Fachada da Universidade de Montreal

Conheça a Universidade de Montreal

Saiba tudo sobre a universidade conhecida por ser um dos maiores centros de pesquisa do Canadá e veja também como fazer para estudar lá.

Para quem busca excelência acadêmica e qualidade de vida, o Canadá é um destino que não pode ficar de fora do radar daqueles que pensam em fazer faculdade no exterior. 

Conhecido pela beleza, organização e pelos excelentes serviços que oferece à população – entre eles saúde e segurança -, o Canadá é um dos países que melhor recebe estrangeiros. Além disso, em termos acadêmicos, tem tradicionalmente várias universidades entre as melhores classificadas nos principais rankings internacionais, 

Hoje, o Canadá tem 5 universidades entre as melhores do mundo no ranking da Times Higher Education. A Universidade de Montreal (Université de Montréal, também conhecida como UdeM), 88a colocada, é uma delas.

Se você pensa em estudar no Canadá e quer fazer faculdade em francês, sem dúvida a Universidade de Montreal deve ser um dos alvos principais do seu radar.

Conheça a Universidade de Montreal

Fundada em 1878 na província de Quebéc, a Universidade de Montreal tem como idioma padrão na graduação o francês. Com duas escolas afiliadas, a Polytechnique Montreal (engenharia) e a HEC (Business), é considerada hoje um dos maiores complexos universitários da América do Norte.

Quarta melhor universidade do Canadá, UdeM tem aproximadamente 65 mil alunos -73% deles na graduação -, 2.400 professores e pesquisadores, além de 500 professores associados. De acordo com o ranking Times Higher Education, cerca de 23% dos estudantes vêm de fora do Canadá, o que faz da Universidade de Montreal a terceira mais diversa do país

A universidade atrai mais de U$ 500 milhões em fundos para pesquisa todos os anos. Com esse investimento, UdeM se tornou o 3o maior centro de pesquisas do país e um dos maiores do mundo.

Vários importantes laboratórios nasceram na Universidade de Montreal. Um deles é o Instituto de Pesquisa em Imunologia e Câncer (IRIC), um dos mais produtivos do Canadá na área.

Além das duas escolas afiliadas, a Universidade de Montreal possui 14 faculdades, divididas em mais de 60 departamentos. A universidade tem ainda parceria com 500 instituições internacionais em 65 países.

São oferecidos na UdeM um total de 600 programas de graduação e pós, todos muito bem avaliados. Algumas das áreas com maior reconhecimento são estatística, veterinária, anatomia e fisiologia, farmácia, política, business, ciências da computação e comunicação.

Para alunos internacionais, os cursos de graduação têm, em geral, duração de 4 anos, sendo um deles preparatório. Para quem optar por fazer double major, é necessário cursar mais um ano.

Em termos de empregabilidade, a Universidade de Montreal tem excelente reputação. É a 41a colocada neste quesito no Global University Rankings. 

A vida no campus da UdeM

Conhecido como Mount Royal, o campus principal da Universidade de Montreal fica a noroeste do parque de mesmo nome, um dos mais lindos da América do Norte. São cerca de 65 hectares de área, com muito verde e cerca de 40 prédios. O mais imponente deles é o Pavilhão Roger-Gaudry, cuja torre pode ser vista de todo o campus. 

O campus da UdeM parece uma pequena cidade dentro de uma metrópole. Lá os alunos encontram tudo o que precisam e muito mais. Há centros médicos e odontológicos, refeitórios, instalações esportivas, housing no campus e fora dele, entre outras facilidades. 

Além disso, existem grupos de estudantes e clubs para todos os tipos de interesses. Os alunos internacionais dispõem de um suporte especial, além do apoio dos “ambassadors”, estudantes preparados para receber novos alunos.

A universidade oferece ainda programas para quem quer melhorar o francês e também para quem precisa de algum tipo de ajuda na área acadêmica. 

Viver e estudar em Montreal 

Montreal é considerada a melhor cidade da América do Norte para estudantes internacionais. Cerca de 35.000 novos alunos chegam todos os anos do exterior para viver e estudar na cidade, que é a segunda maior do Canadá.

De acordo com o ranking QS Best Student Cities, Montreal é considerada a cidade com a melhor experiência para estudantes no mundo.

Nomeada a capital cultural do País, a cidade tem Little Italy, Chinatown, Little Portugal e diversos outros bairros adotados por imigrantes. Com 23% da população internacional, a Grande Montreal tem mais de 120 comunidades de todos os continentes. Mais da metade da população (55%) é bilíngue (inglês e francês) e perto de 20% fala 3 línguas ou mais

É quase impossível ficar entediado em Montreal. Há programas para todos os gostos: música, gastronomia, arte, esportes e natureza. A cidade recebe mais de 120 festivais por ano, entre eles o Arab World Festival e o Festival Internacional Nuits D’Afrique.

Montreal tem 11 universidades e mais de 200.000 estudantes, cerca de 42.000 deles internacionais. O custo para moradia é mais acessível que os encontrados na maioria das grandes cidades da América do Norte.  

Montreal é ainda o centro empresarial da província de Quebéc. E teve o maior crescimento no índice de emprego entre as 20 maiores cidades do Canadá em 2017. O mercado, portanto, favorece que alunos internacionais ganhem experiência em indústrias de ponta.

Vale lembrar que quem faz faculdade no Canadá pode trabalhar 20 horas por semana e período integral nas férias. 

Outra vantagem importante em Montreal é poder ir e vir para qualquer lugar a qualquer hora do dia com segurança. A revista The Economist classificou Montreal como a 14a cidade mais segura do mundo e a 4a da América do Norte. 

O processo seletivo da Universidade de Montreal

Para ter certeza de que o aluno internacional terá condições de acompanhar os cursos, as universidades solicitam um teste de proficiência no idioma padrão da instituição.

Como na graduação da Universidade de Montreal os cursos são ministrados em francês, um dos requisitos para ingresso é o teste de proficiência em francês (DELF/DALF). 

De uma forma geral, o processo seletivo é semelhante ao das universidades americanas. Além de enviar a nota da prova de proficiência no idioma, o aluno preenche o formulário de application e encaminha o histórico escolar à universidade.

O histórico deve conter as notas do 9o ano do Ensino Fundamental à 3a série do Médio. Alguns cursos ou programas podem pedir também carta de recomendação, escrita por professores ou coordenadores da escola.

Feira de Universidades 2024

De estudante para estudante!

Conheça mais sobre as universidades no exterior com quem está vivendo essa experiência! Estudantes falarão sobre temas relacionados a universidade onde estão.

Início dia 08/04

19h00

Webinar: Intercâmbio & Graduação no Exterior – Mitos e Verdades

Fazer intercâmbio ajuda a entrar nas faculdades no exterior? O processo seletivo é o mesmo para quem fez e quem não fez intercâmbio? E se eu fizer o Ensino Médio inteiro no exterior? E se eu fizer o último ano fora e me formar? E se eu tiver o diploma norte americano, é melhor? Tenho mais chances? E quanto as bolsas? Aumentam as chances de bolsa? Nesse webinar vamos tirar as principais dúvidas que recebemos nos últimos anos quanto o tema é Intercâmbio & Graduação no Exterior.

25.04

19h00

Quer receber mais informações sobre Faculdade no Exterior?