entre eles o de Paleontologia, o de Arte e o de cinema; laboratórios, como o Laboratório de Ciências Espaciais, vários institutos, como o Instituto de Pesquisa em Ciências Matemática, bibliotecas que abrigam um total de 13 milhões de volumes, o jardim Botânico, que ocupa uma área de 800 acres, além de teatro, academia, restaurantes etc. 

Há 12 residence-halls no campus e praticamente todos os calouros de UC Berkeley moram em um deles. Há mais de 1.600 organizações estudantis, que abordam os mais diversos temas ou causas. 

Fundada em 1868, a universidade é dividida atualmente em 14 faculdades e escolas, compostas por 180 departamentos e 80 unidades interdisciplinares, que oferecem um total de 350 programas e mais de 7.000 cursos. 

Em UC Berkeley foram descobertos a vitamina E e a vacina para o vírus da gripe. A faculdade de Química é uma das mais bem conceituadas do país e do mundo. Por lá já passaram, entre outros pesquisadores, o vencedor do prêmio Nobel, Linus Pauling.

Hoje a faculdade concentra vários centros de pesquisa e clubes na área de engenharia biomolecular e, especialmente, em nanotecnologia.

Berkeley é também a casa da Haas School of Business, a segunda escola de negócios mais antiga dos Estados Unidos, e a 8a melhor do país, segundo o US News. A Hass School é considerada um dos principais “viveiros” para empresas como Google e Visa, por exemplo. 

Ex-alunos, professores e pesquisadores de UC Berkeley acumulam 32 prêmios Nobel, a maioria em química, física e economia, e 4 Pulitzer.  

Santa Clara University (SCU)

De acordo com o US News & World Report, Santa Clara University é a 55a melhor National University dos Estados Unidos. Isso significa que ela está entre as 15% mais bem conceituadas entre cerca de 400 escolas ranqueadas

Fundada em 1850, SCU é composta hoje por seis faculdades, três delas com cursos de graduação: a College of Arts and Sciences, que oferece 35 majors e 44 minors, a School of Engineering, e a Leavey School of Business, considerada a 25a melhor escola de negócios do país pela Poets&Quants 2022 Top Undergraduate Business Programs.

A School of Engineering é a que mais se beneficia diretamente da localização privilegiada de SCU, bem no coração do Vale do Silício. A ênfase e a excelência em inovação e tecnologia colocam os alunos mais próximos das grandes empresas da região.

Uma das vantagens de SCU são as classes pequenas. O número de alunos por sala é, em média, 22 e quase 40% das aulas têm menos de 20 estudantes. Dessa forma, há mais contato direto com os professores e com os próprios colegas, o que favorece a aprendizagem.

Os cursos mais populares na Santa Clara University são ciência da computação, economia, marketing, ciências políticas, psicologia e matemática.

Os quase 6.000 alunos de SCU – cerca de 1.500 deles internacionais – podem escolher participar de mais de 150 clubs e organizações estudantis disponíveis no campus. Em Santa Clara, todos os alunos do primeiro ano e a maioria dos alunos do segundo ano moram em RLCs (Comunidades Residenciais de Aprendizagem), que ficam em oito das 10 residências do campus.

Cada RLC é construído em torno de um ou dois temas amplos, como serviço comunitário ou questões do mundo contemporâneo, o que torna mais fácil para os alunos encontrar uma casa que esteja alinhada com os seus interesses.

Quer avaliar suas chances de estudar em uma universidade no exterior?  Então faça aqui a nossa análise de perfil gratuita!

Mentoria em Grupo: Vestibulares & Applications

Fazer vestibulares no Brasil e em paralelo se candidatar para as universidades do exterior. Linha do tempo de preparação, o que fazer e quando fazer e fases do ano das candidaturas. Prioridades; Testes: SAT / ACT / AP Tests / TOEFL / IELTS-UKVI/ DELE / SIELE, Seleção das universidades; Valor das universidades e oportunidades de bolsas; Benefícios de se planejar; etc.

07/05

19h00

Mentoria em Grupo: Erros mais Comuns nas Redações e Cartas de Recomendação

Quantas Cartas de Recomendação são necessárias, para quais professores devo pedir? Posso/Devo enviar cartas extras? Redações: Exemplos de temas mais frequentes. Estrutura. Redações no Brasil Vs Essays. Erros mais comuns.

09.05

19h00

Quer receber mais informações sobre Faculdade no Exterior?