Estudante fazendo sua application pelo notebook.

Glossário de termos usados nas applications

A jornada de preparação para os processos seletivos das universidades no exterior é um mundo novo e desconhecido para muita gente. E parece que quanto mais se pesquisa, mais perguntas aparecem.

Um dos principais motivos para este mar de dúvidas são os termos utilizados nos sites das instituições e no próprio processo de application. São palavras que provavelmente você nunca ouviu antes e que, portanto, são muito difíceis de entender e, principalmente, de contextualizar.

Por isso, nada melhor que um dicionário prático, voltado exclusivamente para explicar estes termos tão específicos. E é exatamente isso que você vai ver a seguir.

Em ordem alfabética, seguem os termos mais importantes que você vai encontrar durante as buscas por universidades e durante todo o processo de candidatura.

A

Academic requirements: são todos os requisitos que uma universidade exige para que você tenha a sua candidatura analisada. Entre eles podem estar perfil e performance escolar, proficiência de inglês, redações e cartas de recomendação.

Academic year: é o ano acadêmico. Nos países do hemisfério norte, ele geralmente começa em agosto ou setembro e termina em maio ou junho, mas em muitas universidades há cursos com início em janeiro.

ACT – o ACT é um dos testes padronizados de conhecimento aceitos por universidades no exterior. A prova é composta por quatro seções: Inglês, Matemática, Interpretação de Texto e Raciocínio Científico (Science Reasoning). O exame ainda tem uma parte escrita, composta por um essay (redação), que é optativa. 

Admissions Office: é o departamento responsável por admitir e se comunicar com os candidatos. Ou seja, é quem recebe, processa e analisa todas as candidaturas.

Advisor: é a pessoa que orienta o estudante durante a jornada de application. Neste caso, o Orientador de Applications.

Affidavit of Support: é uma declaração em forma de carta, em que uma pessoa se compromete a se responsabilizar financeiramente por um estudante.

AP: sigla que corresponde a Advanced Placement, uma modalidade de disciplinas e testes de nível avançado para estudantes de Ensino Médio. Com o complemento das disciplinas de nível AP, o aluno pode elevar seu GPA e, às vezes, ganhar créditos na universidade.

Application fee: é a taxa que deve ser paga para submeter uma application.

Application: o termo pode se referir ao application form, ou seja, o formulário que você deve preencher para a candidatura. Mas em geral ele está relacionado ao processo de candidatura em si, que envolve não somente o preenchimento de formulários, mas também envio de testes, documentos, redações e o cumprimento de outros requisitos, que variam de país para país e de universidade para universidade.

B

Bank letter: é a carta emitida por um banco atestando as condições financeiras de uma pessoa responsável pelo aluno. 

Bank statement: documento que atesta as condições financeiras de uma pessoa. Costuma ser apresentado em forma de extrato bancário, mas sem o detalhamento de propósito.

Binding: quando aplicado à jornada de application, o termo significa vinculativo. Na modalidade early decision, por exemplo, ao se candidatar, o estudante se compromete a se matricular em uma determinada instituição caso seja aceito por ela. Ou seja, ele cria um vínculo, um compromisso.

C  

CAQ: o Certificat d’acceptation du Québec é um documento imigratório obrigatório para estudantes internacionais em processo de matrícula em uma universidade quebequense, no Canadá. É necessária a sua apresentação para a emissão do visto de estudante.

CAS: o Confirmation of Acceptance for Studies é um documento emitido por universidades britânicas a estudantes internacionais admitidos que confirmam sua matrícula. O documento é necessário para dar entrada no visto de estudante.

Citizenship: a sua cidadania. Em caso de dupla cidadania, é preciso mencioná-la no preenchimento de formulários.

Common App: é uma plataforma online unificada de candidatura, onde o aluno pode aplicar ao mesmo tempo para diversas universidades nos Estados Unidos. Mais de 1.000 instituições participam do Common App.

Cost of attendance: é um valor anual calculado pela própria instituição, considerando todos os gastos que o estudante vai ter. Costuma incluir anuidade, acomodação, alimentação, saúde, taxas adicionais e gastos diversos.

Credential evaluation: é um documento de avaliação de cursos e créditos comuns a um currículo estrangeiro, com a conversão para o sistema americano (incluindo o cálculo do GPA). É emitido por empresas credenciadas ao órgão NACES.

Credit: um crédito é o reconhecimento por ter cursado uma disciplina na escola ou universidade. No Brasil, o sistema de creditação é por hora/aula.

D

Deferral: trata-se do processo de postergação do ingresso na universidade para outro ciclo. Ou seja, quando você adia a sua entrada na universidade. Só acontece mediante apresentação de argumentos e posterior autorização da instituição.

Diploma/ Certificate of High School Completion: documento que comprova oficialmente a conclusão do Ensino Médio. É emitido pela sua escola, onde você terminou o Ensino Médio.

Direct Entry: é quando você ingressa na universidade de forma direta, sem passar por cursos preparatórios ou de transição. 

E

Early Action: quando optar por Early Action ao aplicar para uma universidade, você vai seguir o calendário antecipado de envio de candidaturas. Nesta modalidade, mesmo adotando o calendário antecipado, você não se compromete a se matricular na instituição caso seja aceito.  

Early Decision: assim como na Early Action, a Early Decision também segue o calendário antecipado de envio de candidaturas. Porém, na Early Decision, o aluno se compromete a se matricular nesta universidade caso seja aceito.  

Enrollment deposit ou Deposit: é a taxa a ser paga quando o aluno é aceito em uma universidade e decide se matricular nela. É uma importante medida para garantir a vaga na instituição. 

Essays: os essays são as redações requisitadas pelas universidades. Elas devem ser produzidas com base nas instruções específicas de cada instituição. São bastante valorizadas principalmente nas candidaturas para as universidades americanas, onde funcionam como um importante recurso para conhecer melhor o aluno, sua personalidade, seus feitos e ambições. É uma importante ferramenta para a universidade conhecer o perfil do candidato.

Extracurricular activities: um dos itens mais importantes nos processos seletivos nos Estados Unidos. As atividades extracurriculares mostram para as universidades quem você é além das salas de aula, é por onde você mostra suas realizações e conquistas. Pode ser trabalho voluntário, social ou filantrópico, experiências profissionais, competições acadêmicas, envolvimento com esportes, pesquisa etc. É fundamental que elas estejam alinhadas com o seu perfil como pessoa e estudante.

F

Final transcript: histórico escolar final com as notas de todas as disciplinas. No caso do final transcript enviado para as universidades, ele geralmente vai conter suas notas do 9o ano do Fundamental até o 3o ano do Ensino Médio.  

Financial aid: o financial aid é uma ajuda de custo oferecida pelas universidades baseada na necessidade financeira da família do estudante. É bastante comum nas universidades americanas. Varia de instituição para instituição e de aluno para aluno. Cada caso é avaliado separadamente. O financial aid costuma levar em consideração todas as despesas com os estudos, incluindo anuidade, moradia, alimentação, seguro saúde, livros etc. Existem diferentes formas de pleitear esses auxílios financeiros. O ideal é pesquisar no site de cada universidade. 

First-come, first-served: é um termo utilizado por algumas universidades para dizer que os candidatos que enviarem a candidatura antes receberão resposta antes também. 

First name: o seu primeiro nome. Quem tem nome composto deve preencher os formulários e os documentos como está no passaporte. 

Foundation: o Foundation é um curso preparatório pré-universitário para estudantes estrangeiros que estudaram em um sistema de ensino com menos anos escolares que o país onde estão indo estudar. É comum para os brasileiros que vão principalmente nas universidades do Reino Unido e na Holanda.

G

GPA: o GPA, sigla para Grade Point Average, representa a média ponderada das suas notas nos  últimos 4 anos da escola. Ele é um dos importantes critérios que as universidades utilizam para selecionar os candidatos e é obtido a partir do histórico escolar que você envia à universidade na application. O GPA pode variar de 0 a 4. Aqui no Brasil, portanto, é preciso converter a média obtida para a escala do GPA.

Grading scale: é o sistema de notas e pontuação mínima para aprovação em determinada instituição.

Honors: é uma homenagem recebida como uma distinção especial por um trabalho realizado na escola ou mesmo fora dela, como um trabalho voluntário, por exemplo. 

Housing: são as opções de moradia oferecidas pela universidade ou conveniadas a ela, dentro e/ou fora do campus.

I

I-20: é um documento emitido pela própria instituição para que o candidato aceito possa dar entrada no processo de visto de estudante em seu país. Ele é emitido assim que você efetua o enrollment deposit e apresenta os documentos de comprovação financeira. 

IB: é a sigla para “International Baccalaureate”, que em português significa Bacharelado Internacional. O IB é um currículo amplo de Ensino Médio, criado e coordenado por uma instituição suíça, que é aceito e reconhecido internacionalmente. Muitas universidades utilizam as notas do aluno no IB como um dos critérios de admissão, principalmente na Europa. 

ID: ao se candidatar a uma universidade, você deve receber uma sequência numérica, alfabética ou mista que diz respeito ao seu registro e à sua candidatura. Este código deve ser guardado com cuidado porque é por meio dele que você vai se comunicar com a instituição. 

IELTS: o IELTS é um dos testes de proficiência em inglês aceito por inúmeras universidades no exterior, principalmente no Reino Unido. A prova tem quatro seções: Listening, Reading, Writing, e Speaking.

Immunization records: se refere às carteiras de vacinação e/ou laudos médicos. 

Intake: é o termo usado para se referir às diferentes épocas de início dos cursos e entrada de novos estudantes. O intake mais comum é entre agosto e setembro, especialmente nos países do hemisfério norte, em lugares como Canadá, EUA, Países Baixos e Reino Unido. Mas alguns cursos em determinadas universidades têm intake em janeiro.

Interim transcript: similar ao propósito do Mid-year report, este é um relatório de progresso acadêmico exigido às vezes por universidades britânicas e canadenses. 

International Admissions Office: é o escritório responsável pelas admissões de alunos internacionais. Ou seja, é muito importante para você. Toda candidatura enviada por um aluno de fora do país que não seja cidadão passa por este comitê específico de avaliações. E você estará entre eles.

L

Last name: seu sobrenome. Pode aparecer nas seções também como Family Name ou Surname. Esse campo deve ser preenchido com todos os sobrenomes que você tiver e, caso não caiba, devem constar as iniciais de todos eles. 

LOA: Letter of Acceptance é uma nomenclatura utilizada por universidades canadenses para se referir à carta de aceitação, quando um estudante é admitido na instituição.

M

Major: major é o curso que você vai fazer na graduação, sua área de estudo. Em algumas universidades você vai precisar declarar o seu major ao se candidatar. Em outras, não é necessário e você terá até o final do segundo ano da faculdade para definir o seu major, como acontece nas Liberal Art Colleges, nos Estados Unidos. Em várias instituições você pode escolher dois majors (double-major).

Merit-based scholarship: são as bolsas de estudos oferecidas pelas universidades com base em mérito acadêmico. Notas excelentes no Ensino Médio, prêmios em olimpíadas de conhecimento, participação em pesquisas e projetos científicos são alguns itens considerados nas avaliações para bolsa por mérito acadêmico. Nem todas as universidades disponibilizam esta modalidade de bolsa. É preciso pesquisar no site das universidades os tipos de auxílios financeiros que elas oferecem.

Middle name: alunos brasileiros não costumam ter nomes do meio por definição internacional. Os nomes do meio são todos aqueles que, documentados legalmente, estão entre o primeiro nome e sobrenomes. É importante ressaltar que nomes como Ana Clara, Ana Luíza, Luís Felipe, Victor Hugo, são nomes compostos e, por isso, se encaixam no campo de primeiro nome

Mid-year report: são os boletins emitidos entre semestres, no meio do ano letivo. Eles podem ser exigidos, sobretudo, para universidades nos Estados Unidos.

Minor: é uma área de estudo secundária (secondary field), um curso adicional que o aluno pode fazer em muitas universidades, além do major ou até de um double-major (dois majors). O minor normalmente tem menos requisitos ou exigências que os majors.

MVV: esta sigla interessa a quem pensa em estudar na Holanda. Machtiging tot Voorlopig Verblijf é o visto para entrar nos Países Baixos para estadia maior que 3 meses, aplicável a estudantes brasileiros. É um documento emitido pela própria universidade que funciona como uma permissão de residência provisória.

Need-aware university: se uma universidade é classificada como need-aware, significa que o comitê avaliador pode considerar a necessidade financeira dos candidatos no processo de admissão. A universidade need-aware precisa saber se o valor que ela tem disponível é suficiente para auxiliar todos que necessitam. 

Need-based scholarship: são as bolsas de estudo oferecidas pelas universidades com base na necessidade financeira do aluno. Para conceder estas bolsas, as universidades avaliam as condições socioeconômicas do candidato e da sua família, baseado em declarações de Imposto de Renda, cartas financeiras de bancos etc. Para os Estados Unidos, quase sempre estão atreladas à plataforma CSS Profile do College Board. 

Need-blind university: as universidades need-blind avaliam os candidatos sem observar as condições financeiras da família. Isso significa que, se aprovado, o aluno não vai deixar de estudar nesta instituição. Ou seja, o fato de precisar de uma bolsa não prejudica em nada a sua admissão nas universidades need-blind.

Non-binding: o termo significa não-vinculativo. Ele pode ser usado para se referir ao early action, por não ser obrigatória a matrícula em caso de o estudante ser aceito.

O

Offer – é o termo utilizado pelas universidades quando aceitam um candidato. Ele significa que a universidade está oferecendo a ele uma vaga. A aceitação vem em forma de carta, a offer letter (carta de oferta). 

P

Personal Statement: é o essay (redação) mais importante do application nos Estados Unidos. Nele você vai falar de você, dos seus interesses, das suas paixões, das suas vivências e conquistas. É por meio dele que você vai mostrar ao comitê de admissões quem você é além da sala de aula e da escola.

R

Recommendation letter – são as cartas de recomendação solicitadas pelas universidades, principalmente nos Estados Unidos. Elas devem ser escritas por professores e/ou coordenadores (counselor) da sua escola. Nela eles vão transmitir para a comissão de admissão da universidade o olhar deles sobre o aluno, como aluno e como pessoa. É mais uma importante ferramenta que as universidades usam para conhecer melhor o perfil do candidato, neste caso utilizando a perspectiva de quem trabalhou com ele.

Regular decision: é o período regular em que a maioria dos estudantes se candidatam às universidades nos EUA. 

Rolling Admissions: é o termo utilizado quando uma universidade não tem um prazo para o recebimento de candidaturas. Elas são recebidas ao longo do ano de acordo com a disponibilidade de vagas.

S

SAT – administrado pelo College Board, o SAT (Scholastic Aptitude Test) é a prova padronizada de conhecimento mais aceita pelas universidades no mundo inteiro. A prova aborda duas matérias: matemática (raciocínio lógico) e inglês (leitura, interpretação de texto e escrita). Existe ainda uma redação, que é opcional. 

T

Test optional: são universidades que não exigem o envio de notas em testes como ACT e SAT no application

Test scores / Test records: são os resultados dos testes exigidos pelas instituições no processo seletivo (ACT, SAT, IELTS, TOEFL, Cambridge, Duolingo..).

Tier 4: também conhecido como General Student Visa, é um tipo de visto de estudante emitido para certos cursos e instituições acadêmicas no Reino Unido.

TOEFL: o TOEFL (Test of English as a Foreign Language) é o mais tradicional e mais aceito exame de proficiência em inglês. É composto por quatro seções: Leitura (Reading), Escuta (Listening), Fala (Speaking) e Escrita (Writing).

Transcript: é o que chamamos no Brasil de histórico escolar. Para as universidades no exterior devem constar no Transcript as suas notas desde o 9o ano do Ensino Fundamental até o 3o ano do Ensino Médio. Ele deve ser emitido pela escola onde você finalizou o Ensino Médio. 

Tuition Fee: é o valor que se paga pelo curso na universidade. Geralmente é anual. É calculado com base na seleção de créditos e disciplinas que serão cursadas ao longo de um ano letivo. 

U

UCAS:  É uma plataforma online unificada de candidatura, onde o aluno pode aplicar ao mesmo tempo para diversas universidades no Reino Unido. Mais de 380 instituições participam do UCAS.

Undergraduate: se refere ao aluno de graduação ou ao próprio nível do ensino superior (graduação).

V

VVR: após a entrada na Holanda com o MVV (visto emitido pela universidade), o estudante precisará do Vergunning tot Verblijf Regulier, o VVR, que é uma permissão de residência para estadia superior a 90 dias.

W

Wait List: é a lista de espera. Estar em uma College Wait List significa que você tem as qualificações necessárias para ser admitido naquela universidade, mas a instituição não pode lhe oferecer a vaga naquele momento. Você ainda tem chance de ser chamado. 

Precisa de ajuda com as suas applications?

Sabemos que o processo de application é longo e cheio de detalhes, e é por isso que na Daqui pra Fora cada aluno conta com uma equipe multidisciplinar para te acomphar em todas as etapas!

Para saber mais conheça o  nosso programa de candidatura ou agende uma consulta gratuita com um dos nossos especialistas para que a gente entenda como podemos te ajudar!

Mentoria em Grupo: Vestibulares & Applications

Fazer vestibulares no Brasil e em paralelo se candidatar para as universidades do exterior. Linha do tempo de preparação, o que fazer e quando fazer e fases do ano das candidaturas. Prioridades; Testes: SAT / ACT / AP Tests / TOEFL / IELTS-UKVI/ DELE / SIELE, Seleção das universidades; Valor das universidades e oportunidades de bolsas; Benefícios de se planejar; etc.

07/05

19h00

Mentoria em Grupo: Erros mais Comuns nas Redações e Cartas de Recomendação

Quantas Cartas de Recomendação são necessárias, para quais professores devo pedir? Posso/Devo enviar cartas extras? Redações: Exemplos de temas mais frequentes. Estrutura. Redações no Brasil Vs Essays. Erros mais comuns.

09.05

19h00

Quer receber mais informações sobre Faculdade no Exterior?