Nova York

Conheça as 6 melhores universidades de Nova York

Um dos principais centros culturais e financeiros do país, o Estado de Nova York abriga algumas das melhores universidades dos Estados Unidos e do mundo. Estudar em uma delas significa, antes de mais nada, estar envolvido com a diversidade, já que o Estado tem a segunda maior população de estudantes internacionais do país. 

Principais atrativos de Nova York

As oportunidades de trabalho e de estágio também são grandes. Lá estão mais de 50 das 500 empresas nomeadas na lista da Fortune, que representam perto de ⅔ da economia norte-americana. 

Nada melhor que uma forte networking para dar um start na carreira e entrar neste mercado. As conexões feitas nas universidades são fundamentais para dar os primeiros passos nessa direção.

Principalmente em Nova York, um enorme hub de negócios e comércio, com espaço em várias áreas, desde o mercado financeiro até a indústria das artes e de tecnologia.

Além disso, Nova York oferece muito entretenimento, belas paisagens, diversidade gastronômica, esportes e um ótimo sistema de transporte, que permite que você vá com tranquilidade para onde quiser, inclusive para Manhattan, o epicentro de tudo.

A seguir, você vai conhecer as 6 melhores universidades de Nova York e saber como é a vida por lá.  

Cornell University

Fundada em 1865, Cornell é uma das 8 integrantes da Ivy League, grupo que reúne algumas das mais importantes e prestigiadas universidades dos Estados Unidos. Bastante competitiva, portanto, Cornell é a 20a melhor universidade do mundo, de acordo com os rankings US News e THE.  

Localizada em Ithaca, a 350 quilômetros da cidade de Nova York, Cornell tem cerca de 23.000 alunos, cerca de 65% deles na graduação. Do total de estudantes, 25% são internacionais. A universidade fornece cursos de inglês e outros serviços especiais para os alunos de fora do país.

Cornell é composta por 16 escolas, sendo que 9 delas possuem cursos de graduação. A Cornell Arts & Science é a maior faculdade de graduação. A universidade oferece mais de 4.000 cursos divididos entre os 100 departamentos.

Eles compõem as faculdades de agricultura e ciências; arquitetura, arte e planejamento; business; engenharia, ecologia; políticas públicas; e relações industriais e trabalhistas. Há em Cornell inúmeras oportunidades de pesquisa, tanto para os estudantes da graduação como para os de pós. 

No campus, os alunos podem escolher entre mais de 1000 organizações estudantis para participar, além de mais de 60 fraternidades e sororidades. Os estudantes do primeiro ano moram no campus e a universidade tem muitas opções de moradia para os demais alunos, incluindo os pós-graduandos.

Professores e ex-alunos de Cornell acumulam um total de 45 prêmios Nobel. Entre seus ex-alunos mais notáveis está Ruth Ginsbutg, renomada ex-juíza da Suprema Corte dos Estados Unidos.

Columbia University

Localizada no coração de Manhattan, Columbia University é a 11a  melhor universidade do mundo, segundo o ranking Times Higher Education, e 7a colocada no ranking mundial do US News.

Também integrante da prestigiada Ivy League, Columbia é dividida em 20 escolas. Três delas são voltadas para a graduação: Columbia College, a Fu Foundation School of Engineering and Applied Science e a School of General Studies.

Com um rate de 5,7 estudantes por membro do staff, Columbia carrega muito prestígio em seus mais de 250 anos de história. Mais de 80 professores, funcionários e ex-alunos já foram laureados com o Prêmio Nobel.

Entre eles estão Joseph Stiglitz, ganhador do Nobel de Economia em 2001, e o ex-presidente Barack Obama, que recebeu o Nobel da Paz em 2009.

Columbia ainda inclui entre seus ex-alunos, staff e professores 3 ex-presidentes americanos e 29 chefes de Estado estrangeiros. Além deles, há 10 membros da Suprema Corte americana, 122 membros da Academia Nacional de Ciências, além de 11 medalhistas olímpicos e 33 vencedores do Oscar.

Joseph Pulitzer, que dá o nome ao maior prêmio mundial do jornalismo, fundou a escola de jornalismo de Columbia, em 1912.

Dos mais de 31.000 alunos de Columbia, entre graduação e pós, 38% são internacionais. O campus principal ocupa 6 quarteirões no Upper East Side de Manhattan, região muito cobiçada por moradores e turistas.

É composto por 71 prédios, com laboratórios de primeira linha, auditórios, salas de estudo, refeitórios, 23 bibliotecas e 7.800 apartamentos para moradia.

Os alunos dispõem de mais de 500 clubs e organizações estudantis dos mais variados interesses, desde torneios esportivos internos (intramurals) até revistas de filosofia, clubes de investimento e grupos de culinária.

Há cerca de 60 iniciativas ligadas à justiça e ao serviço social. Os alunos de Columbia acumulam, juntos, anualmente, mais de 55.000 horas de voluntariado em programas de impacto comunitário.

Neste vídeo, você encontra mais informações sobre a Columbia University:

New York University (NYU)

NYU é muito procurada por estudantes internacionais não apenas pela sua reconhecida excelência acadêmica. Considerada a 24a melhor universidade do mundo pela Times Higher Education, NYU tem seu campus principal no badalado bairro de Greenwich Village, onde seus prédios se misturam com a própria paisagem do sul de Manhattan.

Fundada em 1831, a New York University é hoje uma das maiores universidades privadas dos Estados Unidos, com campus também em Abu Dabi e Shangai. Em Nova York, algumas escolas funcionam em outros lugares dentro e em volta de Manhattan, como em Downtown Brooklyn. 

O caldeirão cultural de Manhattan se estende para dentro dos prédios da NYU, já que mais de mais de 1/4 dos seus estudantes vêm de 138 países. Há residências estudantis para todos os alunos, mas alguns optam por morar em apartamentos pela cidade.

NYU tem uma vida estudantil bastante agitada, com mais de 300 clubs e organizações lideradas pelos alunos e mais 30 fraternidades e sororidades. 

NYU oferece 270 áreas de estudos na graduação. A universidade é formada por 11 faculdades, cada uma delas com sua própria identidade, foco acadêmico e comunidade intelectual.

Uma das mais famosas é a Tisch School of Arts, de onde saíram renomados cineastas como Spike Lee e Martin Scorsese. Atualmente, 5 ganhadores do Prêmio Nobel fazem parte do corpo docente da NYU. 

University of Rochester

Considerada pelo US News a 36a melhor universidade do país, a University of Rochester também é conhecida como uma “Little Ivy League” pelo seu prestígio acadêmico. Com um total de cerca de 12.000 alunos, mais da metade deles na graduação, Rochester é uma universidade de pesquisa composta por 8 faculdades.

Algumas delas estão entre as melhores do país de acordo com o ranking US News 2023. É o caso da Simon Business School e da Hajim School of Engineering and Applied Sciences, que estão entre as top 50 nos Estados Unidos em suas respectivas áreas (business e engenharia). 

Rochester tem uma vida artística e cultural pulsante. A School of Arts and Science e a Eastman School of Music são muito respeitadas e prestigiadas. Entre música e museus, há inúmeras oportunidades de experiências na área das artes o ano inteiro, incluindo mais 900 concertos e shows. 

Aproximadamente ⅓ dos alunos de Rochester são internacionais. A universidade permite que os estudantes criem seu próprio currículo, seguindo algumas regras. Não há um “core curriculum” obrigatório, o que proporciona oportunidades acadêmicas personalizadas.

O aluno pode seguir um programa mais focado em uma área ou, o que é mais comum, explorar vários campos de estudos.   

O campus da University of Rochester fica na cidade de mesmo nome (530 km de Nova York e 120 km de Ithaca, onde fica Cornell) e tem 200.000 habitantes. O campus é um lugar lindo, nem muito grande nem muito pequeno, o que facilita a participação dos estudantes nas atividades da universidade e torna a experiência ainda mais intensa.

Os alunos têm à disposição mais de 275 organizações estudantis e clubs, e 87% deles se engajam em pelo menos um deles. Aproximadamente 75% dos estudantes de Rochester moram no campus. 

A University of Rochester tem uma rede de cerca de 100.000 ex-alunos. E a instituição acumula 8 Prêmios Nobel.

Rensselaer Polytechnic Institute (RPI)

Localizado na cidade de Troy, a 220 km de Nova York, o Reensselaer Polytechnic Institute é a mais antiga universidade de pesquisa na área de tecnologia dos Estados Unidos

Fundada em 1824,com o princípio de trazer a ciência para a vida cotidiana, RPI oferece hoje mais de 145 programas de bacharelado, mestrado e doutorado em diversas áreas, como engenharia, arquitetura, artes e ciências, administração, além de um diploma interdisciplinar em Tecnologia da Informação e Ciência da Web. 

Na graduação, são oferecidos no RPI 51 diplomas, concentrados em 46 majors e distribuídos em 17 áreas de estudos..

O Rensselaer Polytechnic Institute, 51a melhor universidade dos EUA segundo o US News, tem cerca de 7.000 alunos, 5.500 deles na graduação.

Aproximadamente 75% deles participam das mais de 200 organizações estudantis e clubs e mais de 80% estão envolvidos em atividades esportivas, seja nas equipes da universidade, em campeonatos internos ou atividades de lazer e saúde. 

O campus é bonito e agradável. A universidade tem vista para o rio Hudson, onde acontecem várias atividades, e fica perto de lagos e montanhas. 

A universidade sedia anualmente vários eventos técnicos como o GameFest, um showcase de jogos de computador desenhados pelos estudantes. O desenvolvimento deste tipo de habilidades técnicas, aliadas a outras competências, leva os alunos do RPI a terem carreiras de sucesso como empreendedores, inventores, cientistas, entre outras carreiras.

Alguns dos ex-alunos do RPI estiveram à frente de muitas inovações importantes, como a descoberta do fermento em pó, a construção da Brooklyn Bridge, o desenvolvimento do protetor solar e a invenção da câmera digital.

Syracuse University

Considerada pelo US News como a 62a melhor universidade do país e a 6a do Estado, Syracuse University fica a uma distância que pode ser percorrida de carro de vários lugares interessantes, como Nova York, Toronto, Boston e Montreal. É conhecida pela excelência acadêmica e pelo forte investimento em pesquisa e em inovação.

A universidade é composta por 13 escolas, que oferecem mais de 200 majors e 100 minors, além de programas internacionais em 60 países. Possui mais de 40 institutos e centros de pesquisa nas mais diferentes áreas de estudos, como performance, design, artes e humanidades, tecnologia, saúde e STEM.

Tem atualmente cerca de 21.000 estudantes (quase 15.000 na graduação), sendo 4.000 deles internacionais, de 127 nacionalidades. 

Em 1874, quatro anos depois da sua fundação, Syracuse University ofereceu o primeiro diploma de bacharel em Fine Arts dos Estados Unidos e a College of Visual and Performing Arts ainda é uma das mais prestigiadas no país na sua área.

A universidade tem tradição em promover diversidade e inclusão e hoje mais de ¼ dos seus alunos fazem parte de grupos considerados minoritários na sociedade. 

Com um forte “school spirit”, representado principalmente pelo intenso engajamento nos esportes e pela cor laranja, Syracuse também é conhecida como Orange. Os alunos podem participar de mais de 300 organizações estudantis e mais de 30% deles estão envolvidos com fraternidades e sororidades, a chamada Greek life.

O campus fica no alto de uma colina com vista para a cidade de Syracuse. Os alunos dos dois primeiros anos devem morar no campus, que oferece 21 “residence-halls”.

Calouros interessados em Liberal Arts podem fazer o primeiro semestre fora dos Estados Unidos, em Madrid (Espanha), Estrasburgo (França) ou em Florença (Itália).

Entre os mais de 250.000 ex-alunos de Syracuse estão vários importantes políticos, atores, atletas, empresários, pioneiros e vencedores de prêmios em diversas áreas.

Entre eles, o presidente dos Estados Unidos Joe Biden, que se formou em Direito; e Eileen Collins, a primeira mulher a comandar uma missão espacial da NASA.

Para saber mais sobre como ingressar em uma universidade nos Estados Unidos, baixe o nosso guia, que traz tudo a respeito do assunto.

Mentoria em Grupo: Vestibulares & Applications

Fazer vestibulares no Brasil e em paralelo se candidatar para as universidades do exterior. Linha do tempo de preparação, o que fazer e quando fazer e fases do ano das candidaturas. Prioridades; Testes: SAT / ACT / AP Tests / TOEFL / IELTS-UKVI/ DELE / SIELE, Seleção das universidades; Valor das universidades e oportunidades de bolsas; Benefícios de se planejar; etc.

07/05

19h00

Mentoria em Grupo: Erros mais Comuns nas Redações e Cartas de Recomendação

Quantas Cartas de Recomendação são necessárias, para quais professores devo pedir? Posso/Devo enviar cartas extras? Redações: Exemplos de temas mais frequentes. Estrutura. Redações no Brasil Vs Essays. Erros mais comuns.

09.05

19h00

Quer receber mais informações sobre Faculdade no Exterior?